Gavin confessa que Titãs tentou produtor de "Nevermind" para disco clássico
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de junho de 2022
O produtor Butch Vig é famoso pelo seu trabalho no icônico álbum "Nevermind", mais famoso do Nirvana. O que pouca gente sabe é que ele quase foi parar na produção de um disco que acabou se tornando um dos grandes clássicos dos Titãs.
O assunto foi comentado por Charles Gavin, ex-baterista dos Titãs, durante um vídeo de curiosidades sobre a banda publicado por Nando Reis. De acordo com Gavin, a ideia de trazer um produtor gringo partiu logo depois de "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora".
"Quem é fã dos Titãs sabe que esse disco teve produção própria banda. Foi um disco interessante de fazer. Foi difícil de fazer a mixagem e os arranjos. Mixamos com o Vitor Farias no Rio de Janeiro e ele ficou meio confuso com oito pessoas falando em cima dele! Não por acaso, esse álbum tem um dos sons mais ásperos. No disco que viria depois, estávamos mais pesados e influenciados por bandas pesadas. Começamos a procurar nomes que supostamente teriam a ver com o som que estávamos fazendo. Queríamos alcançar essa sonoridade, que viria a ser o repertório do ‘Titanomaquia’. Depois de muitas conversas, chegamos na conclusão que seria interessante trabalhar com alguém que nunca tínhamos trabalhado antes", disse.
Foi então que os Titãs começaram a investigar quem poderia ser o produtor para o novo disco. Depois de pesquisas e sugestões, o nome de Jack Endino surgiu na mesa.
"Saímos pesquisando, ouvindo discos, e concluímos que um nome possível seria um cara da cena de Seattle, que vinha de uma cena independente interessante, que ganhou o nome de grunge. Quando compramos os discos, nem tinha esse nome no Brasil. Ninguém sabia exatamente o que era. Teria que ser alguém que pudéssemos pagar, então ouvimos discos que o Jack Endino tinha produzido, como o primeiro do Nirvana, o ‘Bleach’. Também produziu o Screaming Trees, Soundgarden e a Sub Pop. Ele tinha essa pegada heavy rock e o nome nos bateu. Achamos que seria um cara viável, falamos com a Warner e ela nos deu a sugestão de procurar um segundo nome caso esse não desse certo", explicou.
Ainda de acordo com Charles Gavin, outro nome sugerido foi justamente o de Butch Vig, de "Nevermind", mas acabou não rolando e eles fecharam com Endino mesmo.
"O segundo nome que pensamos foi o produtor do segundo disco do Nirvana, o ‘Nevermind’, que se chamava Butch Vig. Ele estava começando a se tornar famoso por conta do disco, que estava explodindo. Esse fenômeno das bandas de Seattle aconteceu depois, com Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden. Em 1993, isso não existia forte ainda. Ele tinha produzido também o Smashing Pumpkins, indicamos ele para a gravadora. Eles entraram em contato com os dois e quem se mostrou interessado foi o Jack Endino. Foi isso que aconteceu. Ele veio ao Brasil, trabalhamos em São Paulo e depois ele trabalhou em outros discos nossos", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Bangers Open Air 2026 - o melhor festival de Rock e metal do Brasil?
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
A história que une dois membros dos Titãs, Marisa Monte, Tim Maia e um policial bailarino
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
O hit "Cavalo de Troia" dos Titãs que Globo usou em programa sem perceber crítica da letra
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"


