Miranda: por que não faz sentido roqueiro criticar funk, segundo saudoso produtor
Por Igor Miranda
Postado em 16 de março de 2021
Um antigo vídeo com uma fala de Carlos Eduardo Miranda viralizou nas redes sociais na última segunda-feira (15). Na filmagem, o saudoso produtor, falecido em 2018, comenta sobre sobre a incoerência nas críticas que fãs de rock destinam ao funk brasileiro.
A declaração veio de uma entrevista concedida por Miranda, em 2016, ao canal de Amanda Ramalho no YouTube. Na ocasião, ele foi convidado a escolher algumas de suas músicas favoritas. Uma das opções foi "Computer World 2", da banda electro Kraftwerk.
O papo, que abordava a proximidade da música eletrônica em sua origem com o rock, chegou à pauta sobre as críticas dos roqueiros do Brasil a outros estilos, especialmente ao funk. Na visão do produtor, os comentários negativos não fazem sentido, visto que o funk traz similaridades com o rock.
"(Roqueiro hoje é) Pai de família, direitista... aí fico pensando. O roqueiro hoje tem mania de criticar o funk. O que o roqueiro fala? Que funk tem uma letra que não diz nada, que a dança é de p*t*ria, que a batida é primitiva... isso aí é o Elvis Presley, cara", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Miranda explicou: "Quando Elvis surgiu, falavam: 'esse Elvis é a dança que requebra o quadril'. A letra 'whop bop b-luma b-lop bam bom' quer dizer o quê? M*rda nenhuma".
O produtor ainda complementou: "O rock hoje no Brasil é o funk. E sabe de onde surgiu o funk? Aí é o mais louco: surgiu nesse disco do Kraftwerk, nessa música que eu escolhi".
A filmagem com a opinião de Miranda, provavelmente, voltou a circular nas redes após o também produtor Rick Bonadio causar polêmica ao criticar a presença do funk brasileiro no Grammy 2021. Após ser alvo de comentários negativos, Bonadio apagou a publicação que gerou polêmica e se retratou.
Confira o trecho do vídeo que viralizou com a opinião de Carlos Eduardo Miranda.
Ouça a música "Computer World 2", do Kraftwerk, mencionada durante o bate-papo.
Assista à entrevista completa do produtor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Rick Bonadio: produtor critica funk brasileiro no Grammy, é detonado e se retrata
Débil Metal: quando os fãs assustam os ídolos
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos


