Doug Aldrich: explicando as diferenças entre Dio, David Coverdale e Glenn Hughes
Por Igor Miranda
Postado em 26 de janeiro de 2021
O guitarrista Doug Aldrich trabalhou com pelo menos três grandes vocalistas do rock ao longo de sua trajetória. Entre 2002 e 2003, ele tocou com o Dio, banda do saudoso Ronnie James Dio. No mesmo período, deu início a uma parceria com David Coverdale no Whitesnake, durando até 2009. Atualmente, é colega de grupo de Glenn Hughes, no The Dead Daisies.
Em entrevista ao jornalista Mitch Lafon, com transcrição via Ultimate Guitar, Aldrich detalhou as experiências de ter trabalhado com três vocalistas tão lendários no hard rock e heavy metal. O músico também apontou as diferenças entre os cantores no que diz respeito ao dia-a-dia.
"Eles são muito diferentes. Ronnie é, para mim, o maior vocalista de heavy metal. David é o melhor vocalista de heavy blues rock. Glenn é a voz do rock. Todos esses caras são incríveis têm seus próprios timbres. David Coverdale ainda tem uma tonalidade cheia e gigante, assim como Ronnie tinha, enquanto Glenn faz todas aquelas acrobacias", afirmou.
Na sequência, Doug Aldrich destacou que o novo álbum do The Dead Daisies, "Holy Ground", traz "um novo Glenn Hughes". "Porém, todos eles são diferentes. Até no preparo. Ronnie nunca fazia aquecimento, enquanto David sempre fazia e Glenn diz que foca na respiração. Glenn é um monstro, melhora a cada dia que passa", disse.
O guitarrista também destacou como era o relacionamento com Coverdale e Dio. "David é como meu irmão mais velho, cuidava de mim. Ronnie era Ronnie. A diferença era: Ronnie era 100% coração. Se ele ficava chateado com algo, ele avisava de imediato e logo poderia resolver. Ao voltar para o ônibus, tudo estava resolvido. David é muito forte, um cara profundo. Ele processa as coisas um pouco antes de falar o que o incomoda", comentou.
Em comparação aos dois, Glenn Hughes se destaca por ser um cara "muito espiritual" de acordo com Doug Aldrich. "David também é, mas Glenn é do tipo que fala: 'não sei de onde isso vem, não sei o que estou fazendo, apenas está chegando a mim e vou passar isso a vocês'. E Glenn é um cara muito gentil, de um grande coração", disse.
Por fim, Aldrich ressaltou que os vocalistas estão "sob a égide de Ritchie Blackmore", lendário guitarrista que trabalhou com Hughes e Coverdale no Deep Purple e com Dio no Rainbow. "É interessante eu ter acabado tocando com os três. São grandes amigos - Ronnie, que Deus o tenha, foi meu amigo até o fim também. Discuti com Ronnie poucas vezes. Em uma ocasião, fui para o Whitesnake fazer uma turnê de duas semanas, mas a turnê foi ganhando datas e ele queria fazer uma tour comigo, junto do Iron Maiden. Demorou um ano até voltarmos a ser amigos de novo", concluiu.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps