Neil Peart: o emocionante momento em que ele revelou câncer aos colegas de Rush
Por Igor Miranda
Postado em 11 de janeiro de 2021
O vocalista/baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson revelaram, em entrevista à Rolling Stone, como o baterista Neil Peart contou a eles que estava com câncer no cérebro. Peart faleceu em 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, devido à doença.
Lifeson recordou, inicialmente, que recebeu uma ligação em vídeo de Peart no dia de seu aniversário, 27 de agosto, no ano de 2016. O guitarrista citou que era "muito incomum" receber uma ligação do baterista. "Ele nunca estava confortável no telefone. Em vez disso, você recebia aqueles lindos e-mails dele", disse, destacando a habilidade de escrita do baterista, que também era o letrista do Rush.
Neil, porém, "quebrou" seu próprio protocolo - e Alex logo percebeu que "havia algo estranho". "Pensei que talvez poderia ser um problema na conexão, mas ele realmente parecia estar em seu normal. E segui pensando sobre aquilo depois", contou.
Naquela época, o baterista havia acabado de descobrir que estava com câncer. Ele foi diagnosticado com a doença em agosto de 2016.
Semanas após o diagnóstico e o aniversário de Alex Lifeson, Neil Peart enviou um e-mail para os dois colegas de Rush. No texto, ele, enfim, os comunicava sobre a doença.
"Ele simplesmente soltou: 'eu tenho um tumor no cérebro, não estou brincando'", relembrou Geddy Lee. Lifeson acrescentou: "Acho que comecei a chorar logo em seguida".
Lee, por sua vez, refletiu: Ele era um cara durão. Ele foi muito estoico. Ele estava chateado, obviamente, mas ele teve que aceitar tantas coisas horríveis. Ele aceitou muito bem e estava bem com isso. Faria o possível para permanecer vivo o máximo que pudesse, pelo bem de sua família. E ele se saiu incrivelmente bem. Ele aceitou seu destino, certamente de modo mais gracioso do que eu".
Segredo
Ao comunicar seu câncer aos colegas de Rush, Neil Peart pediu sigilo. Ele não queria chamar atenção de ninguém durante aquele período.
"Ele queria estar no controle. A última coisa que ele queria era pessoas na calçada ou na garagem da casa dele cantando 'Closer to the Heart' ou algo assim. Ele não queria atenção. Era difícil mentir para as pessoas ou desviar esse assunto de alguma forma", relembrou Alex Lifeson.
Geddy Lee completou: "Ele não queria perder o tempo de vida que lhe sobrava falando sobre coisas desse tipo. Ele queria se divertir com a gente. Ele queria falar sobre coisas reais, até o fim da vida".
Fim do Rush
Com a morte de Neil Peart, o Rush acabou. Não só a banda, como também, ao que tudo indica, as carreiras de Geddy Lee e Alex Lifeson na música.
"Amo tocar e nunca quis parar, sempre dizia que tocaria até morrer. Mas isso se foi. Após ele nos deixar, não parecia ter importância. Porém, acho que essa vontade vai voltar", comentou Lifeson.
"Por muito tempo, não tive vontade de tocar. Ainda sinto que há música em mim e em Al, mas não há pressa", completou Lee.
O artigo da Rolling Stone, em inglês, pode ser conferido na íntegra no site da revista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Joey Vera conta como foi ser o baixista dos primeiros shows da reunião do Mercyful Fate
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Fãs criticam suposto uso de inteligência artificial em novo clipe do Mastodon
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"

Rush: de voluntariado à discrição, como foram os últimos anos de Neil Peart

A resposta de Regis Tadeu a quem diz que Alex Lifeson é a parte mais fraca do Rush
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
Anika Nilles revela que uma experiência intimidadora no Rush se transformou no oposto
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
Geddy Lee sentiu a presença de Neil Peart na nova tour do Rush? Ele responde
Chad Smith, Danny Carey e Stewart Copeland tocam com o Rush em documentário
Baixista do Napalm Death afirma que Rush é uma de suas bandas preferidas
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração


