Carcass: Jeff Walker fala sobre influência e diz que nu metal é "efeito desastroso"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2021
Jeff Walker, baixista e vocalista da banda britânica Carcass, é um dos personagens da edição corrente da Metal Hammer. Durante a conversa, que teve trechos publicados no site da revista, o músico falou, entre outros temas, sobre a influência exercida pela sua banda.
Segundo Jeff, o Carcass foi um dos responsáveis por um subgênero da música pesada surgido nos anos 1990 e que costuma gerar bastante polêmica: o nu metal (também conhecido como new metal ou "pula-pula"). Aparentemente, o vocalista não sente muito orgulho disso, como é possível perceber pelas suas palavras.
"Acho que porque fizemos algo diferente, obviamente tivemos um impacto nas pessoas e em outras bandas. Não recebemos crédito por isso, mas, ei, isso é difícil. Nós diminuímos [a afinação dos instrumentos] para B [si] e meio que introduzimos isso no mundo do metal, no que me diz respeito. Provavelmente havia outra pessoa que afinou os instrumentos em B, mas não consigo pensar em ninguém. Teve alguns efeitos colaterais desastrosos, como nu metal", disparou.
Na sequência, o músico falou com mais detalhes sobre a relação entre o Carcass e o nu metal. "Em alguns aspectos, nós meio que somos responsáveis. Eles [as principais bandas de nu metal, incluindo Korn, Limp Bizkit e Slipknot] trabalharam com o [produtor] Ross Robinson, e ele era um fã do Carcass - ele roubou ‘Symphonies of Sickness’ [segundo disco do Carcass, lançado em 1989] da Tower Records em Los Angeles quando foi lançado. Muitas dessas bandas afinavam os instrumentos em B. Mas eles não sabem por que estão fazendo isso na metade do tempo", finalizou.
O próximo disco de estúdio do Carcass, intitulado "Torn Arteries", será lançado dia 17 de setembro. O álbum, sétimo item da discografia, sucede o ótimo "Surgical Steel", de 2013. Confira mais detalhes na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A opinião de Matt Sorum sobre bastidores do Guns N' Roses e perfil de Axl Rose
O amplificador roubado que resultou em uma das músicas mais bonitas do Metal
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal

Carcass: novo álbum será lançado em setembro; confira capa, tracklist e single
Kreator fará turnê com o Carcass nos Estados Unidos em maio de 2026
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Metal Rules: Site lista os 5 melhores álbuns de reestréia



