Em 1984, David Gilmour falou sobre "The Final Cut", do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 16 de maio de 2022
Em 1983 o Pink Floyd lançou o pouco apreciado álbum "The Final Cut", e em 1985 as tensões com o baixista e líder da banda Roger Waters chegaram ao limite, culminando em sua saída. Portanto, 1984 foi um ano no mínimo turbulento para o grupo.
A situação chegou ao ponto de que, em suas entrevistas, os membros da banda eram perguntados sobre os persistentes rumores de seu fim. E numa dessas entrevistas, que está disponível no YouTube, o guitarrista David Gilmour foi perguntado se "The Final Cut" havia sido o fim da linha para ele.
"Não é nenhum segredo que o "The Final Cut" para mim não foi tudo que poderia (e deveria) ter sido. Nós tivemos diversas discordâncias que resultaram em Roger [Waters] basicamente produzindo o álbum sozinho. Por eu discordar de como estava sendo conduzido, de forma tão radical, meu envolvimento naquilo era contraproducente."
"No fim das contas, eu não gosto muito daquele álbum. Para mim, tem três músicas boas nele — e isso não é o suficiente. O restante é... aceitável. O que considero uma queda no nível. Para mim, no geral, é um álbum inferior. E Roger provavelmente continua achando que ele estava certo, e eu continuo achando que ele estava errado [risos]."
Ao ser perguntado se em algum momento a coisa chegou ao ponto dele desejar deixar o Pink Floyd, David Gilmour respondeu:
"Eu queria sair era daquele projeto, do Pink Floyd não. Os tempos mudam... O problema é que nós entramos naquilo sem combinar as regras antes. [Definir que em] tal mês vamos gravar um álbum, e faremos de tal jeito... Nós apenas fomos levados àquilo. Após planejar uma trilha sonora para um filme de guerra, a coisa deu naquilo, que não foi necessariamente um álbum do Pink Floyd."
"Quando (e se) gravarmos um disco do Pink Floyd, terá que ser numa situação onde algumas regras serão acordadas de antemão", concluiu.
"The Final Cut", o sucessor de "The Wall" (1979), chegou ao topo das paradas britânicas, mas não caiu nas graças dos fãs e da crítica na época. E até hoje é lembrado como um dos menos queridos álbuns da banda.
Quando a Ultimate Classic Rock ranqueou a discografia do Pink Floyd, "The Final Cut" ficou na posição #10 de 15, à frente apenas de "Ummagumma" (1969), "More" (1969), "A Momentary Lapse of Reason" (1987), "Obscured By Clouds" (1972) e "The Endless River" (2014).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
O que João Gordo achou da Legião Urbana quando ouviu a banda pela primeira vez?
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
A banda que fez James Hetfield lembrar do vocalista que o Metallica tentou contratar
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"


Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters, ex-Pink Floyd, conta como relação com Gilmour e Wright era tóxica
O clássico do Pink Floyd que deixa Geddy Lee, do Rush, com lágrimas nos olhos


