O que Lemmy Kilmister aprendeu trabalhando como roadie de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 04 de julho de 2022
Lemmy Kilmister foi eternizado como baixista e vocalista do Motörhead, que fundou e liderou por décadas. Mas antes disso, ele fez parte da banda de space rock Hawkwind, e antes disso, no final dos anos 60, ele foi roadie de Jimi Hendrix.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone, Lemmy relembrou aqueles dias: "Eu estava dormindo no chão com [o roadie] Neville Chester, que dividia apartamento com [o baixista] Noel Redding. Então sempre que alguém precisava de um par de mãos, lá estava eu. Eu não consegui aquele trabalho por nenhum tipo de talento."
O fundador do Motörhead contou que não ganhava muito dinheiro, "mas via Jimi tocar direto: duas vezes por noite por uns três meses. Eu via ele tocar no camarim também. Ele tinha um velho violão Epiphone — era de 12 cordas, mas ele usava com seis — que ele costumava subir numa cadeira para tocar. Por que subir numa cadeira, eu não sei."
Para Lemmy, "quando ele tocava, era mágico — enquanto você assistia, o tempo e o espaço paravam." No entanto, "esperavam que ele fosse um showman, mas eu acho que ele uma hora se cansou daquilo. E quando as pessoas reclamaram, ele começou a fazer um tipo de imitação de Jimi Hendrix, sabe? Não era convincente. Aquilo foi uma pena…"
Em outra entrevista, o baixista contou o que aprendeu com Hendrix como seu roadie: "Jimi me ensinou a descolar drogas nos lugares mais improváveis, porque aquilo era parte do trabalho que eu fazia para ele. Foi assim que eu aprendi a funcionar com cinco doses de ácido. Mas eu também aprendi sobre teatralidade e performance. Jimi era tão descolado sem fazer nenhum esforço, ele se movia como uma aranha elegante."
"Ele sempre estava interessado na plateia. Ele contava piadas muito ruins porque estava muito louco. O show acabava e as pessoas não entendiam nada do que ele dizia, mas ele certamente era o maior guitarrista já visto, provavelmente sempre será", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps