Joe Perry sobre o primeiro álbum do Aerosmith: "Nenhum de nós gostou"
Por André Garcia
Postado em 15 de julho de 2022
Uma das maiores bandas de rock dos Estados Unidos, o Aerosmith foi formado em 1970 e, na ativa até hoje, já lançou 15 álbuns de estúdio. Com uma jornada de altos e baixos, a banda esteve na crista da onda com "Rocks" (1976), no fundo do poço com "Done With Mirrors" (1985) e de volta ao topo com "Get a Grip" (1993). Mas tudo começou foi com seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1973, marcado por uma peculiar sonoridade.
Aerosmith - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em entrevista para a VWMusic o guitarrista Joe Perry falou, entre outras coisas, sobre o álbum "Aerosmith". Produzido numa época de inexperiência e ingenuidade para a banda, Joe não escondeu seu desagrado com a sonoridade dele, principalmente de sua guitarra.
"Bem, eu acho que nenhum de nós gostou dele na época", declarou. "Nós tínhamos uma ideia na cabeça de como queríamos que ele soasse, mas éramos muito ingênuos em relação a tudo, inclusive o trabalho no estúdio. A gente pensava que trabalhar no estúdio seria diferente, que simplesmente entraríamos lá e o estúdio faria o disco soar de uma certa maneira."
"Mas é realmente uma questão de quais microfones você usa e como você toca. É isso que é gravado. Não há pó mágico que faça o disco soar como você acha que deveria. Essa foi a grande lição que aprendemos."
O guitarrista ainda confessou: "Quando eu ouvia [o primeiro disco], por anos eu ficava, tipo: 'Meu Deus, como eu queria que minha guitarra soasse melhor. Eu queria que tivéssemos tocado isso de outro jeito.' As pessoas me perguntam 'Como você conseguiu aquele timbre de guitarra, Joe?' Sinceramente, eu simplesmente vi aquele amplificador, gostei dele e gravei com ele."
"No primeiro álbum, nós ainda estávamos tentando entender as coisas naquela época. Aconteceu tudo muito rápido depois que assinamos com a gravadora. Foi, tipo 'Ok caras, vocês vão entrar em estúdio agora', e nós ficamos, tipo 'Tá bom'. Nós éramos apenas garotos acabando de chegar. Nós não crescemos com os pais trabalhando naquele meio, sabe? Nós não fazíamos ideia, e éramos tão ingênuos que tivemos que ir aprendendo no caminho", concluiu.
Para Joe Perry, foi apenas no quarto álbum, a obra-prima "Rocks", que a banda "pegou o jeito e aprendeu como usar o estúdio a nosso favor".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
A música dos Stones sobre um estranho hábito de donas de casa, e que nunca deu certo ao vivo
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend

O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
Da irritação aos impostos: a origem caótica de "Seasons of Wither", do Aerosmith
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
O pouco lembrado membro do Aerosmith que Joe Perry e Steven Tyler acham muito bom
A curiosa relação entre título de clássico do Aerosmith e "Os Três Patetas"
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos
Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"


