Blue Oyster Cult: A história de "Don't Fear The Reaper"
Por Nino Lee Rocker
Fonte: Amor Louco Blog
Postado em 28 de agosto de 2022
Buck Dharma, cantor e guitarrista do Blue Öyster Cult ainda não tinha conseguido emplacar um grande sucesso para sua banda após 3 álbuns lançados, embora trilhassem pelo caminho em rumo certo ao status de cult band.
Mas em 1976 um fator inusitado o levou a escrever aquela que se tornaria não só o maior sucesso comercial de seu grupo como também um dos hits mais aclamados na historia do rock ‘n’ roll, a clássica "Don’t Fear The Reaper".
Buck na época começou a sentir sintomas de arritmia cardíaca, oscilações de pressão arterial constantes e enfrentou um diagnostico de problema cardíaco, sua preocupação diante ao temor da morte passou a assombra-lo.
"Don’t Fear The Reaper" foi escrita por Buck como uma forma romantizada de encarar a possibilidade de sua partida ao imaginar uma forma de continuidade, uma canção de amor onde o amor transcende a existência física.
Basicamente a grande pergunta de Buck era: existe vida após a morte? Será que os amantes poderiam de alguma forma reunir-se em todo o reino da vida e da morte? Haverá algo mais lá fora, e será que se pode voltar"?
Após lançada, "Don’t Fear The Reaper" foi amplamente interpretada como ode ao suicídio, Buck nunca concordou com isso, mas nunca foi oposto a qualquer forma de interpretação, suas letras sempre foram profundas e com temas que muitas vezes abordavam a ficção científica e o sobrenatural, nesse caso em especial, a inspiração foi puramente oriunda de "Romeu e Julieta", o clássico de William Shakespeare, mas nunca sob a ótica do plano de morte dos lendários amantes, Buck ia além disso.
"Don’t Fear The Reaper" tornou-se um sucesso estrondoso após lançado como primeiro single de "Agents Of Fortune", o que foi tanto uma bênção como maldição para a banda, a cada novo disco lançado eles estariam sempre sob a sombra e pressão de fazer algo que repetisse aquele momento de mágica inspiração, o mais perto que chegaram disso foi em 1981 com "Burnin’ For You".
"Don’tFear The Reaper" atingiu o Nº 12 na Billboard e entrou para a lista da Rolling Stone como uma das 500 maiores canções de todos os tempos.
Outro fato inusitado que elevou as atenções a "Don’t Fear The Reaper" foi um lendário esquete feito pelo Saturday Night Live em de 8 de abril de 2000 com Christopher Walken zombando do Cowbell exagerado nesta música. Na esquete, a banda ficava chateada quando Will Ferrell tocava o sino muito alto, mas Walken continuava pedindo "more cowbell."
Puxados pelo gigantesca popularidade alcançada por "Don’t Fear The Reaper" e tudo o que se seguiu a ela o Blue Oyster Cult já vendeu até hoje mais de 24 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 7 milhões só nos Estados Unidos.
Aproveite para conferir o novo blog de Nino acessando:
https://amorloucoblog.wordpress.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo


Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
Raul Seixas - Perguntas e respostas e curiosidades
Motörhead: Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister
Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da banda
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired


