Deftones: A influência do vocalista do TOOL no álbum mais premiado da banda
Por Le Ramone
Fonte: Revolver
Postado em 07 de dezembro de 2020
Em 1999 durante as produções de sua nova banda A PERFECT CIRCLE e shows com o TOOL, Maynard James Keenan teve o convite por Chino Moreno, líder do DEFTONES para gravar uma música que entraria no novo álbum da banda, o terceiro chamado White Pony.
Em entrevista ao site REVOLVER, Maynard cita que ao ser convidado para participar da criação da música PASSENGER, rolava boatos que diziam que a banda estava com um certo bloqueio criativo ou possivelmente alguma turbulência interna.
Segundo o vocalista do Tool, os caras do Deftones não demonstravam estarem em crise, sendo bastante receptivos a sua presença, Maynard cita: "Eram caras bacanas e obstinados, porém atrevo-me a dizer que eram teimosos."
Logo que Maynard colocou suas ideias e experimentos na música PASSENGER, ocorreu uma dificuldade por parte da banda sobre o que afinal o vocalista convidado queria desenvolver. Maynard diz que notava na cara dos músicos uma grande "CONFUSÃO" em relação aos experimentos.
Durante o tempo da gravação, literalmente Maynard "Quebrou o gelo", ajudou a aproxima-los, superando suas diferenças de ideias. "Eu senti que eles precisavam de uma nova perspectiva, então apareci com Champanhe, uns instrumentos exóticos, percussão e os pedi permissão para novas experiências." Comenta Maynard.
"Fiz com que cada um trocassem de instrumentos, que tocassem nas percussões e tentassem improvisar."
"Podia ver em seus rostos a motivação e isso para mim não tinha preço. Eu fiquei o tempo suficiente e logo chegou a hora de deixa-los e retomar os projetos." (Ano que Maynard se apresentou com o TOOL como atração principal do COACHELLA e estreou com A PERFECT CIRCLE no mesmo festival).
Concluindo sua entrevista, Maynard define sua presença com os DEFTONES da seguinte forma: "O resultado da minha participação foi que causasse inconscientemente o sentimento neles daquilo que os conectavam em primeiro lugar."
WHITE PONY foi o álbum divisor de águas da banda Deftones, lançado em 2000. Ganhou Disco de Platina nos EUA e Disco de Ouro no Reino Unido, além de ser o vencedor do Grammy como melhor atuação Metal com a música "Elite" em 2001.
No Brasil o álbum foi muito bem sucedido rendendo uma participação na terceira edição do Rock in Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Scott Ian explica por que disco novo do Anthrax está demorando mais que gestação de elefante
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
A cantora que Cazuza gostou tanto que aplaudiu show de forma bizarra e nada convencional
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca


10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Revolver Magazine lista 13 grandes álbuns que completam 20 anos em 2026
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Os 50 melhores álbuns de 2025 de acordo com a revista Kerrang!
O disco dos primórdios do Deftones que ainda é o preferido de Chino Moreno


