Joe Satriani conta como foi substituir Ritchie Blackmore no Deep Purple em 1993
Por André Garcia
Postado em 24 de março de 2022
Em 1993, Ritchie Blackmore abandonou o palco durante um show do Deep Purple, e bem no meio de uma turnê. Aquela não foi sua primeira saída da banda, mas foi a última. Para seu lugar o escolhido foi o 15 vezes vencedor do Grammy Joe Satriani, considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Sendo fã da banda desde garoto, ele não hesitou em aceitar a missão de salvar o pescoço dela fazendo os shows restantes. Ian Gillan e companhia até queriam que ele ficasse em definitivo, mas a gravadora do virtuoso guitarrista não gostou da ideia, que acabou não rolando.
Conforme publicado pelo site Rock Celebrities, Satriani contou como foi para ele se juntar ao Deep Purple mal tendo tempo de aprender as músicas antes de fazer sua estreia:
"Quando recebi a ligação para substituir Ritchie na banda, eu recusei na hora, porque pra mim ninguém poderia substituir Ritchie Blackmore. Não tem como. Claro que eu mudei de ideia, porque eu queria muito tocar com aqueles caras. Estava disposto a aguentar a ira dos fãs para subir no palco ou entrar numa sala e tocar com eles."
"Eu acabei pegando umas fitas com Roger uma semana antes de voar para o Japão e começar a turnê. (...) Se não me engano, elas eram do show (...) que Ritchie foi embora na metade, então uma fita tinha guitarra e a outra não. Foi com aquilo que eu tive que tirar as músicas."
"Eu cheguei em Tóquio e nós fizemos um ensaio numa sala de tamanho médio, acusticamente morta. A banda estava preparada, do jeito que estaria no palco. Eu pluguei a guitarra e tocamos "Highway Star", eu não podia acreditar naquilo, porque mesmo naquela sala a banda soava exatamente como no "Machine Head"! Eu pirei! (...) Eu fiquei tão impressionado com a musicalidade deles, a gentileza, e por terem aceitado este garoto de Long Island."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"

"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
A versão do Kid Abelha para "Smoke on the Water", do Deep Purple
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso


