Carlos Santana sobre Jimi Hendrix: "Ele representa a consciência da revolução"
Por André Garcia
Postado em 15 de julho de 2022
O guitarrista mexicano Carlos Santana é considerado um dos maiores de todos os tempos. Original, versátil e capaz de fundir diversos gêneros musicais em seus improvisos, ele fez grande sucesso a partir do final dos anos 60. Destaca-se sua inesquecível apresentação no Woodstock e o lançamento do álbum "Santana", ambos em 1969.
Em entrevista por volta dos anos 80 ou 90, o guitarrista falou sobre a música daquele que é considerado por ele o maior de todos, Jimi Hendrix.
"O lance de Jimi Hendrix para mim era que sua visão ia muito além de sua maestria na guitarra", contou. "A visão de que aquilo que ele ouvia tornava a guitarra incidental. Foi isso que eu ouvia com ele no Woodstock, eu ouvia bebês chorando, ouvia bombas, ouvia crianças nascendo, gaviões voando, nuvens se movendo… Coisas que as pessoas normalmente não ouvem hoje em dia. Porque ele estava sempre com o dedo no pulso da vida."
"Sabe, é por isso que certos músicos quando tocam, eles tocam a vida. Se você quiser chamar rock ou blues, é problema seu, mas eles chamariam simplesmente de tocar a vida. O propósito dele era muito claro. Como um anjo, ele abriu a visão de muita gente, como eu, para pensar além de nacionalidades, bandeiras e regiões. Assim, quando você vai para a África, ou Jerusalém, ou Japão, ou Londres, você será bem-vindo, e não apenas um turista. Mas para isso você tem que viver. Não adianta ler num livro, você não pode captar em um vídeo, você tem que viver."
"Ele representa a consciência da revolução, como os Panteras Negras, Martin Luther King… Toda aquela era, os anos 60, foi a mais importante deste século porque foi quando nós dissemos 'Nós não toleraremos mais'. Não dá para separar Jimi Hendrix do que estava acontecendo com Malcolm X, os Panteras Negras, [a Guerra do] Vietnã e aquela coisa toda", concluiu.
Três décadas após tocar no Woodstock, Carlos Santana fez seu retorno triunfal ao topo das paradas com o fenomenalmente bem-sucedido "Supernatural" (1999), que vendeu milhões de cópias pelo mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps