Neil Young, em sua autobiografia, relembra como ele começou a ouvir Bob Dylan
Por André Garcia
Postado em 19 de março de 2022
Bob Dylan iniciou sua carreira quando foi para Nova Iorque, em 1961, onde tocou por clubes e bares na lendária Greenwich Village. E foi por lá mesmo que ele conheceu o produtor John Hammond, com quem assinou contrato para seu álbum de estreia, "Bob Dylan" (1962).
No entanto, a notoriedade só chegou realmente para ele em seu segundo disco, "The Freewheelin' Bob Dylan" (1963), um dos principais de sua discografia por conta de clássicos como "Blowin'in the Wind".
E foi justamente nessa época que Neil Young, conforme narrado em sua autobiografia, começou a ouvir Bob Dylan: "A primeira vez que eu ouvi Bob Dylan foi em Winnipeg, por volta de 1963. Estava pensando em como ir para os Estados Unidos, e alguns amigos tinham me falado sobre um possível emprego numa ferrovia."
O cantor canadense foi até a tal ferrovia, onde encontrou os funcionários ouvindo uma música diferente. "Eles estavam sentados, ouvindo um álbum que eu não conhecia. Um cara que estava cantando, tocando gaita e violão. Todos nós escutávamos, absorvendo as palavras. Havia algo diferente ali, na forma como soava."
"Comecei a ouvir Bob mais e mais. (...) As letras, essa nova poesia que deslizava de sua língua, entrava com força na minha mente." Fascinado, Young não parou mais de ouvir Dylan e se tornou mais e mais influenciado por ele com o passar do tempo.
"Ele falou por muitos de nós sem saber. Eu me senti conectado a ele por um momento. Isso foi em Toronto, em 1964 ou 1965. Bob deixou sua marca. Evitei ouvi-lo por um longo tempo, de meados dos anos 60 a meados de dos anos 70, por medo de assimilá-lo tanto a ponto de copiá-lo sem querer."
"Um dia, finalmente consegui pegar a gaita sem medo de copiar Bob, apenas me sentindo influenciado por ele. (...) Ouvi algumas pessoas querendo imitá-lo e jamais gostei. Também ouve pessoas que tentaram me copiar, a ponto de meu pai ter achando que "A Horse With No Name" era minha!"
Fonte: Neil Young - A Autobiografia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O riff do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que continuará vivo para sempre
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera


A música que fez Neil Young querer gravar com o Pearl Jam
O disco que foi um fracasso mas tirou Neil Young do buraco com apenas 45 minutos de trabalho
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra


