Nirvana: manager conta por que críticas de Kurt Cobain a Nevermind não faziam sentido
Por Igor Miranda
Postado em 09 de setembro de 2021
Falecido em 1994, o vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, não enxergava "Nevermind" como o álbum definitivo de sua banda. O músico, inquieto por natureza, chegou a criticar em entrevistas o disco - que é, de longe, o mais famoso da banda.
Será que ele realmente não gostava de "Nevermind"? Ou isso fazia parte de uma espécie de "personagem" que repudiava tudo o que fazia sucesso - inclusive suas próprias obras?
O antigo empresário do Nirvana, Danny Goldberg, parece acreditar na segunda hipótese. Em recente entrevista ao podcast Cobras and Fire, transcrita pelo Metal Castle, o profissional destacou que não há como o líder da banda odiar "Nevermind", já que o álbum apresenta, do início ao fim, a visão artística do próprio Cobain.
De acordo com Goldberg, o frontman do Nirvana buscava um "equilíbrio em seu relacionamento com a subcultura punk", que o influenciou muito na adolescência. "Kurt reconhecia o quanto aquilo era algo 'outsider', o quanto a integridade era importante, as emoções da plateia. Mesmo que fossem apenas uma pequena parte do público total do Nirvana, eles eram os fãs originais. Ele sempre quis se manter verdadeiro a essa parte de si", disse.
Dessa forma, segundo o empresário, Kurt Cobain falava algumas "bobagens" sobre "Nevermind" em entrevistas após o sucesso do disco. E havia um motivo para isso.
"A ideia era tentar reconhecer a diferença entre os fãs puros do punk e esse público de rock de massa que também gostava do Nirvana", comentou.
Todavia, qualquer crítica de Kurt Cobain àquele álbum soava, para o empresário, incoerente. "Kurt controlou completamente o som daquele disco. Não é como se alguém tivesse imposto qualquer coisa para ele. Ele controlou até a quantidade de eco que tinha ou não no microfone, controlou as mixagens, controlou a masterização", disse.
Mesmo sendo a estreia do Nirvana em uma grande gravadora, "Nevermind" foi gravado pela banda de forma bem autônoma. "Kurt ia fisicamente à masterização do álbum. Ele tinha que aprovar tudo, tinha a palavra final em cima de tudo. Ele quis que fosse feita uma remixagem, então, ele aprovou a remixagem, ele escolheu o cara que fez. Era o disco dele", afirmou Danny Goldberg.
Por outro lado, há certa compreensão em torno do motivo pelo qual Kurt Cobain fazia críticas à sua obra mais popular. "O sucesso desse disco o transformou em outra coisa. Era algo separado de uma obra de arte - virou uma declaração cultural de massa. E ele enfatizou isso com os fãs de punk. Era estranho ter seus bullies da escola na sua plateia anos depois. Ele disse algumas coisas sobre a produção de 'Nevermind', mas não acho que ele realmente acreditava que havia algo errado, pois era o disco dele", concluiu o empresário.
A entrevista completa pode ser ouvida, em inglês, no podcast Cobras and Fire.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett

Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
O "maior compositor da nossa geração", segundo Dave Grohl


