Quatro sobras do "Led Zeppelin IV" foram aproveitadas nos discos seguintes
Por André Garcia
Postado em 20 de abril de 2022
É chover no molhado dizer que "Led Zeppelin IV" é uma obra-prima e um dos maiores álbuns já produzidos — mas não dá para evitar. No entanto, por reunir faixas épicas como "Black Dog", "Rock and Roll" e "Stairway to Heaven", foi preciso que o quarteto deixasse algumas outras de fora.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, entre as sobras do quarto disco estão: "No Quarter", "Down by the Seaside", Night Flight" e "Boogie With Stu".
No Quarter
Lançada em "Houses of the Holy" (1973), ela chegou a ser experimentada dois anos antes. Bootlegs das gravações na Headley Grange, onde foi gravada a maior parte do terceiro e do quarto disco, a mostram numa versão mais "alegre", com o vocal ainda sem letra e uma bateria mais estilo bossa nova.
Down by the Seaside
Lançada em "Physical Graffiti" (1975), ela foi composta em Bron-Yr-Aur, no País de Gales, e levada para Headley Grange. No entanto, por sua sonoridade não ter combinado com o "Led Zeppelin IV" e o "Houses of the Holy", apenas no álbum duplo encontrou espaço.
Night Flight
Lançada em "Physical Graffiti", é uma composição de John Paul Jones, que tocou baixo e órgão. Há bootlegs dela em passagens de som em 1973, e dizem haver uma versão anterior nos cofres da banda.
Boogie With Stu
Lançada em "Physical Graffiti", foi gravada durante uma visita do tecladista dos Rolling Stones, Ian Stewart, ao Headley Grange. Lá ele gravou também o piano que pode ser ouvido no final de "Rock and Roll". Uma versão de "Boogie With Stu" de 1971 foi incluída como faixa bônus na versão deluxe do álbum duplo.
"Led Zeppelin IV" foi lançado em novembro de 1971, e desde então frequenta as listas de melhores álbuns de todos os tempos: The Guitar o colocou em #2 na lista de Álbuns do Milênio; A Classic Rock colocou em #1 entre os 100 Maiores Discos de Rock de Todos os Tempos; e o Rock and Roll Hall of Fame em #4 no Top 200 Álbuns de Todos os Tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


