O arrependimento de Nando Reis por nome que incluiu em música que lista facínoras
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de junho de 2022
A música "Nome Aos Bois", dos Titãs, apresenta uma letra repleta de nomes de líderes políticos que foram responsáveis por ditaduras e governos opressores, como Josef Stálin, Pinochet, Adolf Hitler e Plínio Salgado. Entre as dezenas de nomes listados, entretanto, um deles Nando Reis se arrepende de ter colocado.
O assunto foi comentado por Nando Reis em um vídeo no seu canal no YouTube em que comenta curiosidades sobre sua passagem pelos Titãs. Segundo o músico, a inclusão dessa pessoa na lista foi uma vingança infantil.
"A música ‘Nome Aos Bois’ é minha e do Marcelo Fromer. Rapidamente chamamos o Arnaldo Antunes para ajudar, é uma listagem de facínoras e criminosos. De alguma maneira, é um pouco tendenciosa, pois acusa mais a direita do que a esquerda. Isso me leva a dizer que há uma presença ali dissonante. Hoje, reconheço que é descabido, pela proporção do nome dele estar nessa lista associado com grandes criminosos. Era uma implicância juvenil que vou esclarecer. Essa pessoa é o jornalista e músico Ronaldo Bôscoli. Há uma razão que nos levou a colocar o nome dele nessa música. Ele tinha uma coluna no Jornal do Brasil e tinha uma posição muito crítica e de alguma maneira preconceituosa contra o rock brasileiro. Nós fizemos um show no Canecão, que era a casa sagrada da música brasileira, e aí ele escreveu um artigo descendo o pau na gente. Ele disse que nossa música não estava à altura. Aquilo mexeu com nossos brios e nos vingamos dessa maneira infantil. Toda vingança tem um pouco de infantilidade. Colocamos ele nessa lista. Confesso que isso passou a me incomodar depois, quando coloquei as coisas em perspectiva. Tempos depois, gravei uma música do Ronaldo Bôscoli e serviu como um pedido de desculpas, deixo aqui registrado a tolice da presença do nome dele ali", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome


Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O megahit de Lulu Santos que Nando Reis gostaria de ter escrito: "Tenho vontade de chorar"
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
O clássico do rock brasileiro que nasceu após prisão de dois músicos
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


