Quantas vezes os Beatles atravessaram a Abbey Road para a icônica capa?
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de março de 2022
Uma das capas mais famosas da história da música é a que mostra os Beatles atravessando a Abbey Road no álbum que leva o mesmo nome da rua e que foi lançado em 1969. Mas você já parou para se perguntar quantas vezes a banda precisou realizar a travessia para obter o resultado esperado?
Em um vídeo no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan explicou a história por trás dessa foto, que foi clicada pelo fotógrafo Iain Macmillan.
"As gravações do álbum já estavam prontas, mas o ânimo não estava legal entre a banda. O Paul McCartney ficou com o trabalho de decidir como seria a capa do disco. Eles pensaram em colocar simplesmente o nome da rua e atravessá-la. A ideia mesmo de quem falou ‘vamos atravessar’ ainda é sujeita a debates. Aí entra um fotógrafo chamado Iain Macmillan, que havia sido apresentado ao John Lennon por Yoko Ono. O John ficou impressionado com o trabalho do cara e foi ele quem tirou aquela foto", diz Gilvan.
Segundo Gilvan, depois de conseguir a liberação da prefeitura, foi a hora dos Beatles passarem a atravessar a Abbey Road até que uma foto saísse boa o suficiente.
"Os Beatles estavam sentados nos degraus dos estudos da EMI esperando o Macmillan liberar. Eles conversaram com a prefeitura para ver se dava para segurar o trânsito, seria algo de 10 minutos. A polícia disse que ajudaria e os Beatles se prepararam, vestiram seus ternos. O Paul veio de chinelo porque estava muito quente em Londres. Foram tiradas seis fotos naquela ocasião. O fotógrafo ia escolher uma delas depois. Na primeira vez, o John Lennon olhou para o outro lado. Aí eles atravessam mais uma vez e o tráfego começou a ficar mais intenso. Eles tentam outra vez, no sentido da esquerda para a direita, mas aparece um ônibus", explicou.
Por fim, Gilvan explica que no total foram seis travessias, mas que a quinta acabou sendo a escolhida para a capa.
"O Paul já começa a ir descalço agora, e atravessam mais uma vez. Na quinta fez, a distância entre eles ficou muito bem feita, as pernas parecem que foram combinadas. Depois, tentaram novamente atravessar de volta, mas o Ringo ficou muito para trás. O grande problema das fotos foram as pernas. Então, o Paul escolheu a quinta foto para ser a capa. Acabou que a rua virou um ponto turístico de Londres", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps