Iron Maiden: o maior diferencial no processo de gravação de "Senjutsu", segundo Janick
Por Igor Miranda
Postado em 26 de outubro de 2021
Embora o Iron Maiden tenha criado seu método próprio de trabalho em estúdio, o álbum "Senjutsu", mais recente da banda, abordou uma mecânica diferente. Os guitarristas Janick Gers e Adrian Smith falaram sobre o assunto em entrevista à Total Guitar.
Gers explicou um pouco do processo: "Fizemos esse álbum de forma bem diferente. Normalmente, vamos a um estúdio para ensaiar e deixamos sete ou oito músicas prontas, como uma banda ao vivo, antes de gravar. Desta vez, tudo foi feito em estúdio. Aprendemos as músicas lá, gravando-as logo depois e seguindo para a seguinte".
A nova metodologia fez com que os integrantes ficassem um pouco confusos, "especialmente com as músicas mais longas", de acordo com Janick. "Havia tantas melodias e tantos riffs rolando no estúdio", comentou.
O guitarrista apontou que uma das músicas mais complicadas nesse sentido foi "Death of the Celts". Não à toa, ela foi gravada em partes.
"Músicas como 'Death of the Celts' foram feitas em partes. Às vezes, tocávamos harmonias de três guitarras juntos. E havia muita mudança de tempo. Steve trazia um riff e uma melodia para a gente memorizar, daí havia uma mudança de tempo, então voltávamos à mesma melodia só que em um tempo diferente! Não foi um álbum fácil de se fazer", afirmou.
Por sua vez, Adrian Smith pontuou: "É engraçado, Steve tem essas ideias e logo olha para mim, para Dave (Murray) ou para Jaick. As ideias geralmente são bem complicadas, então às vezes, quando é assim, você vê guitarristas se escondendo atrás dos amplificadores, esperando que os outros aceitem o desafio e aprendam essas partes complicadas. Mas todos nós fazemos nossa parte. Precisa de muita concentração para tocar as coisas de Steve. É um grande desafio".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
O disco do rock nacional que "custa mais que o seu carro", segundo Sérgio Martins
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
Os motivos para a saída de Eduardo Paraná da Legião Urbana, segundo o próprio
O gênero musical que Fernanda Lira mais conhece além do heavy metal
O beatle que para Brian May era "o cara mais cool do planeta"

O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
A música de Bruce Dickinson que imagina Jesus na era dos influenciadores digitais
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Somewhere in Time" do Iron Maiden
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984
Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger



