Neil Young, em sua autobiografia, relembra como ele começou a ouvir Bob Dylan
Por André Garcia
Postado em 19 de março de 2022
Bob Dylan iniciou sua carreira quando foi para Nova Iorque, em 1961, onde tocou por clubes e bares na lendária Greenwich Village. E foi por lá mesmo que ele conheceu o produtor John Hammond, com quem assinou contrato para seu álbum de estreia, "Bob Dylan" (1962).
No entanto, a notoriedade só chegou realmente para ele em seu segundo disco, "The Freewheelin' Bob Dylan" (1963), um dos principais de sua discografia por conta de clássicos como "Blowin'in the Wind".
E foi justamente nessa época que Neil Young, conforme narrado em sua autobiografia, começou a ouvir Bob Dylan: "A primeira vez que eu ouvi Bob Dylan foi em Winnipeg, por volta de 1963. Estava pensando em como ir para os Estados Unidos, e alguns amigos tinham me falado sobre um possível emprego numa ferrovia."
O cantor canadense foi até a tal ferrovia, onde encontrou os funcionários ouvindo uma música diferente. "Eles estavam sentados, ouvindo um álbum que eu não conhecia. Um cara que estava cantando, tocando gaita e violão. Todos nós escutávamos, absorvendo as palavras. Havia algo diferente ali, na forma como soava."
"Comecei a ouvir Bob mais e mais. (...) As letras, essa nova poesia que deslizava de sua língua, entrava com força na minha mente." Fascinado, Young não parou mais de ouvir Dylan e se tornou mais e mais influenciado por ele com o passar do tempo.
"Ele falou por muitos de nós sem saber. Eu me senti conectado a ele por um momento. Isso foi em Toronto, em 1964 ou 1965. Bob deixou sua marca. Evitei ouvi-lo por um longo tempo, de meados dos anos 60 a meados de dos anos 70, por medo de assimilá-lo tanto a ponto de copiá-lo sem querer."
"Um dia, finalmente consegui pegar a gaita sem medo de copiar Bob, apenas me sentindo influenciado por ele. (...) Ouvi algumas pessoas querendo imitá-lo e jamais gostei. Também ouve pessoas que tentaram me copiar, a ponto de meu pai ter achando que "A Horse With No Name" era minha!"
Fonte: Neil Young - A Autobiografia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps