Tony Iommi, do Black Sabbath, quer relançar material que "horrorizou" Ian Gillan
Por Emanuel Seagal
Postado em 26 de junho de 2021
Tony Iommi diz que está pensando em remixar o álbum "Born Again" do Black Sabbath para um lançamento futuro. Lançado em agosto de 1983, "Born Again" foi o único álbum da banda gravado com Ian Gillan, vocalista consagrado pelo seu trabalho com o Deep Purple. Esse foi também o último álbum de estúdio do Black Sabbath com o baterista Bill Ward.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em uma entrevista para o News.in-24 para promover o relançamento do disco "Sabotage" do Sabbath, Iommi falou sobre seu plano de lançar versões "deluxe" de outros álbuns do catálogo da banda.
"Deveria haver um box set da era Tony Martin (1987-1991 e 1994-1996)", disse o guitarrista. "Também estou pensando em remixar o álbum 'Born Again', aquele com Ian Gillan, agora que encontramos as fitas originais."
Após a saída do vocalista Ronnie James Dio e do baterista Vinny Appice após a mixagem em estúdio do álbum "Live Evil", o Black Sabbath estava mais uma vez procurando outro vocalista, o que os fizeram chamar Ian Gillan.
O álbum e a turnê que resultaram disso foram uma das colaborações mais curiosas do mundo do heavy metal. Muito dessa era do Black Sabbath passou para o folclore do rock e foi na verdade a fonte para o material usado no documentário rock "This Is Spinal Tap". Da réplica da produção teatral de Stonehenge, que era grande demais para alguns dos locais da turnê mundial, ao emprego de um anão para se vestir e fazer o papel do "bebê-diabo" da capa do disco, o mundo do Black Sabbath assumiu um distinto ar do surreal.
Enquanto o bem recebido álbum "Born Again" e os shows tiveram sucesso esse foi um casamento construído mais sobre amizade e respeito do que qualquer associação musical de longa data e compatível. Depois de uma turnê, Ian Gillan eventualmente se despediu e se juntou a seus antigos parceiros do Deep Purple e deixou o Black Sabbath mais uma vez olhando para a bola de cristal, esperando que o rosto de outro vocalista se revelasse.
Opinião de Ian Gillan sobre a mixagem:
"Eu fiquei horrorizado com a mixagem. Sim, adorei as músicas, amo compor com Tony Iommi, ainda somos grandes amigos e escrevemos juntos ocasionalmente", afirmou. O cantor diz ter algumas fitas de gravação sem a mixagem final. "Peguei algumas trilhas do monitor em uma fita, as quais ainda tenho, e ainda soam incríveis. Então, ouvi a mixagem e a produção pela primeira vez. Era como se alguém colocasse um cobertor em cima de tudo"
Quem é o culpado?
Ainda que a produção seja creditada a Robin Black, em parceria com o próprio Black Sabbath, Ian Gillan encontrou um curioso culpado para a situação: o baixista Geezer Butler. "Ele vai negar isso, mas Geezer foi até Londres para supervisionar a remixagem, e foi isso que ele conseguiu. Acho que ele teve alguma leve influência no som final, sendo o baixista da banda", afirmou.
FONTE: Blabbermouth
https://www.blabbermouth.net/news/tony-iommi-says-original-tapes-for-black-sabbaths-born-again-album-have-been-found-im-thinking-of-remixing-it/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O cantor que Bono disse ter voz de anjo e ser um homem muito sábio
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
Nazareth: Brian Johnson homenageia Dan McCafferty
James Hetfield exibe o álbum do Iron Maiden que foi crucial para a carreira do Metallica


Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos



