Yes: Rick Wakeman relembra como ele conheceu Jon Anderson
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2022
Por suas exímias habilidades com instrumentos como piano e afins, já no final dos anos 60 Rick Wakeman era um respeitado e requisitado músico de estúdio na Inglaterra. Entre outros grandes nomes, ele já prestou serviço para David Bowie, T. Rex, Lou Reed e até mesmo Elton John.
Em 1971, ele se juntou ao Yes, onde fez história no rock progressivo ao lado do vocalista Jon Anderson. Em publicação da Classic Rock, o tecladista contou como eles se conheceram, e como era a relação entre eles:
"A primeira vez que eu vi Jon foi quando [minha banda] Strawbs tocou com o Yes em Hull. Nós fizemos a abertura, e eu já tinha ouvido falar muito sobre o Yes, então depois de terminar nossa parte, eu fiquei lá no fundo assistindo. A maioria dos vocalistas na época tinha 1,90m e cabelo seboso, do nada entrou aquele cara baixinho de voz aguda."
"A imprensa fazia a festa com a nossa relação, porque eu tomava cerveja e comia carne, enquanto ele era abstêmio e vegetariano. Eles inventavam que a gente se odiava, o que era balela. Quer dizer, já tivemos discussões feias, mas quando pessoas nos ouviam gritando por algo que saiu errado, no outro dia você lia: 'Yes prestes a se separar!'"
"Mas [as brigas] nunca chegaram às vias de fato — ele tem metade do meu tamanho. Jon e eu fizemos uma turnê como dupla em 2010, e ficávamos lembrando a quantidade de besteiras que se lia na imprensa. Por exemplo, diversas vezes eu li que eu e Keith Emerson [do Emerson Lake & Palmer] nos odiávamos. Um dia Keith e eu estávamos almoçando em Londres e umas três pessoas vieram até nós dizer 'Que bom que vocês fizeram as pazes!'"
Com cinco passagens pelo Yes, Rick Wakeman integrou a banda de 1971 a 74, de 1975 a 80, de 1990 a 92, de 1995 a 96 e de 2002 a 2004. Entre 2008 e 2011 foi a vez de seu filho, Oliver Wakeman, assumir o posto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps