Steve Vai e a importância de "Born To Be Wild" do Steppenwolf em sua vida
Por Bruce William
Em 16/05/22
Lançada em 1968, "Born To Be Wild" do Steppenwolf passou para a história por sua associação ao universo biker, graças ao filme "Easy Rider" ("Sem Destino") que tem a canção em sua trilha sonora. E além disso a música é apontada como sendo a primeira a ter a expressão "heavy metal" em sua letra, conforme explica o wikipedia: "'Born to be Wild' também recebe o crédito com a frase, 'Heavy Metal Thunder', contido no segundo verso da letra do clássico, o qual serviria mais tarde para denominar o estilo heavy metal. Esta foi a primeira menção do termo heavy metal associado com a música rock. A mesma canção é considerada por muitos críticos a primeira canção Heavy Metal de todos os tempos. Foi regravada por The Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Slade (como Ambrose Slade), Riot, Slayer e Hinder".
Para muitos que viveram a época, como o prestigiado guitarrista Steve Vai, a canção ficou marcada por aspectos pessoais, conforme ele explicou em conversa com a Planet Rock transcrita pelo Ultimate-Guitar.com.

"Quando eu era adolescente nos anos 70 não havia nada mais legal do que estar em uma banda de rock com seus amigos. E o grupo de caras com quem eu estava em uma banda se chamava Rage. A gente tocava, todos nossos amigos apareciam, e toda vez que mandávamos 'Born To Be Wild' eles enlouqueciam. Digo, SURTAVAM - eles destruíam os lugares. Lembro de três clubes onde começamos a tocar e tudo ficou parecido com uma daquelas lutas de saloon em um faroeste (risos)".
Steve conta como aquilo ficou gravado em sua memória afetiva: "Sempre que ouço essa música agora... você sabe o que acontece quando você ouve uma música que tem todas essas memórias ligadas. Você sente que seu sangue está sendo bombeado com fogo e adrenalina, e eu só quero estar naquele palco com meu amigos, arrasando nessa música enquanto meus amigos estão destruindo o lugar (risos). Era o que um garoto de 17 anos de Long Island poderia fazer".
E ao ser perguntado sobre a influência que Jimi Hendrix exerceu em sua carreira, Vai explica que tem a ver com a liberdade que eles viam que Hendrix tinha no palco. "A gente queria ser daquele jeito". Mas ele diz que é preciso tomar cuidado para não ficar preso numa expressão próxima a Hendrix ao invés de desenvolver a sua própria expressão. "Então quando toco, me vejo de uma forma única, e é uma coisa meio sutil. De repente pode ser apenas o jeito que eu me mexo no palco que eu só percebo quando leio um comentário onde alguém diz 'Espero que a guitarra tenha 18 anos de idade'. Mas se você tentar ser como Jimi Hendrix, você está adicionando uma camada de obstrução ao seu jeito de se exprimir".