Miranda: por que não faz sentido roqueiro criticar funk, segundo saudoso produtor
Por Igor Miranda
Postado em 16 de março de 2021
Um antigo vídeo com uma fala de Carlos Eduardo Miranda viralizou nas redes sociais na última segunda-feira (15). Na filmagem, o saudoso produtor, falecido em 2018, comenta sobre sobre a incoerência nas críticas que fãs de rock destinam ao funk brasileiro.
A declaração veio de uma entrevista concedida por Miranda, em 2016, ao canal de Amanda Ramalho no YouTube. Na ocasião, ele foi convidado a escolher algumas de suas músicas favoritas. Uma das opções foi "Computer World 2", da banda electro Kraftwerk.
O papo, que abordava a proximidade da música eletrônica em sua origem com o rock, chegou à pauta sobre as críticas dos roqueiros do Brasil a outros estilos, especialmente ao funk. Na visão do produtor, os comentários negativos não fazem sentido, visto que o funk traz similaridades com o rock.
"(Roqueiro hoje é) Pai de família, direitista... aí fico pensando. O roqueiro hoje tem mania de criticar o funk. O que o roqueiro fala? Que funk tem uma letra que não diz nada, que a dança é de p*t*ria, que a batida é primitiva... isso aí é o Elvis Presley, cara", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Miranda explicou: "Quando Elvis surgiu, falavam: 'esse Elvis é a dança que requebra o quadril'. A letra 'whop bop b-luma b-lop bam bom' quer dizer o quê? M*rda nenhuma".
O produtor ainda complementou: "O rock hoje no Brasil é o funk. E sabe de onde surgiu o funk? Aí é o mais louco: surgiu nesse disco do Kraftwerk, nessa música que eu escolhi".
A filmagem com a opinião de Miranda, provavelmente, voltou a circular nas redes após o também produtor Rick Bonadio causar polêmica ao criticar a presença do funk brasileiro no Grammy 2021. Após ser alvo de comentários negativos, Bonadio apagou a publicação que gerou polêmica e se retratou.
Confira o trecho do vídeo que viralizou com a opinião de Carlos Eduardo Miranda.
Ouça a música "Computer World 2", do Kraftwerk, mencionada durante o bate-papo.
Assista à entrevista completa do produtor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps