Bob Dylan: Doze músicas/álbuns listados por ele como suas inspirações
Por André Garcia
Postado em 16 de junho de 2022
Bob Dylan é um dos maiores compositores de todos os tempos, mas é às vezes ainda mais notório por seu comportamento misterioso e esquisitão do que por sua escrita. Prova disso é que, ao ser premiado com o Nobel de Literatura, em 2016, ele nem sequer compareceu à cerimônia, e só buscou o prêmio no ano seguinte.
Em 2012, o trovador americano deu uma entrevista bem diferente para a revista Interview, fundada em 1969 por Andy Warhol. Com respostas curtas, pra lá de diretas ao ponto e sem maiores explicações, entre outras coisas, Dylan respondeu as cinco bandas de que ele gostaria de ter feito parte. Além disso, ele respondeu também uma dúzia de músicas/álbuns que o influenciaram.
"Lady’s Man" (Hank Snow)
"Lucille" (Little Richard)
"High Lonesome Sound" (Roscoe Holcomb)
"Tom Joad [Pt. 1]" (Woody Guthrie)
"Mystery Train" (Elvis Presley)
"Not Fade Away" (Buddy Holly)
"Molly and Tenbrooks" (Bill Monroe)
"Get Back" (Big Bill Broonzy)
"Chauffeur Blues" (Memphis Minnie)
"Riding On Train 45" (The Delmore Brothers)
"Ida Red" ([Roy Acuff & his] Smoky Mountain Boys)
"Pictures From Life’s Other Side" (Hank Williams)
Lady’s Man - Hank Snow
"Lady Man" é uma música country escrita por Cy Coben e gravada por Hank Snow. Em 1952, o single chegou na posição #2 nas paradas de country da Billboard, e em #21 entre os mais vendidos do gênero naquele ano.
Lucille - Little Richard
Lançada em 1957, impressionou pelo vocal agudo e potente de Little Richard. Uma das músicas que definiu o rock n roll, o single chegou ao topo das paradas de R&B da Billboard, #21 nas paradas de pop e #10 na Inglaterra.
High Lonesome Sound - Roscoe Holcomb
Roscoe Holcomb foi um cantor, violonista e banjoísta nascido em 1912 e morto em 1981. O álbum "The High Lonesome Sound" foi lançado em 1965, tendo nos créditos apenas três nomes: John Cohen (produção), Peter Bartok (gravação) e Roscoe Holcomb (banjo, harpa de boca e violão).
Tom Joad Pt. 1 - Woody Guthrie
Um dos mais proeminentes nomes da música folk americana, Woody Guthrie foi um verdadeiro herói para Bob Dylan no começo de sua carreira — quando chegou a ser considerado por muitos como um imitador. "Tom Joad" é uma música em duas partes lançada em seu álbum "Dust Bowl Ballads" (1940).
Mystery Train - Elvis Presley
"Mystery Train" foi composta e lançada por Junior Parker em 1953, e dois anos depois regravada por Elvis Presley como lado b do single "I Forgot to Remember to Forget". Quando garoto, antes de embarcar no folk, Bob Dylan era fissurado por rock, e tinha Elvis e Little Richard como ídolos.
Not Fade Away - Buddy Holly
"Not Fade Away" é uma música composta por Buddy Holly, com um padrão rítmico inspirado na inconfundível batida de Bo Diddley. Ela foi lançada como lado b do single "Oh, Boy!" e incluída no álbum "The "Chirping" Crickets" (1957).
Molly and Tenbrooks - Bill Monroe
"Molly and Tenbrooks", também conhecida como "The Racehorse Song", é uma canção popular do final do século XIX. Ela foi gravada nos anos 40 por Bill Monroe, considerado o pai do bluegrass.
Get Back - Big Bill Broonzy
"Get Back" (que nada tem a ver com a música dos Beatles) também é conhecida como "Black, Brown and White". Foi lançada por Big Bill Broonzy, um cantor e guitarrista de blues nascido em 1898 e morto em 1958.
Chauffeur Blues - Memphis Minnie
"Chauffeur Blues", originalmente chamada "Me and My Chauffeur Blues", é uma música gravada em 1941 por Memphis Minnie. Memphis Minnie foi uma guitarrista e cantora de blues nascida em 1897 e morta em 1973. Ela foi autora de "When the Levee Breaks", que inspirou a música de mesmo nome do Led Zeppelin.
Riding On Train 45 - The Delmore Brothers
The Delmore Brothers não tem uma música chamada "Riding On Train 45". Supõe-se que Bob Dylan tenha se enganado e confundido "Freight Train Boogie", do The Delmore Brothers, e "Train 45", de Woody Guthrie.
Ida Red - Roy Acuff & his Smoky Mountain Boys
Roy Acuff foi um cantor de música country nascido em 1903 e morto em 1992. Chamado de "O Rei da Country Music", ganhou notoriedade nos anos 30 tendo os Smoky Mountain Boys como banda de apoio.
Pictures From Life’s Other Side - Hank Williams
"Pictures from Life's Other Side" é uma canção popular conhecida na versão de Hank Williams. Foi lançada por ele como lado b do single "Ramblin' Man", em 1951, sob pseudônimo Luke The Drifter. Hank Williams foi um cantor e compositor de blues, folk e country.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps