A fundamental diferença que havia entre Renato Russo e Cazuza, segundo Alvin L.
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2022
O músico Alvin L., da banda Rapazes de Vida Fácil, foi um grande amigo de Renato Russo e viveu de perto a cena do rock nacional dos anos 1980. Em entrevista ao canal Corredor 5, apresentado por Clemente Guimarães, o artista refletiu sobre diferenças fundamentais que existiam entre Cazuza e Renato Russo.
"O Renato Russo era meu amigo. Não penso na figura histórica. Alguém outro dia quis tocar em mim porque eu conhecia o Renato. Agora, o Cazuza era dionisíaco. O Renato era apolíneo. O Cazuza era o da carne, da vida, do mundo que está à sua volta. Já o Renato, era do mundo interior. Ele falava da sua alma. Outra diferença é que o Cazuza solo era mais feito para o mercado pop, enquanto a Legião Urbana era uma banda de rock. O rock tem essa coisa de não envelhecer. Tá com a cara da época, mas não parece velho. Se você ouvir Led Zeppelin, não parece velho. Beatles tem a cara dos anos 1960, mas não envelheceu. Não sei o motivo. O rock é um deus que não envelhece. Mas também que não perdoa", disse.
Em outro ponto, Clemente deu sua visão sobre o assunto e explicou que não curte tanto a fase solo de Cazuza. "Foi o Cazuza que me transformou como ser humano. Meu pai era meio míope. O Cazuza fez eu questionar várias coisas. O Renato vinha muito mais aprofundado na minha adolescência. O Cazuza dizia ‘Vou te amar daqui até a Constante Ramos’. Hoje em dia, tenho menos paciência para ouvir as músicas do Cazuza solo, até porque acho que a produção ficou datada. Hoje, é difícil ouvir ‘Brasil’, por exemplo", refletiu.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps