A história de como Gene Simmons descobriu o Van Halen, mas precisou abrir mão
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2022
O baixista e vocalista Gene Simmons, do Kiss, já marcou história dentro do rock com sua icônica banda cujos sucessos atravessam gerações. O que pouca gente sabe é que o músico quase realizou outro grande feito quando descobriu a existência do Van Halen, mas precisou abrir mão de realmente empresariar a banda.
O assunto foi comentado por Gene Simmons durante entrevista para Howard Stern e publicada pelo canal Podcast Cortes. Durante o bate papo, o compositor explicou que descobriu o Van Halen e logo os salvou de um contrato que não seria legal.
"Eu descobri o Van Halen no Starwood. Eles iam abrir para uma banda chamada The Boys e eu estava lá para ver. Assim que vi o Van Halen, fui no backstage e encurralei os caras. Eles estavam prestes a assinar com uma fabricante de iogurte. Eu disse para eles não fazerem isso! O fabricante ia dar dinheiro para a banda e eles iam usar o dinheiro para fazer sei lá o que, mas você acaba abrindo mão de um pedaço do que a banda é", disse.
Depois desse primeiro contato, Gene Simmons se ofereceu para produzir a banda em Nova York. Ele disse que precisou abrir mão do gerenciamento do Van Halen porque as pessoas não acreditaram que aqueles seriam a "próxima grande banda americana".
"Me ofereci para levá-los de avião para Nova York no Electric Lady Studios e produzir uma demo. Fiz isso, foram 15 músicas. Os arranjos e a performance acabaram se tornando o que viria a ser os dois primeiros discos deles. Eles assinaram para mim de maneira exclusiva direto com uma das minhas empresas. Eu mostrei para nosso empresário Bill Aucoin e disse para fazermos a coisa inteligente, essa seria uma nova banda sob nossa administração e seria a próxima grande banda americana. Ninguém acreditou! Então, rasguei o contrato e falei: 'Gente, amo vocês, sou um grande fã. Vão nessa'. Em umas duas semanas, eles conseguiram um contrato com a Warner e o resto é história. Não tenho arrependimentos. Se você vê algo e acredita... Não criei o Van Halen, não posso levar o crédito, mas quando você tem um instinto e isso se conecta com algo, vira maior do que você é. Sabia que estava presenciando algo grande", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor

Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Por que a ditadura impediu o Kiss de tocar na Argentina em 1983?
A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno
Quando Peter Criss percebeu que o Kiss estava deixando de ser uma banda de rock
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
A música do Kiss que Ace Frehley adora e foi tocada em raríssimos shows da banda
Gene Simmons explica por que um álbum do Guns N' Roses é um de seus favoritos


