As histórias em quadrinhos do Kiss publicada pela Marvel na década de 70
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
Na segunda metade dos anos 70, com o fenômeno comercial que se tornou, o Kiss era chamado por nomes como Joe Perry e Alice Cooper de "banda de histórias em quadrinhos". Entretanto, em 1977 eles se tornaram literalmente isso com uma história em quadrinhos da banda publicada por ninguém menos que a Marvel Comics.
A série Marvel Comics Super Special apresentou o Kiss nas edições #1 (1977) e #5 (1978), com arte dos lendários desenhistas John Buscema e John Romita Jr. No livro Kiss por trás da máscara - a biografia oficial autorizada, de David Leaf e Ken Sharp, os membros da banda e os produtores da HQ falaram sobre o projeto
Gene Simmons (Baixista): A Marvel Comics nos colocou numa história do Howard, o Pato [edição #12, de 1977], onde ele era possuído pelo Kiss. Aconteceu que ela vendeu muito, então eles pensaram: "Opa, há um nicho aí!"
Stan Lee (Chefe da Marvel Comics): Gene Simmons entrou em contato conosco e decidimos fazer uma revista com o Kiss. Ele é um dos maiores fãs de histórias em quadrinhos, o tempo todo ele dizia: "Stan, lembra daquela história que você escreveu em 1964? Lembra do que você escreveu no terceiro quadrinho da página 12?"
Steve Gerber (Roteirista e editor da Marvel Comics): Foi a primeira história em quadrinhos daquele tipo. A diferença era que revistas em quadrinhos eram destinadas às crianças, já a do Kiss se destinava ao público da banda.
Sean Delaney (Road manager do Kiss): Eu tinha acabado de retornar de uma turnê e entrei no escritório, lá estavam Steve Gerber e Stan Lee, e sobre a mesa estavam alguns esboços. Peguei um deles para dar uma olhada, e vi uns desenhos estranhos com os caras do Kiss. Gene dizia: "Precisamos ir para a Cidade do México, pois os Necros lançaram poluição no ar! Temos que fazer um show gratuito para arrecadar dinheiro para ajudar a limpar o ar!" Eu rasguei aquilo no meio e falei alto: "Que p*rra é essa? Isso é coisa para bebês! Se vocês vão fazer uma história, eles não têm que ser músicos, eles têm que ser super-heróis!"
Steve Gerber: Foi a primeira vez que escrevi quadrinhos baseados em pessoas reais [risos]. Aquilo foi algo diferente.
Sean Delaney: Então Stan Lee perguntou: "Como é que eles podem se transformar em super-heróis, então?", e eu respondi: "Dando a eles um talismã." A ideia do talismã foi a caixa de KHYSCZ, o nome da terra do Kiss na história, dentro dela há quatro talismãs: o gato, o demônio, a luz e a estrela. Eu que dei a ideia do poder de cada personagem. Daí me sentei e escrevi com Steve Gerber.
Steve Gerber: Os superpoderes dos personagens eram óbvios: Paul tinha a estrela que saía de seu olho pintado, Peter tinha poderes felinos, Ace atravessava o tempo e o espaço, e Gene soltava fogo. Aquilo tinha que ser algo espetacular, tinha que ser algo que saltasse aos olhos. Por isso usamos tinta metálica no logotipo do Kiss na capa, acho que foi a primeira vez que vi aquilo ser feito.
Gene Simmons: Mesmo hesitante, a Marvel deu continuidade ao projeto, e aquelas duas revistas em quadrinhos Marvel do Kiss foram as mais vendidas durante vinte anos.
Paul Stanley (Guitarrista): Eu achei o máximo! É muito emocionante quando o seu rosto aparece em algo, uma história sobre você. É bárbaro ver uma história em quadrinhos sobre você. Muito melhor do que ler sobre o Superman!
Peter Criss (Baterista): Aqueles quadrinhos do Kiss foram o máximo! O trabalho de arte foi brilhante! Demos nosso sangue para ser usado na impressão [risos]!
Stan Lee: Eu e os rapazes do Kiss tivemos que ir de carro até Buffalo, porque estávamos organizando um evento publicitário lá, no qual a banda colocaria sangue na tinta que iria para a impressora.
Carol Ross (Publicitária): Aquilo tornou a divulgação muito mais interessante, porque o próprio sangue dos membros do Kiss estava presente nas revistas. Os fãs piraram!
FONTE: Livro Kiss por trás da máscara
A biografia oficial autorizada
de David Leaf e Ken Sharp
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Peter Criss lamenta não ter feito álbum com Ace Frehley fora do Kiss
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
O hábito do Ace Frehley que colocava equipe do Kiss em risco de ir em cana
Como foi demitir Eric Carr do Kiss em seu leito de morte


