Como o baterista do Def Leppard ajudou na gravação de "Master Of Puppets"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de julho de 2022
O álbum "Master Of Puppets" é um dos maiores clássicos do Metallica (e do thrash metal). Lançado em março de 1986, o disco apresenta em seu tracklist músicas que unem peso, técnica e melodia, como pode ser ouvido em "Battery", "Welcome Home (Sanitarium)", "Orion" e obviamente, "Master Of Puppets". Aliás, a faixa que dá nome ao play virou assunto há alguns dias, o que deixou alguns fãs e críticos ouriçados.
Além das citadas músicas, "Master Of Puppets" também chama a atenção pela sua ótima produção, assinada por Fleming Rasmussen. Seja no LP, em CD ou nas plataformas digitais, é possível ouvir com clareza tudo no álbum, desde os riffs matadores da dupla James Hetfield/Kirk Hammett até as inesquecíveis linhas de baixo criadas pelo saudoso Cliff Burton.
Para obter o som ideal, os integrantes da banda também precisavam dos instrumentos e equipamentos certos para a gravação. O baterista Lars Ulrich, que estava no país onde nasceu, queria uma caixa de bateria da marca Ludwig, modelo Black Beauty. E apenas um de seus contatos tinha uma dessas para quebrar seu galho: Rick Allen, baterista da banda britânica Def Leppard.
Enquanto o Metallica estava gravando o seu terceiro álbum de estúdio, Rick Allen se recuperava do acidente automobilístico que o fez perder o braço esquerdo. "Então, Lars ligou para o empresário e disse: ‘Ei, Rick não está usando a caixa agora. Você pode enviá-la?’", relembrou Fleming Rasmussen, em entrevista concedida à revista Rolling Stone, publicada em 2016.
Lars conseguiu o que desejava e depois, tratou de comprar a desejada caixa. "No dia seguinte [a caixa] estava lá. Então, em um de seus dias de folga, ele foi a algumas lojas de música na Dinamarca e encontrou uma que estava parada na prateleira há, tipo, 10 anos (...). Agora, ele tem cerca de 20 [modelos]", complementou o produtor.
"Master Of Puppets" foi gravado no Sweet Silence Studios, em Copenhague, capital da Dinamarca. A localização do país no globo terrestre causou um pequeno problema para Lars e seus camaradas. Leia mais na matéria a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps