Black Sabbath: em qual momento começou a treta de Dio com Iommi e Geezer
Por Igor Miranda
Postado em 15 de março de 2021
As passagens do saudoso vocalista Ronnie James Dio pelo Black Sabbath foram bem-sucedidas, mas duraram pouco tempo. A primeira, em especial, chama atenção: mesmo com dois elogiados álbuns, "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981), o cantor permaneceu no grupo apenas entre 1979 e 1982.
Black Sabbath - Mais Novidades
As tretas rolaram entre Dio e os dois integrantes remanescentes das formações anteriores: o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler. Ao que tudo indica, o baterista Vinny Appice estava apenas no meio do fogo cruzado, embora tenha optado por sair junto de Ronnie.
Os fãs já sabem a causa da briga que levou Dio a sair do Sabbath. A banda estava produzindo um álbum ao vivo, "Live Evil", quando Iommi e Butler acusaram o cantor de entrar secretamente no estúdio para aumentar o volume de seus vocais - anos depois, os músicos reconheceram que a informação, vinda de um engenheiro de som, era falsa.
Entretanto, será que os caras já estavam brigando antes disso? Quando essas tretas realmente começaram?
Em entrevista ao Metal Express Radio, com transcrição do Ultimate Guitar, Vinny Appice destacou que os integrantes do Black Sabbath estavam se dando bem na maior parte do tempo. A brigou, realmente, começou na época em que "Live Evil" estava sendo feito.
"Tudo estava bem após a turnê (de 'Heaven and Hell'). Tivemos alguns meses de folga, nos juntamos e começamos a compor na Califórnia. Tony e Geezer vieram, pois Ronnie e eu vivíamos aqui, e começamos a ensaiar todos os dias. Fizemos o álbum ('Mob Rules') dessa forma. Saímos em turnê e tudo estava legal, tudo ia muito bem", afirmou.
As confusões tiveram início só após a turnê de "Mob Rules", que foi concluída em agosto de 1982. "Foi apenas depois da turnê que as coisas começaram a desmoronar, durante 'Live Evil', o próximo álbum (ao vivo). Antes disso, tudo estava ótimo", comentou.
Appice concluiu afirmando desconhecer a razão pela qual tudo começou a "azedar". "Estávamos nos divertindo, então não sei o que rompeu a banda. Eu não estava envolvido no lado dos negócios, então, não sei", apontou.
O baterista acabou deixando o Black Sabbath junto de Ronnie, para montar a banda Dio, mas será que ele tinha outra opção? Segundo ele, sim: dava para ter ficado no lendário grupo de heavy metal, que, com as baixas, acabou contratando o vocalista Ian Gillan e chamando de volta o batera original Bill Ward.
"Eu tinha a opção de ficar com Tony e Geezer. Ronnie me chamou, ele tinha um contrato solo o tempo todo, iria fazer um álbum solo enquanto estava no Black Sabbath, e queria convidar seus amigos para o disco, músicos diferentes e tal. Como as coisas mudaram, ele pensou em usar o contrato para montar sua própria banda. Decidi ir com Ronnie e montamos essa banda. Foi assim que a banda Dio nasceu, gerando o álbum 'Holy Diver' (1983)", revelou.
A entrevista completa pode ser conferida, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
"Nos separamos por causa do Live Evil", diz Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal


