As histórias em quadrinhos do Kiss publicada pela Marvel na década de 70
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
Na segunda metade dos anos 70, com o fenômeno comercial que se tornou, o Kiss era chamado por nomes como Joe Perry e Alice Cooper de "banda de histórias em quadrinhos". Entretanto, em 1977 eles se tornaram literalmente isso com uma história em quadrinhos da banda publicada por ninguém menos que a Marvel Comics.
A série Marvel Comics Super Special apresentou o Kiss nas edições #1 (1977) e #5 (1978), com arte dos lendários desenhistas John Buscema e John Romita Jr. No livro Kiss por trás da máscara - a biografia oficial autorizada, de David Leaf e Ken Sharp, os membros da banda e os produtores da HQ falaram sobre o projeto
Gene Simmons (Baixista): A Marvel Comics nos colocou numa história do Howard, o Pato [edição #12, de 1977], onde ele era possuído pelo Kiss. Aconteceu que ela vendeu muito, então eles pensaram: "Opa, há um nicho aí!"
Stan Lee (Chefe da Marvel Comics): Gene Simmons entrou em contato conosco e decidimos fazer uma revista com o Kiss. Ele é um dos maiores fãs de histórias em quadrinhos, o tempo todo ele dizia: "Stan, lembra daquela história que você escreveu em 1964? Lembra do que você escreveu no terceiro quadrinho da página 12?"
Steve Gerber (Roteirista e editor da Marvel Comics): Foi a primeira história em quadrinhos daquele tipo. A diferença era que revistas em quadrinhos eram destinadas às crianças, já a do Kiss se destinava ao público da banda.
Sean Delaney (Road manager do Kiss): Eu tinha acabado de retornar de uma turnê e entrei no escritório, lá estavam Steve Gerber e Stan Lee, e sobre a mesa estavam alguns esboços. Peguei um deles para dar uma olhada, e vi uns desenhos estranhos com os caras do Kiss. Gene dizia: "Precisamos ir para a Cidade do México, pois os Necros lançaram poluição no ar! Temos que fazer um show gratuito para arrecadar dinheiro para ajudar a limpar o ar!" Eu rasguei aquilo no meio e falei alto: "Que p*rra é essa? Isso é coisa para bebês! Se vocês vão fazer uma história, eles não têm que ser músicos, eles têm que ser super-heróis!"
Steve Gerber: Foi a primeira vez que escrevi quadrinhos baseados em pessoas reais [risos]. Aquilo foi algo diferente.
Sean Delaney: Então Stan Lee perguntou: "Como é que eles podem se transformar em super-heróis, então?", e eu respondi: "Dando a eles um talismã." A ideia do talismã foi a caixa de KHYSCZ, o nome da terra do Kiss na história, dentro dela há quatro talismãs: o gato, o demônio, a luz e a estrela. Eu que dei a ideia do poder de cada personagem. Daí me sentei e escrevi com Steve Gerber.
Steve Gerber: Os superpoderes dos personagens eram óbvios: Paul tinha a estrela que saía de seu olho pintado, Peter tinha poderes felinos, Ace atravessava o tempo e o espaço, e Gene soltava fogo. Aquilo tinha que ser algo espetacular, tinha que ser algo que saltasse aos olhos. Por isso usamos tinta metálica no logotipo do Kiss na capa, acho que foi a primeira vez que vi aquilo ser feito.
Gene Simmons: Mesmo hesitante, a Marvel deu continuidade ao projeto, e aquelas duas revistas em quadrinhos Marvel do Kiss foram as mais vendidas durante vinte anos.
Paul Stanley (Guitarrista): Eu achei o máximo! É muito emocionante quando o seu rosto aparece em algo, uma história sobre você. É bárbaro ver uma história em quadrinhos sobre você. Muito melhor do que ler sobre o Superman!
Peter Criss (Baterista): Aqueles quadrinhos do Kiss foram o máximo! O trabalho de arte foi brilhante! Demos nosso sangue para ser usado na impressão [risos]!
Stan Lee: Eu e os rapazes do Kiss tivemos que ir de carro até Buffalo, porque estávamos organizando um evento publicitário lá, no qual a banda colocaria sangue na tinta que iria para a impressora.
Carol Ross (Publicitária): Aquilo tornou a divulgação muito mais interessante, porque o próprio sangue dos membros do Kiss estava presente nas revistas. Os fãs piraram!
FONTE: Livro Kiss por trás da máscara
A biografia oficial autorizada
de David Leaf e Ken Sharp
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O clássico álbum de hard rock que mudou a vida de João Gordo, do Ratos de Porão
A melhor banda que Paul Stanley, vocalista do Kiss, já viu ao vivo


