O que Lemmy Kilmister aprendeu trabalhando como roadie de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 04 de julho de 2022
Lemmy Kilmister foi eternizado como baixista e vocalista do Motörhead, que fundou e liderou por décadas. Mas antes disso, ele fez parte da banda de space rock Hawkwind, e antes disso, no final dos anos 60, ele foi roadie de Jimi Hendrix.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone, Lemmy relembrou aqueles dias: "Eu estava dormindo no chão com [o roadie] Neville Chester, que dividia apartamento com [o baixista] Noel Redding. Então sempre que alguém precisava de um par de mãos, lá estava eu. Eu não consegui aquele trabalho por nenhum tipo de talento."
O fundador do Motörhead contou que não ganhava muito dinheiro, "mas via Jimi tocar direto: duas vezes por noite por uns três meses. Eu via ele tocar no camarim também. Ele tinha um velho violão Epiphone — era de 12 cordas, mas ele usava com seis — que ele costumava subir numa cadeira para tocar. Por que subir numa cadeira, eu não sei."
Para Lemmy, "quando ele tocava, era mágico — enquanto você assistia, o tempo e o espaço paravam." No entanto, "esperavam que ele fosse um showman, mas eu acho que ele uma hora se cansou daquilo. E quando as pessoas reclamaram, ele começou a fazer um tipo de imitação de Jimi Hendrix, sabe? Não era convincente. Aquilo foi uma pena…"
Em outra entrevista, o baixista contou o que aprendeu com Hendrix como seu roadie: "Jimi me ensinou a descolar drogas nos lugares mais improváveis, porque aquilo era parte do trabalho que eu fazia para ele. Foi assim que eu aprendi a funcionar com cinco doses de ácido. Mas eu também aprendi sobre teatralidade e performance. Jimi era tão descolado sem fazer nenhum esforço, ele se movia como uma aranha elegante."
"Ele sempre estava interessado na plateia. Ele contava piadas muito ruins porque estava muito louco. O show acabava e as pessoas não entendiam nada do que ele dizia, mas ele certamente era o maior guitarrista já visto, provavelmente sempre será", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Phil Campbell já deu rolê de moto peladão por corredor de hotel
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
Motorhead: Nem queda de avião conseguia abalar a calma de Lemmy Kilmister


