RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemA banda brasileira que Bruno Sutter achou que não fosse de verdade devido técnica extrema

imagemA música "vergonhosa" do Nightwish que Tuomas Holopainen escreveu após decepção amorosa

imagemRegis Tadeu: crítico musical foi realmente convidado pela banda Coldplay para o show?

imagemO sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil

imagemMorre a mulher do casal que estampa a icônica capa do álbum "Woodstock"

imagemHelloween está trabalhando em próximo disco; Kiske não sabe se vai colaborar com ideias

imagemIan Gillan diz que vomitou quando viu capa de "Born Again" e destruiu 20 cópias do disco

imagemEm vídeo, o surpreendente ranking de bandas de metal mais pesquisadas no Google de 2007 a 2022

imagemAs 10 piores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT

imagemCapital Inicial: A fase mais barra pesada da vida de Dinho Ouro Preto

imagemBlack Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"

imagemA lição de moral que a vocalista do Arch Enemy dá aos críticos do veganismo

imagemO mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça

imagemMorte de Chris Cornell mudou a visão do Soundgarden sobre o Rock and Roll Hall of Fame

imagemA diferença entre Renato Russo e Cazuza, segundo diretora do Circo Voador


Desolate

Bob Dylan: Leia na íntegra sua primeira resenha no New York Times, aos 20 anos

Por André Garcia
Postado em 02 de fevereiro de 2022

Quem leu a edição de 29 de setembro de 1961 do New York Times encontrou, entre outras coisas, uma resenha de Robert Sheldon. Ela falava sobre a apresentação de um jovem de apenas 20 anos chamado Bob Dylan, que no ano anterior havia chegado na cidade em busca de espaço em sua efervescente cena folk.

Bruce Dickinson

Dylan se destacou terminando o ano de 1961 como uma figura proeminente. Pelo menos em parte isso foi graças à publicação da resenha de Sheldon. O jornalista apareceu num show do prodígio compositor após muita insistência dele, e suas impressões você confere traduzidas na íntegra abaixo:

"Uma radiante cara nova está surgindo na música folk na Gerde’s Folk City. Apesar de ter apenas 20 anos, Bob Dylan possui um estilo dos mais distintos a tocar num cabaré em Manhattan em meses.

Parecendo uma mistura de coroinha com beatnik, o senhor Dylan tem um olhar angelical e um cabelo despenteado que cobre parcialmente com uma boina de veludo preto. Suas roupas podem precisar de um alfaiate, mas quando ele toca violão, gaita ou piano, e compõe novas músicas mais rápido do que consegue se lembrar delas... não há dúvida de que ele está explodindo de talento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A voz do senhor Dylan não é bonita. Ele está ciente tentando capturar a beleza rude de um camponês do sul meditando uma melodia em sua varanda. Carregando essa bagagem em suas notas, a intensidade permeia suas canções.

Humor câmera lenta

Senhor Dylan é tanto cômico quanto trágico. Como um ator de vaudeville no circuito rural, despeja uma variedade de monólogos musicais engraçados: "Talking Bear Mountain" satiriza a superlotação de um barco de excursão, "Talking New York" satiriza sua falta de reconhecimento e "Talking Havah Nagilah" zomba da moda da música folk e de si próprio.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando fala sério, senhor Dylan parece estar atuando em um filme em câmera lenta. Frases são desenroladas e esticadas até você temer que elas se rompam. Ele balança a cabeça e o corpo, fecha os olhos em devaneio, parece em busca de uma palavra ou sentimento, então resolve a tensão com graça encontrando ambos.

Ele pode murmurar a letra de "House of the Rising Sun" rosnando ou soluçando quase incompreensível, ou claramente enunciar a pungência poética de um blues de Blind Lemon Jefferson.

A abordagem altamente pessoal de Dylan em relação à música folk ainda está em evolução. Ele vem absorvendo influências como uma esponja. Algumas vezes, o drama que ele almeja cai num melodrama equivocado e sua interpretação ameaça descambar para o excesso de maneirismos.

Se por um lado não é para todos os gostos, a sua produção musical tem a marca da originalidade e inspiração, o que é ainda mais notável pela sua juventude. O senhor Dylan é vago em relação a de onde ele veio e quando nasceu, mas o que importa é para onde está indo, e isso parece ser direto para cima."

Fonte:
https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/97/05/04/reviews/dylan-gerde.html

Curte Bob Dylan? Então confira como ele conheceu os Beatles — e como isso transformou a carreira de ambos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 2000

"Lost In Translation": "Rainy Day Women # 12 & 35"


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.