Lobão incorporou o Exu Caveira e isso o salvou quando fizeram trabalho para ele morrer
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de fevereiro de 2022
O compositor Lobão passou por diversas situações inusitadas ao longo de sua juventude e uma delas ocorreu quando o músico tinha apenas 12 anos de idade. Nessa ocasião, o futuro artista participava de reuniões de umbanda e certa vez resolveu conversar com a entidade Exu Caveira, que o incorporou no seu quarto.
"Desde minha primeira infância, sempre tive isso de que eu poderia desaparecer. Tive uma doença chamada nefrose e fui um dos primeiros da América Latina a ser curado. Depois, comecei a ler Nietzsche e virei cambono em um centro de umbanda. Eu era um intérprete, o cara que interpretava o Tranca Rua. Tinha uma outra sessão mais barra pesada que era o Exu Caveira. Eu fiquei fascinado. Ele ficava curvado, quebrava garrafas. Esse cara tem problemas! (risos). Um dia, botei um disco do Pink Floyd em casa meio fantasmagórico, que era o ‘A Saucerful of Secrets’, fiz um altar e fiquei lá chamando o Exu Caveira. Eu disse que queria oferecer um amparo, um lugar onde ele não precisasse fazer nada. Eu ia dar carinho e descanso. Disse que ele podia descer, que eu segurava a onda. Do nada, eu caio no chão, começo a me estrebuchar. Eu tinha 12 anos nessa época! Aí acordei no chão e tudo estava jogado no chão no quarto. Todas as gavetas jogadas no chão. Tinha uma garrafa de álcool no chão. Minha mesa de botão estava quebrada. Eu estava enjoado. Abri a porta, vomitei no banheiro e chamei minha mãe. Contei para ela e ela se desesperou", disse.
O assunto foi comentado por Lobão durante sua participação no podcast Inteligência Ltda. Continuando a história, o compositor disse que a partir de então começou a procurar explicações e tratamento até que uma bruxa disse para ele que na verdade o Exu Caveira estava salvando o Lobão de um trabalho que tinha como objetivo levar o cantor à morte.
"Eu fiquei com essa sequela. Se eu falasse mais tarde: ‘Exu Caveira’, eu caía incorporado. Eu estava tomando café um dia e aconteceu isso. Fui a vários neurologistas e ninguém resolveu. Como eu tinha 1,80 metro, eles falavam que eu cresci muito e o corpo não estava comportando minha cabeça, que ficou pequenininha. Um disse que eu tinha disritmia, outro falou em mediunidade. O fato é que tomei remédio. Eu ficava ligado, tomava Rivotril e parecia um fantasma. Isso aconteceu em minha juventude inteira. Eu ficava pensando se era mesmo o Exu Caveira. Quando comecei a virar artista, fui em um centro espírita. Tive um relacionamento com uma bruxa e aprendi muita coisa com ela. Joguei tarô e tudo. Então, nessa época, minha mãe morreu e uma vidente disse que eu tinha sorte, porque fizeram um trabalho para eu morrer, mas o Exu Caveira disse que não era hora de eu morrer. Depois, fiz tratamento com um médico italiano com lanternas. Ele disse que houve algum distúrbio na hora da minha amamentação. Algo como ficar vesgo tentando enxergar a teta da mãe. Eu ficava de cabeça para baixo, ele ficava 1 hora ajustando meu nervo ótico. Ele disse que em 6 meses eu não teria mais nada. Depois de 6 meses, nunca mais tive nada", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween

Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
Lobão: pedindo humilde perdão de Gil, Caetano e Chico Buarque


