As histórias em quadrinhos do Kiss publicada pela Marvel na década de 70
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
Na segunda metade dos anos 70, com o fenômeno comercial que se tornou, o Kiss era chamado por nomes como Joe Perry e Alice Cooper de "banda de histórias em quadrinhos". Entretanto, em 1977 eles se tornaram literalmente isso com uma história em quadrinhos da banda publicada por ninguém menos que a Marvel Comics.
A série Marvel Comics Super Special apresentou o Kiss nas edições #1 (1977) e #5 (1978), com arte dos lendários desenhistas John Buscema e John Romita Jr. No livro Kiss por trás da máscara - a biografia oficial autorizada, de David Leaf e Ken Sharp, os membros da banda e os produtores da HQ falaram sobre o projeto
Gene Simmons (Baixista): A Marvel Comics nos colocou numa história do Howard, o Pato [edição #12, de 1977], onde ele era possuído pelo Kiss. Aconteceu que ela vendeu muito, então eles pensaram: "Opa, há um nicho aí!"
Stan Lee (Chefe da Marvel Comics): Gene Simmons entrou em contato conosco e decidimos fazer uma revista com o Kiss. Ele é um dos maiores fãs de histórias em quadrinhos, o tempo todo ele dizia: "Stan, lembra daquela história que você escreveu em 1964? Lembra do que você escreveu no terceiro quadrinho da página 12?"
Steve Gerber (Roteirista e editor da Marvel Comics): Foi a primeira história em quadrinhos daquele tipo. A diferença era que revistas em quadrinhos eram destinadas às crianças, já a do Kiss se destinava ao público da banda.
Sean Delaney (Road manager do Kiss): Eu tinha acabado de retornar de uma turnê e entrei no escritório, lá estavam Steve Gerber e Stan Lee, e sobre a mesa estavam alguns esboços. Peguei um deles para dar uma olhada, e vi uns desenhos estranhos com os caras do Kiss. Gene dizia: "Precisamos ir para a Cidade do México, pois os Necros lançaram poluição no ar! Temos que fazer um show gratuito para arrecadar dinheiro para ajudar a limpar o ar!" Eu rasguei aquilo no meio e falei alto: "Que p*rra é essa? Isso é coisa para bebês! Se vocês vão fazer uma história, eles não têm que ser músicos, eles têm que ser super-heróis!"
Steve Gerber: Foi a primeira vez que escrevi quadrinhos baseados em pessoas reais [risos]. Aquilo foi algo diferente.
Sean Delaney: Então Stan Lee perguntou: "Como é que eles podem se transformar em super-heróis, então?", e eu respondi: "Dando a eles um talismã." A ideia do talismã foi a caixa de KHYSCZ, o nome da terra do Kiss na história, dentro dela há quatro talismãs: o gato, o demônio, a luz e a estrela. Eu que dei a ideia do poder de cada personagem. Daí me sentei e escrevi com Steve Gerber.
Steve Gerber: Os superpoderes dos personagens eram óbvios: Paul tinha a estrela que saía de seu olho pintado, Peter tinha poderes felinos, Ace atravessava o tempo e o espaço, e Gene soltava fogo. Aquilo tinha que ser algo espetacular, tinha que ser algo que saltasse aos olhos. Por isso usamos tinta metálica no logotipo do Kiss na capa, acho que foi a primeira vez que vi aquilo ser feito.
Gene Simmons: Mesmo hesitante, a Marvel deu continuidade ao projeto, e aquelas duas revistas em quadrinhos Marvel do Kiss foram as mais vendidas durante vinte anos.
Paul Stanley (Guitarrista): Eu achei o máximo! É muito emocionante quando o seu rosto aparece em algo, uma história sobre você. É bárbaro ver uma história em quadrinhos sobre você. Muito melhor do que ler sobre o Superman!
Peter Criss (Baterista): Aqueles quadrinhos do Kiss foram o máximo! O trabalho de arte foi brilhante! Demos nosso sangue para ser usado na impressão [risos]!
Stan Lee: Eu e os rapazes do Kiss tivemos que ir de carro até Buffalo, porque estávamos organizando um evento publicitário lá, no qual a banda colocaria sangue na tinta que iria para a impressora.
Carol Ross (Publicitária): Aquilo tornou a divulgação muito mais interessante, porque o próprio sangue dos membros do Kiss estava presente nas revistas. Os fãs piraram!
FONTE: Livro Kiss por trás da máscara
A biografia oficial autorizada
de David Leaf e Ken Sharp
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone

Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump


