Deftones: A influência do vocalista do TOOL no álbum mais premiado da banda
Por Le Ramone
Fonte: Revolver
Postado em 07 de dezembro de 2020
Em 1999 durante as produções de sua nova banda A PERFECT CIRCLE e shows com o TOOL, Maynard James Keenan teve o convite por Chino Moreno, líder do DEFTONES para gravar uma música que entraria no novo álbum da banda, o terceiro chamado White Pony.
Em entrevista ao site REVOLVER, Maynard cita que ao ser convidado para participar da criação da música PASSENGER, rolava boatos que diziam que a banda estava com um certo bloqueio criativo ou possivelmente alguma turbulência interna.
Segundo o vocalista do Tool, os caras do Deftones não demonstravam estarem em crise, sendo bastante receptivos a sua presença, Maynard cita: "Eram caras bacanas e obstinados, porém atrevo-me a dizer que eram teimosos."
Logo que Maynard colocou suas ideias e experimentos na música PASSENGER, ocorreu uma dificuldade por parte da banda sobre o que afinal o vocalista convidado queria desenvolver. Maynard diz que notava na cara dos músicos uma grande "CONFUSÃO" em relação aos experimentos.
Durante o tempo da gravação, literalmente Maynard "Quebrou o gelo", ajudou a aproxima-los, superando suas diferenças de ideias. "Eu senti que eles precisavam de uma nova perspectiva, então apareci com Champanhe, uns instrumentos exóticos, percussão e os pedi permissão para novas experiências." Comenta Maynard.
"Fiz com que cada um trocassem de instrumentos, que tocassem nas percussões e tentassem improvisar."
"Podia ver em seus rostos a motivação e isso para mim não tinha preço. Eu fiquei o tempo suficiente e logo chegou a hora de deixa-los e retomar os projetos." (Ano que Maynard se apresentou com o TOOL como atração principal do COACHELLA e estreou com A PERFECT CIRCLE no mesmo festival).
Concluindo sua entrevista, Maynard define sua presença com os DEFTONES da seguinte forma: "O resultado da minha participação foi que causasse inconscientemente o sentimento neles daquilo que os conectavam em primeiro lugar."
WHITE PONY foi o álbum divisor de águas da banda Deftones, lançado em 2000. Ganhou Disco de Platina nos EUA e Disco de Ouro no Reino Unido, além de ser o vencedor do Grammy como melhor atuação Metal com a música "Elite" em 2001.
No Brasil o álbum foi muito bem sucedido rendendo uma participação na terceira edição do Rock in Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine



Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro


