Neil Peart: o emocionante momento em que ele revelou câncer aos colegas de Rush
Por Igor Miranda
Postado em 11 de janeiro de 2021
O vocalista/baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson revelaram, em entrevista à Rolling Stone, como o baterista Neil Peart contou a eles que estava com câncer no cérebro. Peart faleceu em 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, devido à doença.
Lifeson recordou, inicialmente, que recebeu uma ligação em vídeo de Peart no dia de seu aniversário, 27 de agosto, no ano de 2016. O guitarrista citou que era "muito incomum" receber uma ligação do baterista. "Ele nunca estava confortável no telefone. Em vez disso, você recebia aqueles lindos e-mails dele", disse, destacando a habilidade de escrita do baterista, que também era o letrista do Rush.
Neil, porém, "quebrou" seu próprio protocolo - e Alex logo percebeu que "havia algo estranho". "Pensei que talvez poderia ser um problema na conexão, mas ele realmente parecia estar em seu normal. E segui pensando sobre aquilo depois", contou.
Naquela época, o baterista havia acabado de descobrir que estava com câncer. Ele foi diagnosticado com a doença em agosto de 2016.
Semanas após o diagnóstico e o aniversário de Alex Lifeson, Neil Peart enviou um e-mail para os dois colegas de Rush. No texto, ele, enfim, os comunicava sobre a doença.
"Ele simplesmente soltou: 'eu tenho um tumor no cérebro, não estou brincando'", relembrou Geddy Lee. Lifeson acrescentou: "Acho que comecei a chorar logo em seguida".
Lee, por sua vez, refletiu: Ele era um cara durão. Ele foi muito estoico. Ele estava chateado, obviamente, mas ele teve que aceitar tantas coisas horríveis. Ele aceitou muito bem e estava bem com isso. Faria o possível para permanecer vivo o máximo que pudesse, pelo bem de sua família. E ele se saiu incrivelmente bem. Ele aceitou seu destino, certamente de modo mais gracioso do que eu".
Segredo
Ao comunicar seu câncer aos colegas de Rush, Neil Peart pediu sigilo. Ele não queria chamar atenção de ninguém durante aquele período.
"Ele queria estar no controle. A última coisa que ele queria era pessoas na calçada ou na garagem da casa dele cantando 'Closer to the Heart' ou algo assim. Ele não queria atenção. Era difícil mentir para as pessoas ou desviar esse assunto de alguma forma", relembrou Alex Lifeson.
Geddy Lee completou: "Ele não queria perder o tempo de vida que lhe sobrava falando sobre coisas desse tipo. Ele queria se divertir com a gente. Ele queria falar sobre coisas reais, até o fim da vida".
Fim do Rush
Com a morte de Neil Peart, o Rush acabou. Não só a banda, como também, ao que tudo indica, as carreiras de Geddy Lee e Alex Lifeson na música.
"Amo tocar e nunca quis parar, sempre dizia que tocaria até morrer. Mas isso se foi. Após ele nos deixar, não parecia ter importância. Porém, acho que essa vontade vai voltar", comentou Lifeson.
"Por muito tempo, não tive vontade de tocar. Ainda sinto que há música em mim e em Al, mas não há pressa", completou Lee.
O artigo da Rolling Stone, em inglês, pode ser conferido na íntegra no site da revista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Andreas Kisser afirma que turnê de despedida talvez seja a melhor da história do Sepultura
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Rush: de voluntariado à discrição, como foram os últimos anos de Neil Peart
O álbum que quase fez o Rush perder o contrato com a gravadora
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"


