O dia que Eric Clapton literalmente arriscou a vida para salvar suas guitarras
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2022
Tanto por seu trabalho em bandas como Yardbirds, John Mayall & the Bluesbreakers, Cream e Blind Faith quanto em carreira solo, Eric Clapton é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Não é atoa que ele foi um herói para grandes nomes como Jimi Hendrix, Brian May, Eddie Van Halen e Stevie Ray Vaughan.
Toda a vida adulta de Eric Clapton foi devotada à guitarra, por isso, sua relação com seus instrumentos é tamanha que ele literalmente já arriscou sua vida para salvá-los. Conforme publicado pela Far Out Magazine, o caso aconteceu em 25 de maio de 1996, quando ele voltou para sua casa, em Londres, e encontrou o andar de cima tomado por chamas.
"Eu me dei conta do fogo quando voltei para casa após passar o dia fora", contou o Slow Hand. "Eu abri a porta da frente e a fumaceira saiu. A primeira coisa que eu fiz foi pegar minhas guitarras. Nenhuma delas foi danificada."
O incêndio, causado por um problema na fiação, foi descrito pelo músico como "terrível, terrível demais", e destruiu a casa. Os repórteres ficaram surpresos que ele, então cinquentão, tenha conseguido sozinho retirar das chamas dezenas de guitarras sem se ferir — acredita-se que ele tenha cerca de 30 em sua coleção.
Entre os instrumentos resgatados estava um considerado de estimação, e tem tanto valor para ele que é até mantido em segredo: "Eu percebi que tem uma que eu simplesmente não posso perder", confidenciou ele, "então vou manter ela em segredo. Não é que seja uma guitarra cara, mas eu pagaria um preço considerável por ela, já que eu realmente desejo mantê-la. É uma guitarra que fica pela minha casa há anos, e que eu toco em momentos de grande estresse. Como se fosse de estimação."
No entanto, em outra ocasião Eric Clapton pode ter revelado qual é a tal guitarra ao dizer que a que ele mais sentiria falta era uma Fender Stratocaster 1956. Apelidada "Brownie", ela foi utilizada na gravação do hit "Layla".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps