Gene Simmons estava com mãe de Liv Tyler quando descobriu o Van Halen
Por Igor Miranda
Postado em 18 de fevereiro de 2021
Gene Simmons costuma ser citado como o "descobridor" do Van Halen. O vocalista e baixista do Kiss foi o responsável por indicar a incendiária banda de hard rock à Warner Music, que proporcionou o primeiro álbum dos caras - Simmons pretendia produzi-los, mas preferiu repassar à gravadora porque não teria tempo de realizar o trabalho.
Em entrevista à Guitar World, Simmons foi convidado a compartilhar algumas lembranças sobre a época em que descobriu o Van Halen. O músico se recordou da ocasião em que os viu ao vivo pela primeira vez e das memórias que tem de Eddie Van Halen, guitarrista falecido em 2020.
Inicialmente, sobre Eddie, Gene comentou: "Claro, 'gênio' é a palavra certa para ele, mas quando você pensa em 'gênios', você também pensa em grandes personalidades e pessoas que talvez sejam cheias de si. Não havia pessoa mais legal que Edward. [...] Quando ele faleceu, a primeira imagem que me veio à mente foi o sorriso dele. Ele sempre estava sorrindo, seja nos palcos, nos vídeos. Ele curtia a vida".
Em seguida, o músico do Kiss descreveu qual foi a primeira reação ao conferir o Van Halen tocando ao vivo. Ele se lembra até mesmo de quem estava com ele na ocasião: a modelo Bebe Buell, que namorou por anos com Todd Rundgren e é mãe da atriz Liv Tyler, cujo pai é Steven Tyler, vocalista do Aerosmith.
"Lembro da minha primeira reação ao ver a banda em uma boate chamada Starwood. Eles eram os terceiros no cartaz, eu nunca tinha ouvido falar deles. Eu estava no andar de cima com uma garota chamada Bebe Buell, que teve filhos com várias pessoas, uma delas era Steven Tyler - e Liv Tyler é a filha -, mas isso foi antes", afirmou.
Gene comentou que estava na "área dos c*zões" da casa noturna, com as pessoas do tipo "você sabe quem eu sou?", quando ouviu um "som incrível". "Era como uma sinfonia. Olhei e só tinha um cara (Eddie) no palco, fazendo aquele tapping de duas mãos que eu nunca havia visto alguém fazer antes. Eles fizeram o show e eu sabia que tinha que contratá-los. Havia um cara (o vocalista David Lee Roth) sem camisa pulando e fazendo acrobacias. Eu os levei a Nova York e produzi uma demo deles", declarou.
A demo citada por Gene Simmons nunca foi lançada oficialmente e traz algumas músicas que, segundo ele, nunca foram usadas pelo Van Halen. "Abra o YouTube, pesquise por 'Gene Simmons Van Halen House of Pain' e me diga se há algo errado com essa música. Soa como um rolo compressor. São músicas que esses caras nunca usaram. Produzi de 15 a 20 músicas deles no Electric Lady Studios e chocantemente a maioria foi gravada ao vivo", comentou.
Curiosamente, a música citada por Simmons, "House of Pain", foi gravada com apenas alguns ajustes pela banda no álbum "1984", lançado, claro, em 1984.
O grande mérito do Van Halen, na visão de Gene, foi ter uma impressão digital única como um todo. "Ninguém soava como Van Halen, como Edward. O mesmo vale para AC/DC, Led Zeppelin. Toda grande banda precisa de uma impressão digital. Peço para que nenhuma banda soe como o Boomtown Rats, pois já existe uma! Você pode amar os Rolling Stones, mas não tente ser os Stones de segunda categoria", concluiu.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
Vanguardistas do metal japonês, Sigh anuncia novo álbum, "Goh-Ka"
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio

Van Halen: ouça incrível show de 1975 com covers de Stones, Purple, ZZ Top e mais
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
A música do Van Halen baseada em um discurso de Malcolm X
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Guitarrista do Jesus and Mary Chain detona Eddie Van Halen: "Arruinou a guitarra rock"
Como Quincy Jones salvou um grande hit pop dos anos 80 de ter sido uma canção de Heavy Metal
Two and a Half Men: Participações de astros do rock


