A história de Mitch Malloy, o (quase) terceiro vocalista do Van Halen
Por André Garcia
Postado em 06 de junho de 2022
O Van Halen foi uma das maiores bandas do rock americano, tanto pela sua primeira fase com o vocalista Dave Lee Roth quanto pela segunda com Sammy Hagar. Em 1998, com Gary Cherone foi lançado o "Van Halen III", considerado o pior da discografia. O que muitos não sabem é que, dois anos antes de Gary, houve Mitch Malloy, que quase foi o terceiro vocalista da banda.
Essa história permaneceu em segredo por muito tempo, até que ela foi mencionada no livro "Everybody Wants Some: The Van Halen Saga", publicado em 2008. Com isso, de tanto ser perguntado sobre, Mitch resolveu finalmente abrir o jogo em entrevista, disponível no YouTube.
Sobre o contato de Eddie Van Halen
"Eu me mudei para Nashville e não tinha ficado muito tempo lá, menos de um ano. Eu tinha contrato com uma gravadora, ainda não estava assinado, mas a coisa estava caminhando... foi aí que eu recebi a ligação do Van Halen."
"Steve Hoffman, que era meu road manager, trabalhou para o então novo empresário [do Van Halen]. Enquanto rolavam os conflitos com Sammy [Hagar], eles estavam pensando: 'Quem poderia fazer esse trabalho?' E Steve Hoffman disse: 'Mitch Malloy pode fazer esse trabalho!'"
"Eddie [Van Halen] me ligou, e quando fui ver, eu já estava indo para Los Angeles de primeira classe. Por causa da viagem, ele me deu um dia de folga, então fomos comprar guloseimas. Ele me levou em seu Porsche Turbo novinho em folha, que ele dirigia feito um louco. Eu sinceramente temi pela minha vida! Eu pensei: 'É assim que eu vou ficar famoso, morrendo com Eddie Van Halen [risos]!'"
"Eu era o tipo de cara que sempre achava que alguma coisa grande ia acontecer comigo. [Mas] nunca pensei que fosse entrar para o Van Halen, nunca me passou pela cabeça que aquela banda me ligaria. Até hoje quando lembro daquilo, parece que não foi real. Você pode imaginar como é divertido tocar 'Panama' com o Van Halen?"
Confira abaixo uma demo do Van Halen tocando "Panama" com Mitch Malloy no vocal:
Sobre a história ter demorado tanto para ser revelada
"Em Nashville, naquela época, vir do rock como eu vinha era algo muito mal visto. Quando o Van Halen me ligou, eu disse: 'Eu vou lá e dar uma chance a isso porque era o Van Halen e eu cresci amando aquela banda. Mas eu não queria que ninguém soubesse daquilo, porque se não rolasse e Nashville soubesse que eu fiz um teste para o Van Halen... então eu certamente era rock! Eles não disseram nada sobre mim, e esse é o motivo pelo qual ninguém sabe sobre isso. Eles ficaram na deles e eu fiquei na minha... até bem recentemente."
Sobre sua entrada para a banda
"Eu estava na casa de visitas, do outro lado da casa principal. O telefone toca e o gerente do estúdio me diz: 'Eles te querem aqui em cima em 20 minutos, na sala de controle.' Eu cheguei lá e eles estavam reunidos. Eu estava sentado atrás da mesa de controle no 5150, quando a porta abre, a luz entra, e dela veio o vulto de Eddie, como Deus. Foi demais! Jamais esquecerei."
"A porta se fecha, e ele diz: 'Bom, acabamos de fazer uma reunião. Você é o cara mais legal que eu já conheci. Você é o melhor cantor que eu já ouvi na minha vida. E tem uma ótima aparência. Parabéns, você está na banda!' Ele me deu um beijo de cada lado do rosto, um abraço, me parabenizou, e saiu da sala."
Sobre sua saída da banda
"Conforme os dias passaram, nós tocamos, escrevemos, saímos por aí, conversamos... [Então] eles tiveram que fazer uma aparição no MTV [Music Awards 96], mas não me disseram que iam se apresentar com Dave [Lee Roth]. Eu estava de volta em Nashville, assistindo na MTV. Eles entram [no palco] e depois Dave entra e eu fiquei, tipo... fiquei de boca aberta! Foi tipo: 'O que eles estão fazendo? Por que Dave está com eles?'"
"Me ocorreu na mesma hora que o mundo inteiro pensava que Dave estava de volta na banda, e queria Dave de volta na banda... até eu mesmo! Eu queria Dave de volta na banda. Eu cresci com Van Halen com Dave, e aqueles primeiros discos... Era incrível! Foi aquilo que fez deles o que eles são hoje. Quando eu vi Dave com eles eu sabia que era o fim para mim. Acabou."
Sobre o que aconteceu na MTV
"O que eu ouvi falar depois foi que eles tiveram que fazer aquilo porque a MTV disse a eles: 'Se vocês quiserem que a gente apoie o novo Van Halen, terão que se apresentar com Dave Lee Roth.' Eu sabia que Dave não estava na banda, eles nunca o mencionaram quando eu estava lá, não era sequer cogitado. A questão era que... todo mundo pensava que Dave estava de volta na banda [risos]! Tô fora! Sabe? Aquilo não teria dado certo com qualquer outro vocalista."
Após deixar o Van Halen, Mitch Malloy retornou a Nashville, onde se dedicou à sua carreira solo e vive com sua esposa e filha. Apesar de não ter feito sucesso no mainstream, ele se estabeleceu como músico e produtor, e está feliz com o que conquistou. Confira abaixo um clipe de seu primeiro álbum, de 1992:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Wolfgang Van Halen diz que Eddie Van Halen era um compositor subestimado
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
A música considerada por Sammy Hagar como sendo a "Stairway to Heaven" do Van Halen


