Shaman: Hugo relembra críticas do Angra, mas não guarda mágoa; "coisa da época"
Por Emanuel Seagal
Postado em 12 de novembro de 2021
Hugo Mariutti, guitarrista do Shaman, falou sobre a rivalidade com o Angra durante bate-papo com Manoel Santos no Ibagenscast. Na conversa, ele falou do período do lançamento dos primeiros discos do Shaman, "Ritual", de 2002, e "Reason", de 2005, que foram lançados na época dos álbuns "Rebirth" (2001) e "Temple of Shadows" (2005), do Angra, e revelou a razão de não acompanhar de perto o trabalho deles. Confira alguns trechos transcritos pelo Whiplash.Net.
O Kiko Loureiro foi no show do "Ritualive", então os caras do Angra conheciam o trabalho de vocês. Vocês conheceram o trabalho que o Angra fez na época, o "Rebirth" (2001) e o "Temple of Shadows" (2004)?
Hugo Mariutti: "O 'Rebirth' eu cheguei a escutar. É que assim, não é nem porque eu não acho bom, não é isso, é porque eu escuto muitas outras coisas, e eu acho que teve uma hora que até começou meio que a exagerar, teve umas entrevistas que deram falando mal pra caramba do nosso disco ('Reason'). Foi uma coisa desagradável, mas foi coisa da época. Eu não tenho mágoa nenhuma disso, mas assim, eu não conhecia muito. O 'Temple of Shadows' é um disco que eu ouço falar mas eu nunca ouvi assim, inteiro, devo ter ouvido algumas músicas, mas nem é porque é do Angra, porque se você me perguntar de outra banda desse estilo... eu não conheço, pois não é o tipo de som que eu escuto. Pode ser um estilo parecido, o Shaman, mas é diferente, o Shaman é um pouco diferente. Então acaba sendo uma coisa que eu não escuto mesmo normalmente, não é porque era o Angra ou X ou Y."
Desses que eu citei o "Temple of Shadows" é o mais aclamado, a Burn! premiou ele e tudo mais...
Hugo Mariutti: "Eu acabei ouvindo mais o 'Rebirth' porque foi o disco da época que a gente começou o Shaman, então a gente escutou pra ver que linha... por curiosidade, 'nossa, como é que vai ser sem eles?', esse tipo de coisa."
Você achou legal quando você ouviu?
Hugo Mariutti: "Não é o tipo de música que eu escuto, sinceramente, mas é super bem feito, não tem o que falar, tem músicas ótimas, que a galera gosta. O que importa é isso, não é porque uma pessoa não gosta que ele tá falando que é uma merda. Isso que as vezes as pessoas confundem um pouco, sabe, cara? Se perguntar 'você gosta de Dream Theater?', 'não, cara, eu não gosto de Dream Theater', aí a manchete vai ser 'Hugo acha Dream Theater uma merda', não, eu não acho uma merda o Dream Theater (risos), eu não gosto, só isso, é simples."
Eu acho que o que mais vale é a época em si, pois foi uma época tão boa de se lembrar...
Hugo Mariutti: "É legal, quanto mais bandas a gente tiver aqui, melhor, e se tem uma rivalidade, também okay. Ninguém sendo cuzão de ferrar alguém em algum lugar, né? Você pode não gostar dos caras, você pode não gostar da banda, mas ter uma rivalidade é sempre uma coisa que movimenta o negócio. O importante é a gente ter música boa, banda boa, e mais importante, ter gente querendo ouvir coisa diferente, coisa nova. Isso que é o mais importante, porque isso é uma coisa muito difícil de fazer, emplacar uma banda com nome novo aqui no Brasil é muito difícil."
Confira o bate-papo completo no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa

As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Power Metal - Tudo o que você precisa saber sobre o Metal Espadinha
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista


