Yes: Rick Wakeman relembra como ele conheceu Jon Anderson
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2022
Por suas exímias habilidades com instrumentos como piano e afins, já no final dos anos 60 Rick Wakeman era um respeitado e requisitado músico de estúdio na Inglaterra. Entre outros grandes nomes, ele já prestou serviço para David Bowie, T. Rex, Lou Reed e até mesmo Elton John.
Yes - Mais Novidades
Em 1971, ele se juntou ao Yes, onde fez história no rock progressivo ao lado do vocalista Jon Anderson. Em publicação da Classic Rock, o tecladista contou como eles se conheceram, e como era a relação entre eles:
"A primeira vez que eu vi Jon foi quando [minha banda] Strawbs tocou com o Yes em Hull. Nós fizemos a abertura, e eu já tinha ouvido falar muito sobre o Yes, então depois de terminar nossa parte, eu fiquei lá no fundo assistindo. A maioria dos vocalistas na época tinha 1,90m e cabelo seboso, do nada entrou aquele cara baixinho de voz aguda."
"A imprensa fazia a festa com a nossa relação, porque eu tomava cerveja e comia carne, enquanto ele era abstêmio e vegetariano. Eles inventavam que a gente se odiava, o que era balela. Quer dizer, já tivemos discussões feias, mas quando pessoas nos ouviam gritando por algo que saiu errado, no outro dia você lia: 'Yes prestes a se separar!'"
"Mas [as brigas] nunca chegaram às vias de fato — ele tem metade do meu tamanho. Jon e eu fizemos uma turnê como dupla em 2010, e ficávamos lembrando a quantidade de besteiras que se lia na imprensa. Por exemplo, diversas vezes eu li que eu e Keith Emerson [do Emerson Lake & Palmer] nos odiávamos. Um dia Keith e eu estávamos almoçando em Londres e umas três pessoas vieram até nós dizer 'Que bom que vocês fizeram as pazes!'"
Com cinco passagens pelo Yes, Rick Wakeman integrou a banda de 1971 a 74, de 1975 a 80, de 1990 a 92, de 1995 a 96 e de 2002 a 2004. Entre 2008 e 2011 foi a vez de seu filho, Oliver Wakeman, assumir o posto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"


Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
O Big 4 do rock progressivo, de acordo com Ian Anderson, do Jethro Tull
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos
Rick Wakeman: Suas dez canções de rock favoritas dos anos 70


