A história de como Gene Simmons descobriu o Van Halen, mas precisou abrir mão
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2022
O baixista e vocalista Gene Simmons, do Kiss, já marcou história dentro do rock com sua icônica banda cujos sucessos atravessam gerações. O que pouca gente sabe é que o músico quase realizou outro grande feito quando descobriu a existência do Van Halen, mas precisou abrir mão de realmente empresariar a banda.
O assunto foi comentado por Gene Simmons durante entrevista para Howard Stern e publicada pelo canal Podcast Cortes. Durante o bate papo, o compositor explicou que descobriu o Van Halen e logo os salvou de um contrato que não seria legal.
"Eu descobri o Van Halen no Starwood. Eles iam abrir para uma banda chamada The Boys e eu estava lá para ver. Assim que vi o Van Halen, fui no backstage e encurralei os caras. Eles estavam prestes a assinar com uma fabricante de iogurte. Eu disse para eles não fazerem isso! O fabricante ia dar dinheiro para a banda e eles iam usar o dinheiro para fazer sei lá o que, mas você acaba abrindo mão de um pedaço do que a banda é", disse.
Depois desse primeiro contato, Gene Simmons se ofereceu para produzir a banda em Nova York. Ele disse que precisou abrir mão do gerenciamento do Van Halen porque as pessoas não acreditaram que aqueles seriam a "próxima grande banda americana".
"Me ofereci para levá-los de avião para Nova York no Electric Lady Studios e produzir uma demo. Fiz isso, foram 15 músicas. Os arranjos e a performance acabaram se tornando o que viria a ser os dois primeiros discos deles. Eles assinaram para mim de maneira exclusiva direto com uma das minhas empresas. Eu mostrei para nosso empresário Bill Aucoin e disse para fazermos a coisa inteligente, essa seria uma nova banda sob nossa administração e seria a próxima grande banda americana. Ninguém acreditou! Então, rasguei o contrato e falei: 'Gente, amo vocês, sou um grande fã. Vão nessa'. Em umas duas semanas, eles conseguiram um contrato com a Warner e o resto é história. Não tenho arrependimentos. Se você vê algo e acredita... Não criei o Van Halen, não posso levar o crédito, mas quando você tem um instinto e isso se conecta com algo, vira maior do que você é. Sabia que estava presenciando algo grande", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps