Joe Satriani conta como foi substituir Ritchie Blackmore no Deep Purple em 1993
Por André Garcia
Postado em 24 de março de 2022
Em 1993, Ritchie Blackmore abandonou o palco durante um show do Deep Purple, e bem no meio de uma turnê. Aquela não foi sua primeira saída da banda, mas foi a última. Para seu lugar o escolhido foi o 15 vezes vencedor do Grammy Joe Satriani, considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Sendo fã da banda desde garoto, ele não hesitou em aceitar a missão de salvar o pescoço dela fazendo os shows restantes. Ian Gillan e companhia até queriam que ele ficasse em definitivo, mas a gravadora do virtuoso guitarrista não gostou da ideia, que acabou não rolando.
Conforme publicado pelo site Rock Celebrities, Satriani contou como foi para ele se juntar ao Deep Purple mal tendo tempo de aprender as músicas antes de fazer sua estreia:
"Quando recebi a ligação para substituir Ritchie na banda, eu recusei na hora, porque pra mim ninguém poderia substituir Ritchie Blackmore. Não tem como. Claro que eu mudei de ideia, porque eu queria muito tocar com aqueles caras. Estava disposto a aguentar a ira dos fãs para subir no palco ou entrar numa sala e tocar com eles."
"Eu acabei pegando umas fitas com Roger uma semana antes de voar para o Japão e começar a turnê. (...) Se não me engano, elas eram do show (...) que Ritchie foi embora na metade, então uma fita tinha guitarra e a outra não. Foi com aquilo que eu tive que tirar as músicas."
"Eu cheguei em Tóquio e nós fizemos um ensaio numa sala de tamanho médio, acusticamente morta. A banda estava preparada, do jeito que estaria no palco. Eu pluguei a guitarra e tocamos "Highway Star", eu não podia acreditar naquilo, porque mesmo naquela sala a banda soava exatamente como no "Machine Head"! Eu pirei! (...) Eu fiquei tão impressionado com a musicalidade deles, a gentileza, e por terem aceitado este garoto de Long Island."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps