RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O artista que o saudoso Eddie Van Halen considera como seu "irmão perdido"

"Foi aí que comecei"; Slash revela o guitarrista que o fez levar o instrumento a sério

"Last Rites", as derradeiras memórias de Ozzy Osbourne

No Dia do Rock, os 13 maiores rockstars de todos os tempos

O único artista para o qual Doro Pesch pensou em pedir autógrafo

O clássico do Floyd que Roger Waters temia que David Gilmour tivesse roubado de outra pessoa

Por que guitarras de Tony Iommi são mais difíceis que as de Randy Rhoads, segundo Jake E. Lee

Nikki Sixx explica ausência do Mötley Crüe na despedida de Ozzy e do Black Sabbath

Mark Knopfler revela o guitarrista que ele sempre almejou ser; "Era tudo o que eu queria"

Vivian Campbell revela opinião de Dio sobre seu solo em "Holy Diver": "Fiquei intimidado"

Dois astros do rock aparecem em lista de homens mais atraentes de todos os tempos

Os dois colossais eventos que ninguém deu bola por causa da despedida do Black Sabbath

Lars Ulrich achava que metal estava "sonolento" e "entediante" no fim dos anos 80

Os 10 maiores riffs de guitarra do rock nacional de todos os tempos

Baixistas com pegada rocker que todo iniciante ou iniciado deveria conhecer


Stamp

Dorsal Atlântica: "Cada favela é um Canudos eterno", diz Carlos Lopes

Por Tchelo Emerson
Postado em 23 de junho de 2022

O canal Metal Musikast deu início a uma série especial de vídeos que trazem informações e curiosidades sobre o álbum "2012", da banda Dorsal Atlântica. O detalhe inusitado é que a série conta com a participação do próprio Carlos Lopes, fundador, principal compositor e guitarrista da banda que foi uma das pioneiras do metal no Brasil.

O segundo episódio traz comentários sobre as influências musicais, históricas e líricas da faixa de abertura "Meu Filho me Vingará".

Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.

Dorsal Atlântica - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "2012 - Resenha Completa - Carlos Lopes - Ep. 2", o líder de uma das bandas pioneiras da música pesada brasileira começa esclarecendo: "Desde o começo, eu sabia que "Meu Filho me Vingará" tinha que ser a primeira [faixa do disco "2012"], porque ela obedece a um determinado padrão [...], já é uma música mais simples no sentido da estrutura, é um 'thrash metal' [...] e ela tem um andamento que não é para ser acelerado, não é para ter 'blast beat', é um andamento meio tempo, é um pouco hardcore e ao mesmo tempo ela é um pouco aquele início do 'thrash metal', Exodus, o próprio Slayer do primeiro disco, do segundo, tem aquele andamento. O riff fica segurando a interpretação e o que eu vou cantando".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre a letra, Carlos Lopes faz todo um resumo de uma história verídica. Trata-se do drama que se abateu sobre o escritor Euclides da Cunha, autor do livro Os Sertões (1902), obra que relata toda a realidade da Guerra de Canudos, série de conflitos armados ocorridos no Arraial de Canudos, na Bahia, entre 1896 e 1897.

"Eu jamais imaginaria que anos depois eu iria gravar um disco chamado Canudos, tendo como referência a obra do Euclides da Cunha", disse Carlos Lopes. O líder da Dorsal Atlântica se refere ao álbum conceitual Canudos, lançado em 2017.

Voltando à explicação da letra de "Meu Filho me Vingará", Carlos Lopes esclarece que: "O que me chamou atenção nesse período é porque eu associava o Euclides [da Cunha] ao momento político [da época da composição do "2012"]".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Carlos Lopes faz então todo um resumo sobre o drama de Euclides da Cunha, que foi até a casa de Dilermando, militar que era amante de sua esposa, Ana de Assis. O problema é que Dilermando acabou acertando tiros que vitimaram o escritor fatalmente. O filho de Euclides da Cunha foi vingar a morte do pai e acabou alvejado mortalmente também.

Carlos continua: "Estou tentando fazer um retrato do Brasil, da intelectualidade, quando você desce a uma coisa egóica, de possessão, misturando com os militares do Brasil, falando sobre o escritor que conseguiu pegar o Brasil real e trazer para o leitor de classe média" [...]. E eu abri as portas do Brasil, porque uma coisa que me diferencia como autor dos outros escritores de letra no Brasil ou das bandas é que estou muito mais ligado a, por exemplo.. quando eu vou escrever, eu não tenho referência do metal nenhuma pra escrever. Minha referência em inglês no mínimo são os Beatles ou Bob Dylan. E no Brasil minhas referências são Caetano Veloso e Chico Buarque. Minha referência básica é 'Construção', do Chico Buarque. Eu quando escrevo eu tô pensando no Chico [Buarque]. Como é que eu posso honrar um trabalho de um gênio como o Chico Buarque. Eu não fico pensando em letra do Mercyful Fate.Então, quando eu boto essa primeira música no disco eu estou dando uma mensagem: o fã da Dorsal ou a pessoa que apoia o meu trabalho pode gostar de metal, óbvio. Mas ela está num nicho dentro do metal que é totalmente diferente do comum. Eu não estou falando que é ruim, porque longe de mim falar o que é ruim ou o que é bom. [...] Isso não é problema meu como artista, eu tenho que pensar no que eu posso produzir como intelectual, como artista, como sonhador, o que eu posso dar de melhor de mim pra quem ouve o meu trabalho: pensar o Brasil".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E sobre a realidade brasileira, Carlos Lopes arrematou dizendo: "E Canudos nunca acabou e nunca vai acabar. Cada favela do Brasil, cada negro morto no Brasil, e cada pobre assassinado pela polícia, é Canudos eterno".

Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.

METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS