A música do The Who que Pete Townshend odeia "mais que tudo no mundo"
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2022
Desde seu primeiro álbum, "My Generation" (1965) o The Who se mostrou uma instável combinação de músicos com características diferentes e personalidades incompatíveis. Curiosamente, essa tensão entre suas partes resultou numa sonoridade ímpar, e contribuiu muito para o sucesso da banda.
Se no palco o quarteto criou uma linguagem na qual todos eles conseguiam se comunicar, fora dele a situação jamais mudou. Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon seguiram sem se dar muito bem um com o outro, principalmente os dois primeiros, que sempre tiveram uma relação de amor e ódio. Algo curioso, já que artisticamente a química entre eles funciona muito bem com Roger dando voz às composições de Pete.
Relação essa que, conforme publicado pela Far Out Magazine, Roger Daltrey em 2021 tentou explicar: "Há uma profunda conexão entre nós dois, mas não somos lá melhores amigos, sabe? Não é por aí. Mas o processo criativo que somos capazes de conjurar entre nós é incrivelmente saudável, e há uma quantidade absurda de amor nessa relação."
Por parte do guitarrista Pete Townshend, essa relação nem sempre parece tão amorosa. O que ficou claro quando ele comentou as músicas do The Who que mais odiava.
"'Dreaming From The Waist' é uma música que eu odeio mais que tudo no mundo. Mas acho que odeio mais porque é uma música que Roger [Daltrey] gostava de tocar. Aliás, acho que 'Sister Disco' se qualifica mais. Isso mesmo, 'Sister Disco' eu odeio ainda mais que 'Dreaming From The Waist' porque tem uma parte em todas as vezes que tocamos que Roger vem até mim, fica do meu lado, e dá um sorriso bobo. Aquilo era para transmitir um relacionamento tipo Everly Brothers com a plateia, algo que não existe."
"Era para ser uma encenação com a qual eu deveria contribuir", prosseguiu, "tipo 'Nós nos conhecemos muito bem e podemos parecer inimigos, mas, na verdade, somos amigos'. Frequentemente acontece de eu olhar para a cara dele e dizer 'Você é um babaca do c*ralho!', e ele fica nervoso quando faço isso."
Com Zak Starkey (filho do ex-beatle Ringo Starr) e Jon Button no lugar dos falecidos Keith Moon e John Entwistle, o The Who segue firme e forte na ativa. E em outubro a banda inicia uma nova turnê pela América do Norte que termina no mês seguinte em Las Vegas.
Ouça abaixo as duas faixas tão odiadas por Pete Townshend.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps