Frank Zappa disse a Steve Vai que ele soava como "um pão com mortadela elétrico"
Por André Garcia
Postado em 23 de maio de 2022
Steve Vai conquistou sua vaga no rol de maiores guitarristas do mundo ao longo de suas quatro décadas de carreira. Quando tinha apenas 20 anos, suas habilidades chamaram a atenção do lendário Frank Zappa, com quem ele tocou de 1980 a 83.
Conforme publicado pela Guitar World, em entrevista para a Australian Musician, Vai contou uma história para lá de curiosa: o dia que Frank Zappa disse que a guitarra dele soava como um "pão com mortadela elétrico".
"Eu era muito inexperiente no que se referia a timbre, porque eu não tinha condições de ter um equipamento realmente bom. Eu não dava muita atenção ao timbre. Eu não me ligava muito nessas coisas até entrar para a banda do Frank, a partir dali, eu me foquei intensamente num monte de coisas sob a tutela dele."
"Eu lembro que depois do meu primeiro show com Frank, eu o encontrei no restaurante do hotel no café da manhã, e cheguei, tipo: 'Eaí? Como me saí?' E ele me falou: 'Sabe, Steve... eu te acho um músico realmente bom, mas o seu timbre soa como um pão com mortadela elétrico.'"
"Perguntei: 'Ué, mas por quê? Pô, eu tenho uma Strat [Fender Stratocaster], eu tenho um [amplificador] Marshall...' E ele respondeu: 'O som não sai do amplificador, o som sai da sua cabeça.' A princípio eu não entendi o que aquilo queria dizer, pensei que fosse só uma frase de efeito esotérica. Só um pouco mais tarde que fui entender. Pode crer, é exatamente de onde seu som vem! Ele não tem como vir de outro lugar, seu timbre vai soar como você estiver esperando soar. O que você faz é manipular [o amplificador] para levar ele até a forma como você quer soar."
Ainda na mesma entrevista, Steve Vai falou sobre a insana abordagem de Frank Zappa às suas apresentações:
"Frank Zappa nunca fazia o mesmo show duas vezes. A gente tinha umas 80 músicas que tínhamos que saber de cor e salteado. E ele fazia o set list pouco antes de subir ao palco, isso todas as noites. Toda noite era diferente, você nunca sabia o que ele ia fazer. Eu costumava esquecer da plateia, porque você tem que ter um foco à prova de balas com Frank o tempo todo. Ele ouvia tudo!"
Confira abaixo Steve Vai solando com Frank Zappa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps