A opinião de Herbert Vianna sobre a crítica musical e sua imagem de "bom moço"
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de maio de 2022
O compositor Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, já escreveu inúmeros hits da música brasileira e sem dúvidas é um dos grandes nomes da cena do rock que emergiu nos anos 1980. Em uma entrevista concedida em 1995, o vocalista e guitarrista comentou sobre sua imagem de "bom moço" e se isso interferia de alguma forma já que sempre tocou rock, estilo mais associado à rebeldia e transgressão.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Sobre essa minha imagem de bom moço, teria que achar que a crítica é muito pouco inteligente para que isso interferisse de alguma forma. Mas isso seria acreditar que o velho estereótipo do roqueiro ainda fosse algo válido", disse.
Em outro ponto, Herbert Vianna discorreu mais sobre o papel dos críticos musicais e confessou que não sente confiança no próprio trabalho.
"O que me incomoda nessa questão dos críticos é que se consagrou no Brasil uma estirpe de jornalistas que data de lá atrás que celebra esse tipo de coisa. Chamaram já o Lulu Santos de cachorro, já precisei sair em defesa do Djavan também. Não admito que o jornalista vá falar mal do meu disco me chamando de Judy Garland. A coisa extrapola o que acho que é aceitável e educado. O que mais prezo nas pessoas é educação e generosidade. Quando vem a público fazer isso comigo ou com as pessoas que gosto, não admito isso. Eu acho que o que faço tem valor. Acho que dentro de um certo universo, a formação de opinião passa pela crítica, obviamente. Duvido que exista uma pessoa que tenha essa segurança interior forte para se ver atacado no jornal de forma covarde ou grosseira e isso não incomodar. Bate, dói, machuca mesmo, não nego. Não sou superior, não tenho esse tipo de grandeza. Gostaria de ignorar, mas para isso, precisa de uma autoconfiança que não tenho. Não tenho confiança em mim para acreditar piamente na qualidade do meu trabalho", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Eagles encerrará atividades em 2026, revela Don Henley
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?


Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit em que Paralamas do Sucesso deixou para trás som juvenil e fez música para adulto
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
1º de novembro de 1755: o dia trágico que originou um dos melhores álbuns de Metal dos anos 2010
A opinião de João Barone dos Paralamas do Sucesso sobre Aquiles Priester


