As histórias em quadrinhos do Kiss publicada pela Marvel na década de 70
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
Na segunda metade dos anos 70, com o fenômeno comercial que se tornou, o Kiss era chamado por nomes como Joe Perry e Alice Cooper de "banda de histórias em quadrinhos". Entretanto, em 1977 eles se tornaram literalmente isso com uma história em quadrinhos da banda publicada por ninguém menos que a Marvel Comics.
A série Marvel Comics Super Special apresentou o Kiss nas edições #1 (1977) e #5 (1978), com arte dos lendários desenhistas John Buscema e John Romita Jr. No livro Kiss por trás da máscara - a biografia oficial autorizada, de David Leaf e Ken Sharp, os membros da banda e os produtores da HQ falaram sobre o projeto
Gene Simmons (Baixista): A Marvel Comics nos colocou numa história do Howard, o Pato [edição #12, de 1977], onde ele era possuído pelo Kiss. Aconteceu que ela vendeu muito, então eles pensaram: "Opa, há um nicho aí!"
Stan Lee (Chefe da Marvel Comics): Gene Simmons entrou em contato conosco e decidimos fazer uma revista com o Kiss. Ele é um dos maiores fãs de histórias em quadrinhos, o tempo todo ele dizia: "Stan, lembra daquela história que você escreveu em 1964? Lembra do que você escreveu no terceiro quadrinho da página 12?"
Steve Gerber (Roteirista e editor da Marvel Comics): Foi a primeira história em quadrinhos daquele tipo. A diferença era que revistas em quadrinhos eram destinadas às crianças, já a do Kiss se destinava ao público da banda.
Sean Delaney (Road manager do Kiss): Eu tinha acabado de retornar de uma turnê e entrei no escritório, lá estavam Steve Gerber e Stan Lee, e sobre a mesa estavam alguns esboços. Peguei um deles para dar uma olhada, e vi uns desenhos estranhos com os caras do Kiss. Gene dizia: "Precisamos ir para a Cidade do México, pois os Necros lançaram poluição no ar! Temos que fazer um show gratuito para arrecadar dinheiro para ajudar a limpar o ar!" Eu rasguei aquilo no meio e falei alto: "Que p*rra é essa? Isso é coisa para bebês! Se vocês vão fazer uma história, eles não têm que ser músicos, eles têm que ser super-heróis!"
Steve Gerber: Foi a primeira vez que escrevi quadrinhos baseados em pessoas reais [risos]. Aquilo foi algo diferente.
Sean Delaney: Então Stan Lee perguntou: "Como é que eles podem se transformar em super-heróis, então?", e eu respondi: "Dando a eles um talismã." A ideia do talismã foi a caixa de KHYSCZ, o nome da terra do Kiss na história, dentro dela há quatro talismãs: o gato, o demônio, a luz e a estrela. Eu que dei a ideia do poder de cada personagem. Daí me sentei e escrevi com Steve Gerber.
Steve Gerber: Os superpoderes dos personagens eram óbvios: Paul tinha a estrela que saía de seu olho pintado, Peter tinha poderes felinos, Ace atravessava o tempo e o espaço, e Gene soltava fogo. Aquilo tinha que ser algo espetacular, tinha que ser algo que saltasse aos olhos. Por isso usamos tinta metálica no logotipo do Kiss na capa, acho que foi a primeira vez que vi aquilo ser feito.
Gene Simmons: Mesmo hesitante, a Marvel deu continuidade ao projeto, e aquelas duas revistas em quadrinhos Marvel do Kiss foram as mais vendidas durante vinte anos.
Paul Stanley (Guitarrista): Eu achei o máximo! É muito emocionante quando o seu rosto aparece em algo, uma história sobre você. É bárbaro ver uma história em quadrinhos sobre você. Muito melhor do que ler sobre o Superman!
Peter Criss (Baterista): Aqueles quadrinhos do Kiss foram o máximo! O trabalho de arte foi brilhante! Demos nosso sangue para ser usado na impressão [risos]!
Stan Lee: Eu e os rapazes do Kiss tivemos que ir de carro até Buffalo, porque estávamos organizando um evento publicitário lá, no qual a banda colocaria sangue na tinta que iria para a impressora.
Carol Ross (Publicitária): Aquilo tornou a divulgação muito mais interessante, porque o próprio sangue dos membros do Kiss estava presente nas revistas. Os fãs piraram!
FONTE: Livro Kiss por trás da máscara
A biografia oficial autorizada
de David Leaf e Ken Sharp

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons
Bryan Adams conta em entrevista como foi compor hit pesado do Kiss


