Jimmy Page: Guitarristas exaltam sua genialidade como músico e produtor
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2022
A carreira de Jimmy Page começou tão cedo que ele ainda era um adolescente quando começou a se destacar como um dos principais guitarristas da Inglaterra. Assim, aos 20 anos ele já era um dos mais disputados músicos de estúdio do país.
Com a formação do Led Zeppelin, entretanto, sua carreira atingiu níveis estratosféricos. Desde os anos 70, a coisa mais comum do mundo é ver seu nome mencionado entre os maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.
Isso fica evidente no garimpo de declarações de grandes guitarristas feito pelo site loudersound.com, que reconhecem e reverenciam sua genialidade, tanto como músico quanto como produtor.
Billy Gibbons, do ZZ Top
Jimmy é um guitarrista muito bom em diversos aspectos. Ele tem o timbre, tem estilo… Ele pode fazer um solo com uma corda só, com velocidade e elegância. Incrível! A habilidade dele cobre tantos pontos que é impressionante. Sua bagagem como músico de estúdio deu a ele uma visão panorâmica de como as coisas funcionam: a composição, gravação e ainda o dom de levar aquilo para o palco. Um baita showman em todos os aspectos.
Como produtor, Jimmy cuidou do andamento e sonoridade de tantas músicas diferentes... É realmente um desafio sair de uma música pauleira e entrar numa "Staiway to Heaven" com confiança entregar algo ótimo. Essa é a especialidade dele. Led Zeppelin é rock n roll purinho, de cabo a rabo.
Ace Frehley, do Kiss
Jimmy fez de tudo, e é isso o que impressiona nele. Quando você pensa em Jimmy Page hoje… ninguém fazia o que ele estava fazendo! Caras como Hendrix e Eric Clapton tinham produtores. Eric Clapton não compunha tanto no começo de carreira quanto Jimmy Page, que compunha, tocava maravilhosamente, e ainda produzia. Eu não consigo pensar em ninguém que tenha feito o que Page fazia naquela época.
Paul Stanley, do Kiss
O interessante nos guitarristas do Yardbirds foi como cada um levou seu amor pelo blues pra uma direção completamente diferente. Principalmente se você pegar Jeff Beck e Jimmy Page, que eram menos puristas e mais aventureiros. É interessante notar que Jeff Beck Group, formado após ele deixar o Yardbirds, e Led Zeppelin surgiram praticamente juntos.
O primeiro show do Led Zeppelin como Led Zeppelin foi em outubro de 1968 (...) O disco do Jeff Beck ["Truth"] saiu em agosto de 1968. De certa forma, ambos foram concebidos ao mesmo tempo. É interessante observar como foi mais ampla a visão de Jimmy Page, ele entendeu as complexidades e sutilezas da produção e arranjos, e tinha essa carta na manga.
Por mais brilhante que Jeff Beck fosse, aquilo ele não conseguiria fazer. Quer fosse pelas limitações das pessoas com quem ele tocava, algo que ele confessou que o frustrava muito, ou pelo simples fato de que Jimmy Page foi um visionário. Jeff Beck precisava usar seu talento fenomenal na guitarra para tentar compensar a falta de um material interessante ou original.
O melhor de Jimmy Page é que ele trouxe muitas influências diferentes para o caldeirão, e percebeu que para algo ser pesado não necessariamente tinha que ser rústico. Parte do que torna algo pesado é a profundidade, complexidade ou a sutileza. Era um cara que tocava música celta, rockabilly, folk americano e música estrangeira, além da óbvia admiração por Robert Johnson e seus seguidores.
Joe Satriani
Qualquer um pode comprar uma Les Paul e um Marshall, mas tirar deles a sonoridade de Jimmy Page ninguém consegue - aquilo está na ponta de seus dedos! O bom dele é que ele compunha, produzia, arranjava e ainda era um membro da banda. É quase como se jogasse sozinho! Ele estava só no topo da montanha sendo tão criativo em tantos aspectos do rock… Basta pegar um daqueles ótimos discos do Led Zeppelin e observar como ele escolhia tocar e gravar a si mesmo. É incrível! Ele criou mais que um estilo, criou um gênero, e todos nós meio que o seguimos.
Ritchie Blackmore, do Deep Purple
Eu sempre digo que Jimmy Page tem uma visão incrível de todo o contexto musical da banda. Ele não se limita a solar, como a maioria dos guitarristas, ele ouve todo o arranjo da música e agrega cores a ela com sua noção de produtor. Então, com o Led Zeppelin ele é o produtor e também o compositor, o intérprete — e ainda é o guitarrista! Eu fico feliz de ver que Jimmy Page se tornou um nome tão famoso. Ele é um dos maiores talentos que tem por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987
A curiosa e humilde reação de Axl Rose, do Guns, ao ser eleito "melhor vocalista"
David Gilmour sobre o Live 8: "Nós éramos o Pink Floyd; Roger Waters era nosso convidado"

O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio



