Pink Floyd: quando "The Great Gig in the Sky" foi usada em comercial sexy de bananas
Por Igor Miranda
Postado em 16 de junho de 2021
O site da revista Rolling Stone relembrou de uma ocasião, em 1974, onde "The Great Gig in the Sky", música do Pink Floyd, embalou um comercial televisivo de bananas. A faixa é uma das poucas da banda que não foram compostas por Roger Waters ou David Gilmour - ambos não aprovam o uso publicitário de suas criações.
O autor de "The Great Gig in the Sky" é o tecladista Richard Wright, junto da cantora Clare Torry, que passou a ser creditada pela criação da linha vocal, a partir de 2005, após vencer uma disputa judicial. A empresa autorizada a reproduzir a canção para fins comerciais foi a Dole, uma multinacional agrícola dos Estados Unidos.
A Rolling Stone descreveu a propaganda da seguinte forma: "O comercial mostra uma modelo descascando uma banana de uma maneira que pode ser descrita como 'erótica'. Ela então dá uma mordida e sai rodando em um prazer orgástico enquanto a música toca. Pode parecer algum tipo de paródia bizarra, mas este é um comercial real".
Assista abaixo:
Esta não foi a única ocasião em que "The Great Gig in the Sky" foi cedida para fins publicitários. Em 1990, Richard Wright e Clare Torry regravaram a música para uma propaganda do analgésico Nurofren.
Veja a seguir:
Conforme resgatado pela Rolling Stone, David Gilmour, na época, posicionou-se de forma contrária à utilização, mas reconheceu que não teria qualquer poder com relação a isso, por não ser um dos compositores da faixa.
"Rick fez a música. Ele a refez para eles. Cabe ao compositor. Se meu nome estivesse naquela faixa também, isso não teria acontecido. Eu não faria. Mas isso é problema de Rick. Não aprovo, mas não tenho controle em cima disso", declarou, na ocasião.
Roger Waters negou música ao Instagram
A lembrança feita pela Rolling Stone com relação a "The Great Gig in the Sky" foi feita porque, no início desta semana, Roger Waters surpreendeu - ou não - ao revelar que recusou uma grande oferta da rede social Instagram para uso da música "Another Brick in the Wall, Pt. 2", em um comercial. O vocalista e baixista ainda fez críticas ao dono da empresa, Mark Zuckerberg.
Conforme traduzido por Bruce William para o Whiplash.Net, Waters declarou: "Chegou pra mim nesta manhã, pela internet, um pedido pelos direitos de uso da minha música, 'Another Brick in the Wall, Pt. 2' na produção de um filme para promover o Instagram. Portanto, é uma missiva de Mark Zuckerberg para mim - chegou esta manhã, com uma oferta de uma enorme, enorme quantia de dinheiro, e a resposta é - f*da-se! De jeito nenhum".
Ele completou: "E eu só cito isso porque é um movimento traiçoeiro deles para assumir absolutamente tudo. Então, aqueles de nós que têm poder, e eu tenho um pouco - em termos de controle da publicação das minhas músicas eu tenho, de qualquer maneira -, então eu não vou participar dessa m*rda, Zuckerberg".
Por fim, destacou: "Querem usá-la para tornar o Facebook e o Instagram ainda maiores e mais poderosos do que já são, para que possam continuar a censurar a todos nós [...]. Você pensa: 'Como é que esse idiota, que começou dizendo: 'ela é bonita, vamos dar a ela uma nota 4 em 5' ou 'ela é feia, vamos dar 1 pra ela', como diabos ele conseguiu todo este poder em alguma coisa? E ainda assim aqui está ele, um dos idiotas mais poderosos do mundo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps