Baterista do Exodus elogia ciência e quer ajudar outros contra o câncer
Por Emanuel Seagal
Postado em 04 de janeiro de 2022
Tom Hunting, baterista do Exodus, que passou por uma gastrectomia em julho do ano passado, falou sobre sua luta contra o câncer durante entrevista concedida ao "Put Up Your Dukes", o podcast apresentado por Rob Dukes, ex-vocalista do Exodus.
"Passei por uma cirurgia em julho, tive quimioterapia, gastrectomia […] é uma jornada louca, e através disso também encontraram mesotelioma no meu abdômen, e passei por uma cirurgia para isso também, e é isso que eles estão observando agora, e estou tendo imunoterapia. A quimio é como uma bomba nuclear. Eles colocam em você, e ela vai lá e mata tudo: células cancerígenas, células saudáveis, tudo é obliterado. É difícil, é difícil para o seu corpo, tudo", disse Tom.
Ao ser questionado se fumou maconha para ajudar com a dor e recuperação da quimioterapia, ele disse: "Não tenho fumado nada. Desde 11 de fevereiro de 2020 parei de fumar cigarros. Eu fumei um cigarro no dia antes da minha cirurgia porque eu estava extremamente nervoso, até tentei fugir da cirurgia, eu liguei e falei 'Ei, eu não estou emocionalmente preparado para isso. Vocês não podem salvar 50% do estômago?' (risos), e eles, 'Não. É um tumor muito agressivo, temos que nos certificar, vamos pegá-lo.'"
Tom acrescentou: "Então é aí que estou na jornada agora. Estou tendo imunoterapia. Como eu disse, a quimioterapia é como uma bomba nuclear que mata tudo, e a imunoterapia é mais parecida com… ela treina seu sistema imunológico para matar qualquer atividade nociva no nível celular. É muito parecido com alguns dos medicamentos para HIV que eles têm hoje em dia, e é muito parecido com a vacina contra o COVID. Diz ao seu sistema imunológico para matar isso. Se for nocivo e estiver no seu corpo, treina seu sistema imunológico para matá-lo. Estou com a ciência. Ela me trouxe até aqui, e posso viver".
Tom afirmou que quer usar sua experiência na luta contra o câncer para ajudar outras pessoas. "Não estou qualificado agora, mas acho que em mais alguns meses eles vão me considerar qualificado para falar com outras pessoas sobre esta doença, e farei isso, pois quero que as pessoas saibam sobre isso e quero que se testem".
Rob Dukes respondeu dizendo que quer fazer o mesmo em relação à sobriedade. Ele disse: "Recentemente me perguntaram como sobrevivi por 10 anos num ônibus de turnê com um banco de bêbados e malucos. Penso em mergulhar nisso, pois é algo pessoal, e é uma boa mensagem que você está espalhando."
Tom Hunting voltou aos shows com o Exodus no início de outubro no festival Aftershock. O Exodus lançou seu décimo primeiro disco de estúdio, "Persona Non Grata", pela Nuclear Blast Records, no dia 19 de novembro de 2021. Ouça o álbum no player a seguir.
Assista abaixo o bate-papo completo, em inglês, entre Tom Hunting e Rob Dukes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps