Blue Oyster Cult: A história de "Don't Fear The Reaper"
Por Nino Lee Rocker
Fonte: Amor Louco Blog
Postado em 28 de agosto de 2022
Buck Dharma, cantor e guitarrista do Blue Öyster Cult ainda não tinha conseguido emplacar um grande sucesso para sua banda após 3 álbuns lançados, embora trilhassem pelo caminho em rumo certo ao status de cult band.
Mas em 1976 um fator inusitado o levou a escrever aquela que se tornaria não só o maior sucesso comercial de seu grupo como também um dos hits mais aclamados na historia do rock ‘n’ roll, a clássica "Don’t Fear The Reaper".
Buck na época começou a sentir sintomas de arritmia cardíaca, oscilações de pressão arterial constantes e enfrentou um diagnostico de problema cardíaco, sua preocupação diante ao temor da morte passou a assombra-lo.
"Don’t Fear The Reaper" foi escrita por Buck como uma forma romantizada de encarar a possibilidade de sua partida ao imaginar uma forma de continuidade, uma canção de amor onde o amor transcende a existência física.
Basicamente a grande pergunta de Buck era: existe vida após a morte? Será que os amantes poderiam de alguma forma reunir-se em todo o reino da vida e da morte? Haverá algo mais lá fora, e será que se pode voltar"?
Após lançada, "Don’t Fear The Reaper" foi amplamente interpretada como ode ao suicídio, Buck nunca concordou com isso, mas nunca foi oposto a qualquer forma de interpretação, suas letras sempre foram profundas e com temas que muitas vezes abordavam a ficção científica e o sobrenatural, nesse caso em especial, a inspiração foi puramente oriunda de "Romeu e Julieta", o clássico de William Shakespeare, mas nunca sob a ótica do plano de morte dos lendários amantes, Buck ia além disso.
"Don’t Fear The Reaper" tornou-se um sucesso estrondoso após lançado como primeiro single de "Agents Of Fortune", o que foi tanto uma bênção como maldição para a banda, a cada novo disco lançado eles estariam sempre sob a sombra e pressão de fazer algo que repetisse aquele momento de mágica inspiração, o mais perto que chegaram disso foi em 1981 com "Burnin’ For You".
"Don’tFear The Reaper" atingiu o Nº 12 na Billboard e entrou para a lista da Rolling Stone como uma das 500 maiores canções de todos os tempos.
Outro fato inusitado que elevou as atenções a "Don’t Fear The Reaper" foi um lendário esquete feito pelo Saturday Night Live em de 8 de abril de 2000 com Christopher Walken zombando do Cowbell exagerado nesta música. Na esquete, a banda ficava chateada quando Will Ferrell tocava o sino muito alto, mas Walken continuava pedindo "more cowbell."
Puxados pelo gigantesca popularidade alcançada por "Don’t Fear The Reaper" e tudo o que se seguiu a ela o Blue Oyster Cult já vendeu até hoje mais de 24 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 7 milhões só nos Estados Unidos.
Aproveite para conferir o novo blog de Nino acessando:
https://amorloucoblog.wordpress.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades



Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
Regis Tadeu e o desconcertante vício que Angus Young não consegue largar
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden


