Blue Oyster Cult: A história de "Don't Fear The Reaper"
Por Nino Lee Rocker
Fonte: Amor Louco Blog
Postado em 28 de agosto de 2022
Buck Dharma, cantor e guitarrista do Blue Öyster Cult ainda não tinha conseguido emplacar um grande sucesso para sua banda após 3 álbuns lançados, embora trilhassem pelo caminho em rumo certo ao status de cult band.
Mas em 1976 um fator inusitado o levou a escrever aquela que se tornaria não só o maior sucesso comercial de seu grupo como também um dos hits mais aclamados na historia do rock ‘n’ roll, a clássica "Don’t Fear The Reaper".
Buck na época começou a sentir sintomas de arritmia cardíaca, oscilações de pressão arterial constantes e enfrentou um diagnostico de problema cardíaco, sua preocupação diante ao temor da morte passou a assombra-lo.
"Don’t Fear The Reaper" foi escrita por Buck como uma forma romantizada de encarar a possibilidade de sua partida ao imaginar uma forma de continuidade, uma canção de amor onde o amor transcende a existência física.
Basicamente a grande pergunta de Buck era: existe vida após a morte? Será que os amantes poderiam de alguma forma reunir-se em todo o reino da vida e da morte? Haverá algo mais lá fora, e será que se pode voltar"?
Após lançada, "Don’t Fear The Reaper" foi amplamente interpretada como ode ao suicídio, Buck nunca concordou com isso, mas nunca foi oposto a qualquer forma de interpretação, suas letras sempre foram profundas e com temas que muitas vezes abordavam a ficção científica e o sobrenatural, nesse caso em especial, a inspiração foi puramente oriunda de "Romeu e Julieta", o clássico de William Shakespeare, mas nunca sob a ótica do plano de morte dos lendários amantes, Buck ia além disso.
"Don’t Fear The Reaper" tornou-se um sucesso estrondoso após lançado como primeiro single de "Agents Of Fortune", o que foi tanto uma bênção como maldição para a banda, a cada novo disco lançado eles estariam sempre sob a sombra e pressão de fazer algo que repetisse aquele momento de mágica inspiração, o mais perto que chegaram disso foi em 1981 com "Burnin’ For You".
"Don’tFear The Reaper" atingiu o Nº 12 na Billboard e entrou para a lista da Rolling Stone como uma das 500 maiores canções de todos os tempos.
Outro fato inusitado que elevou as atenções a "Don’t Fear The Reaper" foi um lendário esquete feito pelo Saturday Night Live em de 8 de abril de 2000 com Christopher Walken zombando do Cowbell exagerado nesta música. Na esquete, a banda ficava chateada quando Will Ferrell tocava o sino muito alto, mas Walken continuava pedindo "more cowbell."
Puxados pelo gigantesca popularidade alcançada por "Don’t Fear The Reaper" e tudo o que se seguiu a ela o Blue Oyster Cult já vendeu até hoje mais de 24 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 7 milhões só nos Estados Unidos.
Aproveite para conferir o novo blog de Nino acessando:
https://amorloucoblog.wordpress.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps