A história de Mitch Malloy, o (quase) terceiro vocalista do Van Halen
Por André Garcia
Postado em 06 de junho de 2022
O Van Halen foi uma das maiores bandas do rock americano, tanto pela sua primeira fase com o vocalista Dave Lee Roth quanto pela segunda com Sammy Hagar. Em 1998, com Gary Cherone foi lançado o "Van Halen III", considerado o pior da discografia. O que muitos não sabem é que, dois anos antes de Gary, houve Mitch Malloy, que quase foi o terceiro vocalista da banda.
Essa história permaneceu em segredo por muito tempo, até que ela foi mencionada no livro "Everybody Wants Some: The Van Halen Saga", publicado em 2008. Com isso, de tanto ser perguntado sobre, Mitch resolveu finalmente abrir o jogo em entrevista, disponível no YouTube.
Sobre o contato de Eddie Van Halen
"Eu me mudei para Nashville e não tinha ficado muito tempo lá, menos de um ano. Eu tinha contrato com uma gravadora, ainda não estava assinado, mas a coisa estava caminhando... foi aí que eu recebi a ligação do Van Halen."
"Steve Hoffman, que era meu road manager, trabalhou para o então novo empresário [do Van Halen]. Enquanto rolavam os conflitos com Sammy [Hagar], eles estavam pensando: 'Quem poderia fazer esse trabalho?' E Steve Hoffman disse: 'Mitch Malloy pode fazer esse trabalho!'"
"Eddie [Van Halen] me ligou, e quando fui ver, eu já estava indo para Los Angeles de primeira classe. Por causa da viagem, ele me deu um dia de folga, então fomos comprar guloseimas. Ele me levou em seu Porsche Turbo novinho em folha, que ele dirigia feito um louco. Eu sinceramente temi pela minha vida! Eu pensei: 'É assim que eu vou ficar famoso, morrendo com Eddie Van Halen [risos]!'"
"Eu era o tipo de cara que sempre achava que alguma coisa grande ia acontecer comigo. [Mas] nunca pensei que fosse entrar para o Van Halen, nunca me passou pela cabeça que aquela banda me ligaria. Até hoje quando lembro daquilo, parece que não foi real. Você pode imaginar como é divertido tocar 'Panama' com o Van Halen?"
Confira abaixo uma demo do Van Halen tocando "Panama" com Mitch Malloy no vocal:
Sobre a história ter demorado tanto para ser revelada
"Em Nashville, naquela época, vir do rock como eu vinha era algo muito mal visto. Quando o Van Halen me ligou, eu disse: 'Eu vou lá e dar uma chance a isso porque era o Van Halen e eu cresci amando aquela banda. Mas eu não queria que ninguém soubesse daquilo, porque se não rolasse e Nashville soubesse que eu fiz um teste para o Van Halen... então eu certamente era rock! Eles não disseram nada sobre mim, e esse é o motivo pelo qual ninguém sabe sobre isso. Eles ficaram na deles e eu fiquei na minha... até bem recentemente."
Sobre sua entrada para a banda
"Eu estava na casa de visitas, do outro lado da casa principal. O telefone toca e o gerente do estúdio me diz: 'Eles te querem aqui em cima em 20 minutos, na sala de controle.' Eu cheguei lá e eles estavam reunidos. Eu estava sentado atrás da mesa de controle no 5150, quando a porta abre, a luz entra, e dela veio o vulto de Eddie, como Deus. Foi demais! Jamais esquecerei."
"A porta se fecha, e ele diz: 'Bom, acabamos de fazer uma reunião. Você é o cara mais legal que eu já conheci. Você é o melhor cantor que eu já ouvi na minha vida. E tem uma ótima aparência. Parabéns, você está na banda!' Ele me deu um beijo de cada lado do rosto, um abraço, me parabenizou, e saiu da sala."
Sobre sua saída da banda
"Conforme os dias passaram, nós tocamos, escrevemos, saímos por aí, conversamos... [Então] eles tiveram que fazer uma aparição no MTV [Music Awards 96], mas não me disseram que iam se apresentar com Dave [Lee Roth]. Eu estava de volta em Nashville, assistindo na MTV. Eles entram [no palco] e depois Dave entra e eu fiquei, tipo... fiquei de boca aberta! Foi tipo: 'O que eles estão fazendo? Por que Dave está com eles?'"
"Me ocorreu na mesma hora que o mundo inteiro pensava que Dave estava de volta na banda, e queria Dave de volta na banda... até eu mesmo! Eu queria Dave de volta na banda. Eu cresci com Van Halen com Dave, e aqueles primeiros discos... Era incrível! Foi aquilo que fez deles o que eles são hoje. Quando eu vi Dave com eles eu sabia que era o fim para mim. Acabou."
Sobre o que aconteceu na MTV
"O que eu ouvi falar depois foi que eles tiveram que fazer aquilo porque a MTV disse a eles: 'Se vocês quiserem que a gente apoie o novo Van Halen, terão que se apresentar com Dave Lee Roth.' Eu sabia que Dave não estava na banda, eles nunca o mencionaram quando eu estava lá, não era sequer cogitado. A questão era que... todo mundo pensava que Dave estava de volta na banda [risos]! Tô fora! Sabe? Aquilo não teria dado certo com qualquer outro vocalista."
Após deixar o Van Halen, Mitch Malloy retornou a Nashville, onde se dedicou à sua carreira solo e vive com sua esposa e filha. Apesar de não ter feito sucesso no mainstream, ele se estabeleceu como músico e produtor, e está feliz com o que conquistou. Confira abaixo um clipe de seu primeiro álbum, de 1992:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026


Wolfgang Van Halen dá sua opinião sobre o termo "nepo baby"
A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Os dois estilos distintos de tapping criados por Eddie Van halen, segundo seu filho
Gene Simmons elege o melhor frontman de todos os tempos na história da música
Two and a Half Men: Participações de astros do rock
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping


