Deftones: A influência do vocalista do TOOL no álbum mais premiado da banda
Por Le Ramone
Fonte: Revolver
Postado em 07 de dezembro de 2020
Em 1999 durante as produções de sua nova banda A PERFECT CIRCLE e shows com o TOOL, Maynard James Keenan teve o convite por Chino Moreno, líder do DEFTONES para gravar uma música que entraria no novo álbum da banda, o terceiro chamado White Pony.
Em entrevista ao site REVOLVER, Maynard cita que ao ser convidado para participar da criação da música PASSENGER, rolava boatos que diziam que a banda estava com um certo bloqueio criativo ou possivelmente alguma turbulência interna.
Segundo o vocalista do Tool, os caras do Deftones não demonstravam estarem em crise, sendo bastante receptivos a sua presença, Maynard cita: "Eram caras bacanas e obstinados, porém atrevo-me a dizer que eram teimosos."
Logo que Maynard colocou suas ideias e experimentos na música PASSENGER, ocorreu uma dificuldade por parte da banda sobre o que afinal o vocalista convidado queria desenvolver. Maynard diz que notava na cara dos músicos uma grande "CONFUSÃO" em relação aos experimentos.
Durante o tempo da gravação, literalmente Maynard "Quebrou o gelo", ajudou a aproxima-los, superando suas diferenças de ideias. "Eu senti que eles precisavam de uma nova perspectiva, então apareci com Champanhe, uns instrumentos exóticos, percussão e os pedi permissão para novas experiências." Comenta Maynard.
"Fiz com que cada um trocassem de instrumentos, que tocassem nas percussões e tentassem improvisar."
"Podia ver em seus rostos a motivação e isso para mim não tinha preço. Eu fiquei o tempo suficiente e logo chegou a hora de deixa-los e retomar os projetos." (Ano que Maynard se apresentou com o TOOL como atração principal do COACHELLA e estreou com A PERFECT CIRCLE no mesmo festival).
Concluindo sua entrevista, Maynard define sua presença com os DEFTONES da seguinte forma: "O resultado da minha participação foi que causasse inconscientemente o sentimento neles daquilo que os conectavam em primeiro lugar."
WHITE PONY foi o álbum divisor de águas da banda Deftones, lançado em 2000. Ganhou Disco de Platina nos EUA e Disco de Ouro no Reino Unido, além de ser o vencedor do Grammy como melhor atuação Metal com a música "Elite" em 2001.
No Brasil o álbum foi muito bem sucedido rendendo uma participação na terceira edição do Rock in Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi



Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
Os 50 melhores discos lançados em 2020, segundo a Louder
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Chino Moreno apanhou do Peter Steele por estragar show do Type O Negative
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound


