Como a reunião do Van Halen com Dave Lee Roth, em 1996, acabou em 5 minutos
Por André Garcia
Postado em 04 de março de 2022
Cinco minutos pode parecer pouco tempo, mas no mundo do rock já foi comprovado, em inúmeras ocasiões, que muita coisa pode acontecer nesse curto período. Um ótimo exemplo é o VMA de 1996, onde cinco minutos foi o que bastou para acabar com a tão aguardada reunião da formação original do Van Halen.
Em 7 de setembro de 1984, pela última vez Eddie e Alex Van Halen se apresentaram, ao mesmo tempo, com o vocalista Dave Lee Roth e o baixista Michael Anthony. Após uma série de cinco shows no festival Monsters of Rock, que encerrou uma colossal turnê, o vocalista foi substituído por Sammy Hagar.
A tão sonhada reunião até chegou a acontecer, como relembrou a Rolling Stone em 2013, mas por tão pouco tempo que acabou antes mesmo de ser anunciada.
Início de um sonho
Em 1996, se por um lado os fãs de Van Halen estavam tristes pela saída de Sammy, estavam também animados com a possibilidade da volta de Dave. O ex-vocalista retornou para a gravação de umas faixas inéditas que incrementariam a primeira coletânea da banda. Com o clima amistoso, parecia que a animosidade do passado havia sido superada; logo, a escolha parecia óbvia — e o anúncio, questão de tempo.
No dia 4 de setembro, no MTV Video Music Awards, eles quatro fizeram uma aparição surpresa, onde foram imediatamente ovacionados de pé pela plateia, com uma longa salva de aplausos. E mesmo sem seus instrumentos, afinal, ali estavam apenas para apresentar o prêmio de Melhor Clipe Masculino.
Parecia que nada podia dar errado, mas tudo desandou no instante em que Dave Lee Roth não conteve seu ego, voltando a demonstrar o mesmo comportamento que havia levado à sua saída anos antes. Eddie mal havia dado início à sua fala quando foi interrompido por ele, que fugindo do roteiro, deixou a premiação de lado para atrair os holofotes para seu retorno: "Nós temos que falar sobre isso. Essa é a primeira vez que pisamos no mesmo palco em mais de uma década."
Visivelmente constrangido e sem saber o que fazer, Eddie se afastou do microfone, pouco depois recebendo um abraço do vocalista, que retribuiu, desconfortável. Tentando começar tudo de novo, o guitarrista rapidamente apresentou o prêmio e empurrou o baixista Michael Anthony para apresentar os indicados. A ideia era não dar brecha para Dave voltar a aprontar, mas não adiantou.
Fazendo seu estilo tipicamente falastrão, ele interrompeu Michael e, como se estivesse fazendo uma apresentação stand-up, soltou um comentário pouco apropriado sobre a própria emissora: "Vocês repararam como as coisas mudaram bastante desde a última vez em que estivemos aqui? Antes era ‘Eu Quero Minha MTV’, agora é tipo ‘Vai passando a porra da MTV ou eu explodo seus miolos!’"
Eddie, rangendo os dentes de constrangimento, precisou agarrar Dave e o arrastar para longe do microfone, enquanto ele aproveitava para rebolar e fazer graça. Após os indicados serem finalmente apresentados, Beck foi anunciado vencedor pelo vocalista, mas não sem antes uma desnecessariamente longa fala introdutória improvisada. Enquanto o ganhador tropeçava nas palavras com um humildemente desajeitado discurso, atrás dele Roth era só caras, bocas e risadas, tentando a todo custo roubar a cena.
Você pode conferir o festival de vergonha alheia no vídeo abaixo.
Deu tudo errado
A Formação original do Van Halen se despediu e deixou o palco, mas o que ninguém imaginava é que a tão aguardada reunião, que parecia prestes a ser anunciada, havia, na verdade, acabado de acabar.
Assim que deixaram o palco, eles deram para Kurt Loder uma entrevista ainda mais constrangedora. A banda, que já havia mudado de ideia quanto à volta do vocalista, falava que seria só aquilo ali mesmo; só que Dave, pensando que nada tinha mudado, enchia a boca para falar como integrante da banda sobre o futuro dela — enquanto os outros três sorriam amarelo. A cena pode ser vista no vídeo abaixo.
Eddie Van Halen, em posterior entrevista à própria MTV, declarou "eu considero a atitude dele [Dave] no palco um desrespeito ao Beck", e revelou que foi nos bastidores que o clima azedou de vez:
"No camarim ele basicamente cuspiu na minha cara. Demos uma coletiva para a imprensa e todo mundo estava gritando perguntas para Dave, e ele não respondia. Eu cheguei pra ele e falei ‘É o seguinte, vamos gravar duas músicas para 'Best of Volume I', a Warner Bros quer que a gente grave os clipes, e é só isso. Se você espera que vamos sair em turnê no verão, esquece. Não vamos cair na estrada pra ganhar dinheiro pra você.’"
Segundo o guitarrista, que operaria o quadril no fim do ano, a partir dali a atitude do vocalista mudou. "Ele chegou e disse, ‘Essa noite é minha, cara, não é sobre a porra do seu quadril’. Eu falei ‘Ok, Dave, você, Alex e Anthony respondem às perguntas e eu não vou falar sobre meu quadril’".
"Acho bom!", brandiu em resposta Dave, que em sua autobiografia, Crazy From the Heat, minimizou a história:
"Nós entramos e o lugar simplesmente veio abaixo. Bem, eu vejo aqueles sorrisos… então começo a trabalhar. Não algo que eu planeje. Pra mim isso é natural, é se soltar. É claro que eu improvisei umas coisinhas além do velho, chato e banal roteiro lido numa cartolina."
O fato é que, apesar do show de falta de sintonia, após o evento muitos ainda esperavam pelo anúncio oficial da reunião, mas ele nunca aconteceu. Ao invés disso, tempo depois, foi anunciado como novo vocalista Gary Cherone, ex-Extreme, com quem a banda gravaria aquele que ficou marcado como o seu fiasco: "Van Halen III" (1998). Mas essa já é uma história para outro dia!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"

Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Wolfgang Van Halen diz que Eddie Van Halen era um compositor subestimado
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
A música considerada por Sammy Hagar como sendo a "Stairway to Heaven" do Van Halen


