Jimmy Page: Guitarristas exaltam sua genialidade como músico e produtor
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2022
A carreira de Jimmy Page começou tão cedo que ele ainda era um adolescente quando começou a se destacar como um dos principais guitarristas da Inglaterra. Assim, aos 20 anos ele já era um dos mais disputados músicos de estúdio do país.
Com a formação do Led Zeppelin, entretanto, sua carreira atingiu níveis estratosféricos. Desde os anos 70, a coisa mais comum do mundo é ver seu nome mencionado entre os maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.
Isso fica evidente no garimpo de declarações de grandes guitarristas feito pelo site loudersound.com, que reconhecem e reverenciam sua genialidade, tanto como músico quanto como produtor.
Billy Gibbons, do ZZ Top
Jimmy é um guitarrista muito bom em diversos aspectos. Ele tem o timbre, tem estilo… Ele pode fazer um solo com uma corda só, com velocidade e elegância. Incrível! A habilidade dele cobre tantos pontos que é impressionante. Sua bagagem como músico de estúdio deu a ele uma visão panorâmica de como as coisas funcionam: a composição, gravação e ainda o dom de levar aquilo para o palco. Um baita showman em todos os aspectos.
Como produtor, Jimmy cuidou do andamento e sonoridade de tantas músicas diferentes... É realmente um desafio sair de uma música pauleira e entrar numa "Staiway to Heaven" com confiança entregar algo ótimo. Essa é a especialidade dele. Led Zeppelin é rock n roll purinho, de cabo a rabo.
Ace Frehley, do Kiss
Jimmy fez de tudo, e é isso o que impressiona nele. Quando você pensa em Jimmy Page hoje… ninguém fazia o que ele estava fazendo! Caras como Hendrix e Eric Clapton tinham produtores. Eric Clapton não compunha tanto no começo de carreira quanto Jimmy Page, que compunha, tocava maravilhosamente, e ainda produzia. Eu não consigo pensar em ninguém que tenha feito o que Page fazia naquela época.
Paul Stanley, do Kiss
O interessante nos guitarristas do Yardbirds foi como cada um levou seu amor pelo blues pra uma direção completamente diferente. Principalmente se você pegar Jeff Beck e Jimmy Page, que eram menos puristas e mais aventureiros. É interessante notar que Jeff Beck Group, formado após ele deixar o Yardbirds, e Led Zeppelin surgiram praticamente juntos.
O primeiro show do Led Zeppelin como Led Zeppelin foi em outubro de 1968 (...) O disco do Jeff Beck ["Truth"] saiu em agosto de 1968. De certa forma, ambos foram concebidos ao mesmo tempo. É interessante observar como foi mais ampla a visão de Jimmy Page, ele entendeu as complexidades e sutilezas da produção e arranjos, e tinha essa carta na manga.
Por mais brilhante que Jeff Beck fosse, aquilo ele não conseguiria fazer. Quer fosse pelas limitações das pessoas com quem ele tocava, algo que ele confessou que o frustrava muito, ou pelo simples fato de que Jimmy Page foi um visionário. Jeff Beck precisava usar seu talento fenomenal na guitarra para tentar compensar a falta de um material interessante ou original.
O melhor de Jimmy Page é que ele trouxe muitas influências diferentes para o caldeirão, e percebeu que para algo ser pesado não necessariamente tinha que ser rústico. Parte do que torna algo pesado é a profundidade, complexidade ou a sutileza. Era um cara que tocava música celta, rockabilly, folk americano e música estrangeira, além da óbvia admiração por Robert Johnson e seus seguidores.
Joe Satriani
Qualquer um pode comprar uma Les Paul e um Marshall, mas tirar deles a sonoridade de Jimmy Page ninguém consegue - aquilo está na ponta de seus dedos! O bom dele é que ele compunha, produzia, arranjava e ainda era um membro da banda. É quase como se jogasse sozinho! Ele estava só no topo da montanha sendo tão criativo em tantos aspectos do rock… Basta pegar um daqueles ótimos discos do Led Zeppelin e observar como ele escolhia tocar e gravar a si mesmo. É incrível! Ele criou mais que um estilo, criou um gênero, e todos nós meio que o seguimos.
Ritchie Blackmore, do Deep Purple
Eu sempre digo que Jimmy Page tem uma visão incrível de todo o contexto musical da banda. Ele não se limita a solar, como a maioria dos guitarristas, ele ouve todo o arranjo da música e agrega cores a ela com sua noção de produtor. Então, com o Led Zeppelin ele é o produtor e também o compositor, o intérprete — e ainda é o guitarrista! Eu fico feliz de ver que Jimmy Page se tornou um nome tão famoso. Ele é um dos maiores talentos que tem por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Como o Guns N' Roses torrou 50 milhões de reais gravando o clipe mais caro da história
A prática de artistas como Axl Rose que Humberto Gessinger considera infantil
A música "dançante" dos anos 2000 que bateu recorde histórico no Spotify


3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
John Bonham: Tony Iommi explica por que ele sempre era demitido das bandas
O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull



