O dia que Keith Richards caiu de uma árvore em Fiji e quase bateu as botas
Por André Garcia
Postado em 29 de abril de 2022
Décadas na estrada com os Rolling Stones fizeram de Keith Richards um dos mais famosos músicos do planeta. Mesmo assim, tão notória quanto sua carreira foi seu intenso e prolongado abuso de todo tipo de drogas. Mas, apesar de tanto tempo vivendo no limite, o que passou mais perto de fazer ele bater as botas foi uma árvore.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em maio de 2006, o mundo foi pego de surpresa pela notícia de que o rolling stone seria submetido às pressas a uma cirurgia cerebral. O motivo? A queda de uma árvore em Fiji. A Classic Rock relembrou esse inusitado episódio e contou toda a história.
Em sua autobiografia, Richards descreveu seu (quase) algoz: "Era uma árvore baixa e retorcida, que era basicamente um galho horizontal. E tinha uns dois metros de altura." Após nadar, Keith subiu na tal árvore e a queda ocorreu quando ele foi chamado para almoçar.
"Tinha outro galho na minha frente, então eu pensei: 'Vou me segurar nele e descer com cuidado'. Só que eu esqueci que minhas mãos ainda estavam molhadas, e o galho estava coberto de areia, ou algo assim, então não consegui segurar. Eu caí com tudo sobre meus calcanhares, e minha cabeça foi para trás e bateu no tronco. Com força. Foi só isso. Eu nem me preocupei na hora."
Dias depois, ao começar a sentir fortes dores de cabeça, ele fez um exame, que revelou um hematoma cerebral agudo. Havia um sangramento em seu cérebro e ele corria risco de morte, então, com urgência foi contactado o neurocirurgião Andrew Law, da Nova Zelândia.
"Eles me ligaram de Fiji, onde eu trabalho em um hospital particular, dizendo que eles tinham uma pessoa com uma hemorragia intracraniana e perguntaram se eu poderia cuidar daquilo. E me disseram que se tratava de Keith Richards, dos Rolling Stones. Eu lembro de ter um poster dele na parede do meu quarto quando estava na faculdade. Eu sempre fui fã dele e da banda."
Keith foi para Auckland [Nova Zelândia], onde Law, antes de partir para um procedimento cirúrgico, observou se o coágulo melhoraria naturalmente, o que não aconteceu. Segundo o médico o quadro apenas se agravou:
"Após ele ficar uma semana aqui [em observação], eu fui jantar com ele e disse que a situação não era boa. Na manhã seguinte ele me ligou dizendo estar com dor de cabeça. Eu disse: 'Vamos marcar um exame na segunda'. E segunda ele estava muito pior: muita dor de cabeça, fala arrastada e começando a sentir fraqueza."
"Era um grande coágulo", prosseguiu, "cerca de um centímetro e meio, talvez dois; espesso e gelatinoso. Então nós o removemos. Assim que acordou, ele logo disse: 'Nossa, bem melhor!'"
Keith Richards voltou à ativa com os Rolling Stones já em julho, e seu cirurgião o acompanhou, apreensivo. "Todos nós ficamos preocupados", disse Law. "Ele poderia não conseguir tocar. Nós ficamos muito tensos naquela noite."
"Eu fiz o que tinha que fazer", declarou Keith. "Eu estava pronto para tocar. Se eu sentisse que não conseguiria, eu seria o primeiro a dizer." No palco, o guitarrista ficou emocionado com a homenagem que recebeu dos fãs. "A plateia levou árvores infláveis! Abençoados sejam eles. Eles são maravilhosos... minha plateia!"
O guitarrista fez o show completo e "não decepcionou", segundo seu cirurgião. "Ele saiu do palco eufórico porque havia mostrado ser capaz."
Passado o susto, Keith Richards e Andrew Law mantiveram contato e se tornaram bons amigos. "Nós saímos e comemos um peixe, fritas, e tomamos uma cerveja. Ele nunca tinha conhecido um neurocirurgião, e eu nunca tinha conhecido um rockstar!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps