O surpreendente padrão de Renato Russo para aprovar fotos do 1º disco da Legião
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de junho de 2022
O primeiro disco da Legião Urbana leva o nome da banda e saiu no dia 2 de janeiro de 1985 pela gravadora EMI Brazil. A capa do álbum traz uma foto dos quatro integrantes e alguns símbolos em relevo e é de autoria do designer Ricardo Leite.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao canal corredor 5, no YouTube, Ricardo comentou histórias sobre como ele e Renato Russo chegaram nesse resultado. Tudo começou quando ele foi chamado para trabalhar com a Legião Urbana após ser indicado pelo pessoal dos Paralamas do Sucesso.
"Os Paralamas do Sucesso me indicaram para a Legião Urbana, aí fiz o primeiro disco deles, e tem história pra caramba. Essa capa tem relevos, tem o Congresso Nacional, um índio e a Coca-Cola. É um relevo seco, não precisa de tinta. Fui conhecer o disco, fiquei louco! Se eu já achava os Paralamas top, esse troço senti que estava um pouco acima! Era um discurso mais político, muito nítido. As músicas eram muito boas também, como ‘Será’ e "Ainda É Cedo’. Fui conversar com o Renato Russo e ele estava numa ansiedade só. Ele queria fazer a capa, já tinha ideia, mas a gravadora não queria deixá-lo fazer. Tiraram deles esse direito. Eu tentei fazer o que ele queria, mesmo a gravadora não topando assumir a direção", disse.
Segundo Ricardo Leite, a escolha da foto para a capa não foi um processo fácil, até que ele entendeu o que Renato Russo queria e tudo acabou sendo facilitado.
"O Renato queria que a capa fosse branca escrito ‘Legião Urbana’ no centro, sem foto nenhuma. Eu queria botar uma foto deles. Não queria só escrever o nome da banda, queria deixar minha digital ali. Eu estava começando. Vamos negociar! Aí peguei uma pilha de fotos e o Renato queria escolher a foto. Aí ele aprovava algumas, mas outras não. Ele começou a vetar tudo. Comecei a descobrir qual era o padrão dele. Por que ele escolhia umas e outras não? Comecei a descobrir que tudo que o rosto dele aparecia ele vetava. Tinha uma que ele estava com a mão na cara, essa ele aprovava. Fomos lapidando e chegamos no seguinte consenso: escolher uma foto que ninguém aparece. Todos estão encobertos. Ele está fora de foco, o Negrete está escuro. Tem um quê de mistério aí. Na contracapa, a foto também não dá para ver direito. Atendi a necessidade dele", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


