Produtor do Metallica relembra dificuldades: "tinham mais ambição que habilidade"
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de maio de 2022
O produtor Flemming Rasmussen trabalhou com o Metallica nos álbuns "Ride the Lightning" (1984), "Master Of Puppets" (1986) e"…And Justice For All" (1988), sendo uma peça fundamental na carreira do grupo. Em entrevista realizada por Paul Brannigan, publicada na edição #350 da revista Metal Hammer, o produtor contou um pouco como tudo começou. Confira abaixo alguns trechos da conversa.
Metal Hammer: "Quando os quatro apareceram na sua porta em Copenhague, quais foram suas primeiras impressões?"
Flemming Rasmussen: "Eu realmente amei a energia, paixão e ambição deles. Eles tinham uma atitude totalmente diferente das bandas dinamarquesas com quem trabalhei, e estavam realmente empolgados em aprender coisas novas. Uma grande amizade nasceu imediatamente."
Metal Hammer: "Há um avanço do 'Kill 'Em All' para o 'Ride The Lightning' em termos de composição, dinâmicas, etc. Foi um álbum desafiador para gravar?"
Flemming Rasmussen: "Sim, porque as habilidades técnicas deles não eram tão desenvolvidas quanto suas ambições! Quando ouvimos o que fizemos eles ficaram impressionados e orgulhosos. Eu nunca havia ouvido esse tipo de força passar pelos alto-falantes do estúdio. Enquanto eles estavam no estúdio, eles foram visitados pelos caras da Bronze Records, que queriam assinar contrato com eles para a Europa, e quando Gerry Bron (dono da gravadora) ouviu o álbum finalizado ele disse que gostaria de regravar tudo em Londres. Quando eles saíram, James olhou-me e disse: 'Que idiota!' já que sabíamos que eles não tinham a menor ideia do que estavam fazendo se não conseguiam ouvir que era um álbum incrível. A Bronze arruinou sua chance de contratá-los ali mesmo."
Flemming Rasmussen foi produtor e engenheiro chefe da Sweet Silence Studios de 1980 até sua demolição em 2009, e atualmente trabalha em oturo estúdio em Copenhague, o WInding Road Studios. Além do Metallica ele trabalhou com outros nomes do metal como com Artillery, Blind Guardian, Saturnus e Morbid Angel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi



150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
A música melancólica — e "esquecida" — do Metallica que James Hetfield adora


