John Lennon: como Simone conseguiu autorização de Yoko Ono para gravar "Então é Natal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de janeiro de 2022
Toda vez que dezembro se aproxima os brasileiros começam a ouvir o clássico natalino "Então é Natal", da Simone, em todos os lugares. Em entrevista ao canal Corredor 5, o empresário da cantora na época, Marcos Maynard, precisou conseguir autorização de Yoko Ono, mulher de John Lennon e que tinha os direitos sobre a canção.
Em 1971, John Lennon e sua esposa compuseram "Happy Christmas (War Is Over)" baseado em uma melodia irlandesa tradicional. Nessa ocasião, os direitos da música acabaram passando para o casal. Ou seja, para Simone conseguir autorização, só mesmo com o aval de Yoko.
Durante a entrevista, Maynard explica como surgiu a ideia de gravar o álbum "25 de dezembro", que é composto inteiramente por músicas relacionadas ao Natal, incluindo a famosa versão da música de John e Yoko.
"A Simone é um monstro sagrado da música brasileira. Ela veio trabalhar comigo na Polygram depois de trabalharmos juntos na Sony por tantos anos. Teve uma vez, mais ou menos em agosto, que ela me perguntou: ‘o que vamos gravar esse ano?’. Eu disse que não sabia. Aí ela falou que esteve recentemente em Nova York e achou engraçado porque todas estavam vendendo já discos de Natal. Ela disse que no Brasil não tinha disco de Natal e falou que queria fazer um. Eu falei que topava. A ideia era gravar em um mês esse álbum para que chegasse às lojas no final de novembro. O repertório era ‘Jingle Bell’, essas mais tradicionais. A música principal seria a ‘Então é Natal’. Essa música é do John Lennon originalmente. No começo, não pensamos em colocar essa música no disco. Eu falei que seria legal gravar essa música, mas tinha um problema. Seria muito complicado a Yoko Ono autorizar", explicou.
Para solucionar o problema e obter a autorização, Maynard conta que se lembrou de um amigo que era advogado de Yoko Ono. Com essa ponte entre os dois, a aprovação acabou acontecendo.
"Eu tinha um cara que era meu amigo e era advogado da Yoko. Era o Peter Shukat. Liguei para ele e disse que eu tinha um probleminha! Queria que ele conseguisse autorização para a música! Ele disse que ia tentar. Depois de dois dias ele me ligou e falou: ‘Está autorizado!’. Na hora liguei para o Claudio Rabelo e pedi para ele fazer a letra! (risos). O resultado foi 1 milhão de discos vendidos em um mês", disse.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A canção que Raul Seixas gravou "por brincadeira", mas que seria cancelada hoje em dia
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Metal Allegiance lança nova música com William DuVall (Alice in Chains) nos vocais
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava


As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
O único artista de rock internacional que ficou entre os mais vendidos no Brasil nos anos 80
O desconhecido cantor que teria influenciado Elvis Presley, segundo John Lennon
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
John Lennon e a canção dos Beatles que teria sido o começo do Heavy Metal
O beatle com quem George Harrison não trabalharia de novo: "Com o John Lennon eu faria banda"


