A curiosa história da composição de "Sweet Child O' Mine", segundo guitarrista do Guns
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de fevereiro de 2022
Com a incrível marca de 1,1 bilhão de reproduções no Spotify, o hit "Sweet Child O’ Mine" é um dos maiores sucessos não só do Guns N’ Roses, mas de toda década de 1980. Em entrevista para a Guitar Center traduzida pelo canal Arte Legendada, o guitarrista Slash relembrou o passo a passo de como foi o processo de composição do clássico, que aparece no álbum "Appetite For Destruction" (1987).
Guns N' Roses - Mais Novidades
"Essa música surgiu quando o Guns N' Roses inteiro estava em uma casa. O lugar estava basicamente destruído. Não sei há quanto tempo a gente morou lá, mas era tipo um abrigo. Eu e o Izzy éramos os únicos que realmente moravam lá. O Duff e o Axl vinham visitar às vezes. Então, em uma tarde, eu, Izzy e Duff estávamos sentados no andar debaixo e eu estava tocando minha guitarra. O Izzy também. Não lembro de onde surgiu a melodia do riff, mas comecei do nada a tocar esse padrão. Era um processo. Eu ia descobrindo conforme ia colocando cada nota. Acabou se tornando algo que ficava repetindo, sabe?", comentou.
Em seguida, Slash explica que Axl Rose escreveu a letra e tudo aconteceu de uma maneira natural, sem fórmulas, como sempre acontecia no caso do Guns N’ Roses.
"Nesse meio do caminho, o Izzy começou a tocar os acordes. Acho que o Axl ouviu a gente tocando. Ele estava no andar de cima. Sem a gente saber, ele começou a escrever uma letra. Uns dias depois, estávamos em um ensaio, fazendo uma pré-produção acho. O Axl falou: 'Toquem aquela música que vocês estavam tocando outro dia'. Eu perguntei: 'Que música você está falando?'. Ele disse: 'Aquilo que vocês estavam tocando no andar debaixo'. Então a música veio daí! A música se escreveu sozinha, assim como todas as músicas do Guns N' Roses. Não tinha fórmula ou padrão. A música inteira tomou forma naquela tarde", disse.
Para concluir, Slash revelou qual parte da música gosta mais e disse como surgiu a parte do "Where do we go now". "Para mim, a parte mais libertadora da música é o solo. Tem umas mudanças de acorde. O resto é meio baladinha demais para meu gosto. Então, gravamos umas demos de 'Sweet Child O' Mine' e nesse processo da demo surgiu a parte do 'Where do we go now'. Lembro que tinha uma paradinha. Aí o Axl falou: 'Tá, mas para onde vamos agora'? ('Where do we go' em português). Aí isso entrou na música", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
O filme que mostra Ozzy, Kiss e Aerosmith em entrevistas que hoje seriam canceladas
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As duas músicas mais importantes de qualquer álbum do The Cure, segundo Robert Smith
O melhor álbum do Aerosmith segundo o baixista Tom Hamilton
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
As bandas que mais marcaram a vida de Carl Palmer, segundo o próprio
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
Nergal, do Behemoth, assiste show do Guns N' Roses ao lado do palco
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


