Paul McCartney conta a história por trás de "Ob-La-Di, Ob-La-Da", hit dos Beatles
Por André Garcia
Postado em 17 de maio de 2022
Em 1968, os Beatles lançaram o "White Album", seu nono disco, o único duplo. Contendo 30 faixas e com cerca de uma hora e meia de duração, foi seu trabalho mais irregular e menos coeso; não é a toa que nele estão algumas das mais impopulares faixas da banda.
Um exemplo é "Ob-La-Di, Ob-La-Da", considerada por muitos fãs um patinho feio por conta de sua simplicidade quase infantil e seu estilo semelhante a um reggae. Tanto que ela já chegou a figurar em listas de piores músicas de todos os tempos.
Em entrevista de 5 de setembro de 2018, o apresentador Howard Stern perguntou a Paul McCartney: "John [Lennon] não gostava dessa música, "Ob-La-Di, Ob-La-Da", certo?", e a resposta o negou. "John gostava dessa música, sim! Eu acredito que sim", respondeu ele, antes de contar sua história.
"Nós estávamos de férias [na Índia] estudando meditação com Maharishi [Mahesh]. A gente costumava ir a clubes de noite beber, dançar, comer alguma coisa... e tinha um amigo meu, africano, chamado Jimmy Scott. A gente se encontrava e era, tipo: 'Eaí, cara! Como você está?', e ele respondia: 'Obladi oblada, life goes on, bra!' [em livre tradução: obladi oblada, vida que segue, irmão!] Eu achava aquilo legal! Então escrevi a música."
"Uma coisa que eu gosto nela é aquela introdução no piano", prosseguiu o ex-beatle. "O que aconteceu foi o seguinte... Eu, George e Ringo estávamos trabalhando nela e John ainda não havia chegado. Ele estava atrasado — para variar [risos]! Mas não estávamos chegando a lugar nenhum com aquilo. A gente tentava, tentava e tentava... eu até pensei: 'Ó ceus, isso não está rolando...'"
"Eis que John entra no estúdio e diz: 'Eaí, caras! O que vocês estão fazendo?' Eu respondi Obladi, e ele disse: 'Ah! Aquela? Qual é o tom?' Aí então ele sentou no piano e fez aquilo [canta a introdução]. E nós dissemos: 'É isso!' Isso me traz boas memórias..."
Paul McCartney por muito tempo não tocou "Ob-La-Di, Ob-La-Da" em seus shows, mas desde 2009 ela passou a fazer parte de seu repertório com certa frequência. Inclusive, ele a tocou aqui no Brasil em 7 de novembro de 2010, em Porto Alegre, no Estádio Beira-Rio. Confira neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme

O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
O verdadeiro motivo da separação dos Beatles de acordo com John Lennon


