ZZ Top: baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta Gibbons
Por Igor Miranda
Postado em 31 de julho de 2021
Os fãs de ZZ Top se espantaram, ainda no último fim de semana, quando o baixista Dusty Hill, com problemas de saúde, foi substituído por outro músico com uma barba similar à dele. Trata-se do técnico de guitarra Elwood Francis, que trabalha com a banda há cerca de 30 anos.
Hill havia sido afastado de uma turnê da banda nos Estados Unidos, inicialmente, devido a problemas de saúde - mais especificamente, uma lesão no quadril. Dias depois, na quarta-feira (28), foi anunciado que o baixista havia falecido enquanto dormia em sua casa, no estado americano do Texas.
Agora, as datas agendadas serão cumpridas por Elwood Francis. Ao que tudo indica, a banda seguirá atividades sem Dusty Hill e, provavelmente, com o ex-técnico de guitarra na função.
Em entrevista à Variety, o vocalista e guitarrista Billy Gibbons revelou alguns detalhes sobre Elwood Francis. Ele contou, por exemplo, que o antigo técnico de guitarra nunca teve barba - os pelos faciais só surgiram em seu visual em função da pandemia.
Inicialmente, o músico recorda: "Quando o lockdown era iminente, fizemos uma reunião da banda antes que as coisas ficassem muito ferozes. Perguntei a Dusty o que ele planejava fazer da vida e ele: 'bem, vou te dizer o que não farei - cortar a grama'. Sorri e falei: 'bem, estou contigo nessa'".
Francis estava participando dessa reunião e, segundo Gibbons, ofereceu uma versão própria do pacto: "Bem, se vocês não vão cortar a grana, eu não vou fazer a barba". Dito e feito: quando a banda voltou a fazer shows, o técnico de guitarra ostentava longos fios no rosto.
"Quando retomamos os ensaios, uma semana e meia atrás, Elwood chega e eu falo: 'meu Deus, você tem uma barba tão longa quanto a minha e a de Dusty", comentou Billy.
Quando foi necessário trazer Elwood ao palco, para substituir Dusty, ao menos o legado visual do ZZ Top foi mantido. "Quando ele entrou para o show, eu olhei para a fileira da frente e todos estavam dando de ombros, apontando e falando: 'veja, o circo do ZZ Top segue rolando, há outra aberração ali'. Tive que puxá-lo pela barba diante do público só para mostrar a todos que aquilo era real", disse o frontman da banda.
Por fim, ele concluiu: "Onde quer que Dusty esteja, ele provavelmente está sorrindo, pois sabe que todas as notas estão no lugar devido e que a ferocidade continua".
Morte Dusty Hill
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
A exigência de Tom Parker que impediu Elvis de gravar um dos maiores hits da história
A situação inusitada (e fedorenta) que marcou gravação de clipe de Ozzy Osbourne
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A origem satânica de "War Pigs", clássico anti-guerra do Black Sabbath
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"



De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!
Brincadeira fez com que Andre Matos saísse do Angra após "Holy Land"
O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista


