Joe Satriani conta como foi substituir Ritchie Blackmore no Deep Purple em 1993
Por André Garcia
Postado em 24 de março de 2022
Em 1993, Ritchie Blackmore abandonou o palco durante um show do Deep Purple, e bem no meio de uma turnê. Aquela não foi sua primeira saída da banda, mas foi a última. Para seu lugar o escolhido foi o 15 vezes vencedor do Grammy Joe Satriani, considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Sendo fã da banda desde garoto, ele não hesitou em aceitar a missão de salvar o pescoço dela fazendo os shows restantes. Ian Gillan e companhia até queriam que ele ficasse em definitivo, mas a gravadora do virtuoso guitarrista não gostou da ideia, que acabou não rolando.
Conforme publicado pelo site Rock Celebrities, Satriani contou como foi para ele se juntar ao Deep Purple mal tendo tempo de aprender as músicas antes de fazer sua estreia:
"Quando recebi a ligação para substituir Ritchie na banda, eu recusei na hora, porque pra mim ninguém poderia substituir Ritchie Blackmore. Não tem como. Claro que eu mudei de ideia, porque eu queria muito tocar com aqueles caras. Estava disposto a aguentar a ira dos fãs para subir no palco ou entrar numa sala e tocar com eles."
"Eu acabei pegando umas fitas com Roger uma semana antes de voar para o Japão e começar a turnê. (...) Se não me engano, elas eram do show (...) que Ritchie foi embora na metade, então uma fita tinha guitarra e a outra não. Foi com aquilo que eu tive que tirar as músicas."
"Eu cheguei em Tóquio e nós fizemos um ensaio numa sala de tamanho médio, acusticamente morta. A banda estava preparada, do jeito que estaria no palco. Eu pluguei a guitarra e tocamos "Highway Star", eu não podia acreditar naquilo, porque mesmo naquela sala a banda soava exatamente como no "Machine Head"! Eu pirei! (...) Eu fiquei tão impressionado com a musicalidade deles, a gentileza, e por terem aceitado este garoto de Long Island."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts

10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Ian Gillan revela inveja que Luciano Pavarotti sentia de sua liberdade artística
Para Ian Gillan, ninguém toca "Smoke on the Water" como Ian Paice (sobrou para Lars Ulrich)
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple
A obra-prima do Deep Purple que Ritchie Blackmore disse que foi arruinada por Ian Gillan


