A opinião de Herbert Vianna sobre a crítica musical e sua imagem de "bom moço"
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de maio de 2022
O compositor Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, já escreveu inúmeros hits da música brasileira e sem dúvidas é um dos grandes nomes da cena do rock que emergiu nos anos 1980. Em uma entrevista concedida em 1995, o vocalista e guitarrista comentou sobre sua imagem de "bom moço" e se isso interferia de alguma forma já que sempre tocou rock, estilo mais associado à rebeldia e transgressão.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Sobre essa minha imagem de bom moço, teria que achar que a crítica é muito pouco inteligente para que isso interferisse de alguma forma. Mas isso seria acreditar que o velho estereótipo do roqueiro ainda fosse algo válido", disse.
Em outro ponto, Herbert Vianna discorreu mais sobre o papel dos críticos musicais e confessou que não sente confiança no próprio trabalho.
"O que me incomoda nessa questão dos críticos é que se consagrou no Brasil uma estirpe de jornalistas que data de lá atrás que celebra esse tipo de coisa. Chamaram já o Lulu Santos de cachorro, já precisei sair em defesa do Djavan também. Não admito que o jornalista vá falar mal do meu disco me chamando de Judy Garland. A coisa extrapola o que acho que é aceitável e educado. O que mais prezo nas pessoas é educação e generosidade. Quando vem a público fazer isso comigo ou com as pessoas que gosto, não admito isso. Eu acho que o que faço tem valor. Acho que dentro de um certo universo, a formação de opinião passa pela crítica, obviamente. Duvido que exista uma pessoa que tenha essa segurança interior forte para se ver atacado no jornal de forma covarde ou grosseira e isso não incomodar. Bate, dói, machuca mesmo, não nego. Não sou superior, não tenho esse tipo de grandeza. Gostaria de ignorar, mas para isso, precisa de uma autoconfiança que não tenho. Não tenho confiança em mim para acreditar piamente na qualidade do meu trabalho", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More


5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
BRock: Os 10 melhores álbuns dos anos 80


