As diferenças entre os baixistas do Megadeth, segundo Kiko Loureiro
Por Igor Miranda
Postado em 11 de outubro de 2021
O baixista James LoMenzo retornou ao Megadeth, no último mês de agosto, para a realização de uma turnê pelos Estados Unidos com Lamb of God, Trivium e Hatebreed. O músico, que fez parte da banda anteriormente entre 2006 e 2010, voltou como membro de tour na vaga deixada por David Ellefson, demitido após vazamento de imagens íntimas.
Em entrevista à edição 117 da revista Guitarload, disponível para leitura gratuitamente até o fim deste mês de outubro, o guitarrista Kiko Loureiro revelou como tem sido trabalhar com LoMenzo. Uma comparação entre os estilos e hábitos do novo integrante e do antecessor também foi feita pelo brasileiro.
Inicialmente, Kiko destacou que James é "um cara muito legal". "Ele teve uma banda, o White Lion, nos anos 1980, e depois tocou com David Lee Roth, Zakk Wylde, Slash, o próprio Megadeth no passado, John Fogerty... então, um cara que está há tanto tempo nisso tem que ser, além de bom, muito gente fina. O cara já chega se enturmando, como se a gente o conhecesse há 200 anos, e conta todas as histórias que você quer ouvir", afirmou.
A primeira diferença entre LoMenzo e Ellefson está no fato de que o novo membro de turnês do Megadeth curte fazer jams nos bastidores dos shows. "Diferentemente do Ellefson, ele gosta de fazer jams, de ficar tocando. Ficamos uma ou duas horas tocando, às vezes às vezes até trocamos de instrumento - eu fico no baixo e ele na bateria, ele na guitarra e eu no baixo... temos instrumentos só pra isso, em uma sala de jams no camarim", disse.
Loureiro enxerga esse hábito com bons olhos, tendo em vista a rotina de turnês, ligeiramente alterada em meio à pandemia. "Isso é legal, porque quando você está na banda principal, você passa o som cedo e toca por último, então há um intervalo muito grande. Com o isolamento, não dá mais pra ir no camarim das outras bandas trocar ideia. Ficamos em nossa bolha. Então, tocamos mais juntos", afirmou.
Diferenças musicais
Ainda durante a entrevista, Kiko Loureiro buscou explicar mais diferenças entre trabalhar com James LoMenzo e com David Ellefson e exaltar algumas características do baixista atual. Os pontos destacados pelo guitarrista buscam apenas oferecer detalhes, sem apontar quem seria "melhor" ou "pior" na função ou para a banda.
"Naturalmente é diferente (tocar com James LoMenzo), como seria com qualquer pessoa. Toda banda tem uma identidade, então James busca se aproximar do som do Megadeth: passou a tocar com palheta, puxar o timbre mais pro que a gente usa, passar a usar somente o baixo de 5 cordas ou um de 4 com aquela chave que abaixa o tom. Além disso, ele canta bem, consegue fazer os backing vocals, e é experiente, chega fazendo. Ele se desenvolve fácil e dá ideias também", declarou.
A edição 117 da Guitarload pode ser lida no site oficial. A revista online é gratuita e fica disponível para acesso por tempo limitado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obra-primas
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler


Cidade do Tennessee institui o "Dia do Megadeth" em homenagem à banda
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Divulgado o título da nova biografia de Dave Mustaine (Megadeth)
"Não sou de direita - sou cristão e respondo a outro conjunto de anjos", diz Dave Mustaine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
As 10 músicas do Heavy Metal que moldaram o gênero nos anos 80
Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento


