John Lennon: como Simone conseguiu autorização de Yoko Ono para gravar "Então é Natal"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de janeiro de 2022
Toda vez que dezembro se aproxima os brasileiros começam a ouvir o clássico natalino "Então é Natal", da Simone, em todos os lugares. Em entrevista ao canal Corredor 5, o empresário da cantora na época, Marcos Maynard, precisou conseguir autorização de Yoko Ono, mulher de John Lennon e que tinha os direitos sobre a canção.
Em 1971, John Lennon e sua esposa compuseram "Happy Christmas (War Is Over)" baseado em uma melodia irlandesa tradicional. Nessa ocasião, os direitos da música acabaram passando para o casal. Ou seja, para Simone conseguir autorização, só mesmo com o aval de Yoko.
Durante a entrevista, Maynard explica como surgiu a ideia de gravar o álbum "25 de dezembro", que é composto inteiramente por músicas relacionadas ao Natal, incluindo a famosa versão da música de John e Yoko.
"A Simone é um monstro sagrado da música brasileira. Ela veio trabalhar comigo na Polygram depois de trabalharmos juntos na Sony por tantos anos. Teve uma vez, mais ou menos em agosto, que ela me perguntou: ‘o que vamos gravar esse ano?’. Eu disse que não sabia. Aí ela falou que esteve recentemente em Nova York e achou engraçado porque todas estavam vendendo já discos de Natal. Ela disse que no Brasil não tinha disco de Natal e falou que queria fazer um. Eu falei que topava. A ideia era gravar em um mês esse álbum para que chegasse às lojas no final de novembro. O repertório era ‘Jingle Bell’, essas mais tradicionais. A música principal seria a ‘Então é Natal’. Essa música é do John Lennon originalmente. No começo, não pensamos em colocar essa música no disco. Eu falei que seria legal gravar essa música, mas tinha um problema. Seria muito complicado a Yoko Ono autorizar", explicou.
Para solucionar o problema e obter a autorização, Maynard conta que se lembrou de um amigo que era advogado de Yoko Ono. Com essa ponte entre os dois, a aprovação acabou acontecendo.
"Eu tinha um cara que era meu amigo e era advogado da Yoko. Era o Peter Shukat. Liguei para ele e disse que eu tinha um probleminha! Queria que ele conseguisse autorização para a música! Ele disse que ia tentar. Depois de dois dias ele me ligou e falou: ‘Está autorizado!’. Na hora liguei para o Claudio Rabelo e pedi para ele fazer a letra! (risos). O resultado foi 1 milhão de discos vendidos em um mês", disse.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage

John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O grande segredo da produtividade dos Beatles, segundo o filho de John Lennon
O maior arrependimento do filho de John Lennon na guitarra, segundo o próprio
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
O grande ídolo com quem Brian May se arrepende de nunca ter trabalhado
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit amargo em que John Lennon ataca um dos maiores vilões da história dos Beatles
O artista universal que John Lennon sabia que jamais alcançaria


