John Lennon: como Simone conseguiu autorização de Yoko Ono para gravar "Então é Natal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de janeiro de 2022
Toda vez que dezembro se aproxima os brasileiros começam a ouvir o clássico natalino "Então é Natal", da Simone, em todos os lugares. Em entrevista ao canal Corredor 5, o empresário da cantora na época, Marcos Maynard, precisou conseguir autorização de Yoko Ono, mulher de John Lennon e que tinha os direitos sobre a canção.
Em 1971, John Lennon e sua esposa compuseram "Happy Christmas (War Is Over)" baseado em uma melodia irlandesa tradicional. Nessa ocasião, os direitos da música acabaram passando para o casal. Ou seja, para Simone conseguir autorização, só mesmo com o aval de Yoko.
Durante a entrevista, Maynard explica como surgiu a ideia de gravar o álbum "25 de dezembro", que é composto inteiramente por músicas relacionadas ao Natal, incluindo a famosa versão da música de John e Yoko.
"A Simone é um monstro sagrado da música brasileira. Ela veio trabalhar comigo na Polygram depois de trabalharmos juntos na Sony por tantos anos. Teve uma vez, mais ou menos em agosto, que ela me perguntou: ‘o que vamos gravar esse ano?’. Eu disse que não sabia. Aí ela falou que esteve recentemente em Nova York e achou engraçado porque todas estavam vendendo já discos de Natal. Ela disse que no Brasil não tinha disco de Natal e falou que queria fazer um. Eu falei que topava. A ideia era gravar em um mês esse álbum para que chegasse às lojas no final de novembro. O repertório era ‘Jingle Bell’, essas mais tradicionais. A música principal seria a ‘Então é Natal’. Essa música é do John Lennon originalmente. No começo, não pensamos em colocar essa música no disco. Eu falei que seria legal gravar essa música, mas tinha um problema. Seria muito complicado a Yoko Ono autorizar", explicou.
Para solucionar o problema e obter a autorização, Maynard conta que se lembrou de um amigo que era advogado de Yoko Ono. Com essa ponte entre os dois, a aprovação acabou acontecendo.
"Eu tinha um cara que era meu amigo e era advogado da Yoko. Era o Peter Shukat. Liguei para ele e disse que eu tinha um probleminha! Queria que ele conseguisse autorização para a música! Ele disse que ia tentar. Depois de dois dias ele me ligou e falou: ‘Está autorizado!’. Na hora liguei para o Claudio Rabelo e pedi para ele fazer a letra! (risos). O resultado foi 1 milhão de discos vendidos em um mês", disse.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Vegana e do metal! Ignacia Fernández vence o Miss Mundo Chile
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"


A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
O álbum solo de John Lennon que ele considerava ainda melhor que o "Imagine"


