Quatro sobras do "Led Zeppelin IV" foram aproveitadas nos discos seguintes
Por André Garcia
Postado em 20 de abril de 2022
É chover no molhado dizer que "Led Zeppelin IV" é uma obra-prima e um dos maiores álbuns já produzidos — mas não dá para evitar. No entanto, por reunir faixas épicas como "Black Dog", "Rock and Roll" e "Stairway to Heaven", foi preciso que o quarteto deixasse algumas outras de fora.
Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, entre as sobras do quarto disco estão: "No Quarter", "Down by the Seaside", Night Flight" e "Boogie With Stu".
No Quarter
Lançada em "Houses of the Holy" (1973), ela chegou a ser experimentada dois anos antes. Bootlegs das gravações na Headley Grange, onde foi gravada a maior parte do terceiro e do quarto disco, a mostram numa versão mais "alegre", com o vocal ainda sem letra e uma bateria mais estilo bossa nova.
Down by the Seaside
Lançada em "Physical Graffiti" (1975), ela foi composta em Bron-Yr-Aur, no País de Gales, e levada para Headley Grange. No entanto, por sua sonoridade não ter combinado com o "Led Zeppelin IV" e o "Houses of the Holy", apenas no álbum duplo encontrou espaço.
Night Flight
Lançada em "Physical Graffiti", é uma composição de John Paul Jones, que tocou baixo e órgão. Há bootlegs dela em passagens de som em 1973, e dizem haver uma versão anterior nos cofres da banda.
Boogie With Stu
Lançada em "Physical Graffiti", foi gravada durante uma visita do tecladista dos Rolling Stones, Ian Stewart, ao Headley Grange. Lá ele gravou também o piano que pode ser ouvido no final de "Rock and Roll". Uma versão de "Boogie With Stu" de 1971 foi incluída como faixa bônus na versão deluxe do álbum duplo.
"Led Zeppelin IV" foi lançado em novembro de 1971, e desde então frequenta as listas de melhores álbuns de todos os tempos: The Guitar o colocou em #2 na lista de Álbuns do Milênio; A Classic Rock colocou em #1 entre os 100 Maiores Discos de Rock de Todos os Tempos; e o Rock and Roll Hall of Fame em #4 no Top 200 Álbuns de Todos os Tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto



A noite em que Eddie Van Halen tocou Led Zeppelin para Zakk Wylde; "Foi insano"
O baterista que ajudou John Bonham a encontrar o som gigantesco do Led Zeppelin
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
Talvez não tenham criado o metal, mas sem eles o gênero seria uma merda, diz Dave Grohl
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"


