Jimi Hendrix em 1967 analisando os principais singles lançados em junho
Por André Garcia
Postado em 19 de março de 2022
A Melody Maker é uma das mais tradicionais publicações musicais que já existiu. E na década de 60 ela tinha uma seção chamada Blind Date (encontro às cegas, em livre tradução), onde um convidado ouvia alguns dos lançamentos de singles do mês sem ver a capa, e atacava de crítico musical fazendo sua análise.
Conforme resgatado pelo canal do YouTube Yesterday’s Papers, a edição de junho de 1967 trouxe aquele que era o mais novo astro da cena do rock britânico, o guitarrista Jimi Hendrix.
"Strange Brew" - Cream
Ah, eu reconheço pela primeira nota! Legal. Aquilo foi uma trompa no fundo?
As vozes e a guitarra soam tão bem juntas… Tem um quê da sonoridade de San Francisco.
Eu gosto dessa música por causa do jeito como Eric Clapton toca, o solo dele parece de um guitarrista do sul [dos EUA] chamado Albert King. A guitarra de Eric está soando mais funkeada e relaxada. Ele está mudando aos poucos, mas um cara desses você nunca sabe quando vai sossegar. Poderia ser desastroso se ele se acomodasse.
"Here Comes the Nice" - Small Faces
Eu já ouvi essas vozes em algum lugar. O vocalista soa muito bem! Já sei, isso só pode ser o Small Faces. Eu já ia perguntar se tinha uma garota na banda… A música deles tem pegada, mas soou como uma garota no começo. Essa tem uma batida muito boa! Os backing vocals e a bateria entregaram. É difícil dizer se vai ser um hit. Quando eu vim para cá [Inglaterra] eles estavam realmente fazendo acontecer com músicas como "In My Mind's Eye", mas agora parece que eles não estão mais fazendo muita coisa. Eu conheci um carinha dessa banda. Eles são todos baixinhos, mas eles não soam pequenos, todos eles são caras maneiros. Espero que dê tudo certo para eles, porque é uma banda muito boa, especialmente em termos de imagem. Eles deveriam destacar mais o vocalista. Eu adoraria tentar escrever umas músicas para eles.
"Loving You" - Billy Fury
Isso é um cara inglês cantando? Billy J. Kramer? Billy Fury? Poderia ter um arranjo mais forte para esse tipo de música. Ele canta direitinho, é o tipo de música que eu gostava quando era pequeno. O arranjo que poderia ter sido mais potente. É uma música antiga do Elvis. Pelo menos Billy está recuperando sua reputação. É legal. Eu sinto que está acontecendo. Eu tenho todo tipo de mau pressentimento. Eu acho que as pessoas estão se cansando de nós. Quando a gente voltar para os Estados Unidos, as pessoas vão dizer: "Quem são esses três malucos de cabelo engraçado?" As coisas estão acontecendo tão rápido…
"Let's Live For Today" - The Grass Roots
Eles soam tão artificiais… Me deu vontade de ouvir "Lucy in the Sky with Diamonds" agora. Quem são esses caras? The Grassroots? Em que eles estão enraizados? Esse som é tão meloso…
"She's Leaving Home" - David & Jonathan
O que é isso? Beatles não é. É muito comercial, as vozes são mais lineares, e eu acho que eles puseram eco no violino. É uma banda inglesa tentando soar como os Beatles. Soa como Ringo pra mim. Ringo não saiu em carreira solo… saiu? Essa é uma das músicas mais comerciais do álbum. O disco dos Beatles ["Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967)] é o padrão a ser seguido por todas as bandas no momento. Está todo mundo tão preocupado com os Beatles e o rumo que eles estão seguindo… Isso é uma besteira. Pra mim, deveriam apenas curtir a música.
"She'd Rather Be With Me" - The Turtles
Essa parece um Engelbert piorado. Eles fizeram uma produção tão grandiosa para uma coisa que é tão simples… Eles não precisam de todos esses instrumentos, às vozes deles soam muito bem. A música está matando tudo que eles estão tentando fazer.
"What Good Am I?" - Cilla Black
Parece a versão feminina de Tim Hardin. Ah, agora mudou. Deve ser Cilla Black. Agora me lembra "Sonny & Cher". Aham, curti. A voz dela parece microfonia controlada, de tão potente. Agora ela soa como Dionne Warwick. Meu Deus, o que é que tá rolando hoje em dia? Sim, eu tenho um com pressentimento quanto a essa.
"Come to the Sunshine" - Harpers Bizarre
Isso é uma banda inglesa? São umas vozes esquisitas… O que será isso? O que foi esse som? Sei lá. Parece um conto de fadas, trilha sonora de filme infantil. Pode tirar, se quiser. Essa não é para mim, mas pode ser que venda 20 milhões de cópias. É uma daquelas músicas forçadas com um som completamente comercial. Sem sentimento, sem nada. Foi feita apenas para vender discos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps