Quantas vezes os Beatles atravessaram a Abbey Road para a icônica capa?
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de março de 2022
Uma das capas mais famosas da história da música é a que mostra os Beatles atravessando a Abbey Road no álbum que leva o mesmo nome da rua e que foi lançado em 1969. Mas você já parou para se perguntar quantas vezes a banda precisou realizar a travessia para obter o resultado esperado?
Em um vídeo no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan explicou a história por trás dessa foto, que foi clicada pelo fotógrafo Iain Macmillan.
"As gravações do álbum já estavam prontas, mas o ânimo não estava legal entre a banda. O Paul McCartney ficou com o trabalho de decidir como seria a capa do disco. Eles pensaram em colocar simplesmente o nome da rua e atravessá-la. A ideia mesmo de quem falou ‘vamos atravessar’ ainda é sujeita a debates. Aí entra um fotógrafo chamado Iain Macmillan, que havia sido apresentado ao John Lennon por Yoko Ono. O John ficou impressionado com o trabalho do cara e foi ele quem tirou aquela foto", diz Gilvan.
Segundo Gilvan, depois de conseguir a liberação da prefeitura, foi a hora dos Beatles passarem a atravessar a Abbey Road até que uma foto saísse boa o suficiente.
"Os Beatles estavam sentados nos degraus dos estudos da EMI esperando o Macmillan liberar. Eles conversaram com a prefeitura para ver se dava para segurar o trânsito, seria algo de 10 minutos. A polícia disse que ajudaria e os Beatles se prepararam, vestiram seus ternos. O Paul veio de chinelo porque estava muito quente em Londres. Foram tiradas seis fotos naquela ocasião. O fotógrafo ia escolher uma delas depois. Na primeira vez, o John Lennon olhou para o outro lado. Aí eles atravessam mais uma vez e o tráfego começou a ficar mais intenso. Eles tentam outra vez, no sentido da esquerda para a direita, mas aparece um ônibus", explicou.
Por fim, Gilvan explica que no total foram seis travessias, mas que a quinta acabou sendo a escolhida para a capa.
"O Paul já começa a ir descalço agora, e atravessam mais uma vez. Na quinta fez, a distância entre eles ficou muito bem feita, as pernas parecem que foram combinadas. Depois, tentaram novamente atravessar de volta, mas o Ringo ficou muito para trás. O grande problema das fotos foram as pernas. Então, o Paul escolheu a quinta foto para ser a capa. Acabou que a rua virou um ponto turístico de Londres", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Mamonas Assassinas: quanto custa a lista de compras exigida pela mulher de "1406"?
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A música do Aerosmith que seria a favorita de Steven Tyler para cantar ao vivo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence

Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
A homenagem que os Rolling Stones fizeram aos Beatles em uma capa de disco
Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


